Em parceria com escolas da Cidade, Prefeitura de PG amplia o debate sobre proteção infanto-juvenil

Objetivo é contribuir para a formação de cidadãos conscientes e multiplicadores de informações

Por: MICHEL PENNA MTB: 73.734 | 21/05/2025

Foto Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande


 

A proteção de crianças e adolescentes segue sendo uma prioridade para a Prefeitura de Praia Grande. Por isso, a Administração Municipal continua firme em seu propósito de conscientizar toda a população sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual infantil. Um tema delicado, mas que precisa ser discutido em todas as camadas da sociedade.

 

 Para ampliar o debate a respeito, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) têm levado o assunto para os jovens da Cidade, através de oficinas, palestras e seminários em diferentes escolas, públicas e particulares. Uma delas foi realizada no Colégio França, no Bairro Caiçara, nesta segunda-feira (19). A ideia foi disseminar conhecimento sobre o assunto, provocar a sensibilização e estimular a denúncia e o enfrentamento de todo e qualquer tipo de violência infanto-juvenil, especialmente a violência sexual.

 

Para o diretor do colégio, Sidney França, essa é uma discussão essencial, que vai ao encontro do que a equipe pedagógica da unidade acredita. “Nós cremos na formação de cidadãos e no desenvolvimento de nossos alunos como agentes de transformação. Por isso trabalhamos com diferentes projetos em nossa escola, como esse que destaca a relevância dessa conscientização. Nós acreditamos que é possível mudar o mundo através de pequenas atitudes e são esses exemplos que procuramos trazer em nossas aulas, tendo um olhar individual para cada aluno, mas com o apoio de toda a comunidade escolar e familiar”, pontuou.

 

Já o presidente do CMDCA, Augusto Schell, ressaltou a magnitude dessa parceria para proporcionar um maior alcance dessa sensibilização. “Nosso objetivo é unir as redes de serviços e de proteção à criança e ao adolescente, levando essa mensagem de combate à exploração e à violência sexual infantil para todos os cantos, principalmente para os jovens. Para isso, contamos com o apoio das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e muitas outras, o que é fundamental. Nada é mais importante do que a própria juventude ter esse discernimento do que é o abuso e se transformar em agente de multiplicação da denúncia e da informação. Essa é nossa tentativa de jogar luz nesse assunto que é espinhoso, mas que precisa ser abordado”.

 

Campanha – Praia Grande segue a campanha "Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes", que é nacional e visa mobilizar a sociedade para a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual desse público, por meio de iniciativas realizadas ao longo de todo o mês, chamado de Maio Laranja. A ação foi criada em 2009, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

 

Disque 100 – Se você é vítima ou souber de alguma criança ou adolescente que sofre algum tipo de violência, denuncie pelo Disque 100. O número está disponível diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. Também é possível procurar ajuda junto ao Conselho Tutelar, ligando no 0800-773-9933, e na Polícia Militar, no número 190.