EM Mário Possani aborda sobre bullying com alunos em rodas reflexivas
Ação tem como base o livro “Ela e os Chega de Mimimi – A Busca pela Palavra Secreta”
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 27/05/2025
O projeto anti-bullying da Secretaria de Educação (Seduc) tem movimentado as escolas municipais. Todos os dias, as unidades de ensino promovem ações com o objetivo de conscientizar os alunos sobre as consequências que essa prática pode trazer. Nesta segunda-feira (26), foi a vez da EM Mario Possani, no Bairro Caiçara, realizar atividade com os estudantes do 4° ano. Para abordar a temática, o livro "Ela e os Chega de Mimimi - A Busca Pela Palavra Secreta" foi utilizado como base.
A pedagoga comunitária e autora do livro, Eliane Ramos de Sousa, é a responsável por conduzir a atividade por meio do projeto Rodas Reflexivas em Combate ao Bullying. A iniciativa tem como referência os círculos restaurativos da Cultura da Paz. Uma vez por semana, a docente se reúne com os alunos para fazer a leitura de um capítulo da obra literária. Depois, ela faz algumas perguntas para que, de forma espontânea, os estudantes participem de um momento de reflexão com base no texto.
Na atividade realizada nesta segunda, os alunos participaram do segundo encontro. Após entender o que era "mimimi" no primeiro dia, desta vez, os estudantes foram colocados em frente à sua situação de bullying apresentada pelo livro. Na sequência, eles debateram sobre a história compartilhada, onde cada um pode contribuir com o seu ponto de vista. Para ter o seu momento de fala, os pequenos tinham de pegar um objeto posicionado no centro do círculo.
De acordo com Eliane de Sousa, a proposta de usar o livro como base para abordar o tema na unidade de ensino surgiu para atender ao projeto anti-bullying promovido pela Seduc. "Neste primeiro momento, trabalhamos com as turmas de 4º ano. Ao todo, serão sete encontros, onde, em cada um, faremos a leitura de um capítulo do livro. O objetivo é que juntos os estudantes descubram a palavra secreta que está no final da obra literária", explicou.
Após realizar a atividade com os quartos anos, a pedagoga comunitária realizará o mesmo projeto com estudantes dos quintos anos do Ensino Fundamental. “A iniciativa vem ao encontro do que determina a lei n°. 13.185 de 2015, que estabelece que as escolas devem abordar a temática do bullying dentro de três pilares: a educação, a prevenção e a intervenção eficaz. Essa ação abrange dois deles. Assim como ensinamos a ler, escrever e fazer cálculos precisamos também educar no que diz respeito às questões sociais”, enfatizou.