Entenda quando procurar os serviços de Urgência e Emergência em Praia Grande
Cidade conta com infraestrutura completa para a população
Por: RODRIGO HERRERO | 17/12/2024
Com as festas de fim de ano e o período de temporada chegando, o fluxo de pessoas aumenta em toda a Baixada Santista e Litoral Sul Paulista. E para atender os moradores e turistas que buscam suas praias, Praia Grande reforça as equipes de saúde nas unidades de Urgência e Emergência. Para o atendimento desse tipo de demanda, a Cidade conta com uma estrutura invejável. São três locais específicos: duas Unidades de Pronto Atendimento, a UPA Quietude e a UPA Samambaia, além do Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina.
Outro destaque é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que possui quatro bases descentralizadas, localizadas nos bairros Boqueirão, Quietude, Samambaia e Maracanã. A disposição das bases operacionais em Praia Grande é um dos motivos apontados para a redução do tempo-resposta das chamadas e, consequentemente, pela maior rapidez nos atendimentos prestados.
Quando procurar – As unidades de Urgência e Emergência do Município acolhem os casos mais graves e urgentes, que exigem o atendimento médico imediato. Tais equipamentos também prestam o primeiro atendimento em casos de cirurgia de urgência e emergência e trauma. A UPA Samambaia e o PS Central contam ainda com cirurgião-dentista para o atendimento de casos urgentes. Já a UPA Quietude abriga uma farmácia que funciona diariamente, das 8 às 20 horas, reforçando a distribuição de medicamentos nos dias e horários em que as Unidades de Saúde da Família (Usafas) não estão abertas.
É recomendável que o munícipe procure as UPAs ou o PS Central em casos como: febre alta; fraturas e cortes com sangramento; infarto; derrame; queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura; cólicas renais; falta de ar intensa; crises convulsivas; dores fortes no peito; queimaduras; choques elétricos; vômito constante.
Classificação de risco – Para acolher os pacientes, as unidades de Urgência e Emergência do Município utilizam o sistema de Acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza o atendimento aos casos mais graves. Tal método possibilita que se saiba a gravidade do estado de saúde do paciente, seu potencial de risco, o grau de sofrimento, entre outras informações, impedindo que os casos mais urgentes tenham alguma complicação e possam levar à óbito.
O sistema funciona da seguinte forma: após escuta do paciente e checagem dos sinais vitais, a equipe de enfermagem indica aos médicos, por meio de cores, o grau de gravidade dos pacientes. O vermelho é para emergências (que precisam de atendimento imediato); amarelo para urgências (o mais rápido possível); verde para consultas não-urgentes (podem aguardar um tempo maior); azul para consultas de baixa complexidade (serão atendidos após os anteriores). As urgências e emergências do SAMU têm atendimento imediato na sala de emergência das unidades.
Hospital – Dependendo da avaliação dos profissionais e da necessidade do paciente, é possível que a pessoa seja encaminhada para o Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID). Um dos principais equipamentos de saúde da Baixada Santista, o hospital conta com mais de 250 leitos e atende pacientes de toda a Região. A unidade conta com aparelhos modernos, de última geração, além de corpo clínico altamente capacitado.
O HMID é unidade-referência do Estado na Região nas especialidades traumatologia e neurocirurgia. No entanto, realiza cirurgias em diversas outras áreas, em especial cirurgia vascular, atendendo inclusive, casos complexos.
No Centro Cirúrgico do Irmã Dulce trabalham 15 equipes de diferentes especialidades: anestesiologia, traumatologia, vascular, cabeça e pescoço, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia, otorrinolaringologia, neurologia, proctologia, urologia, pediatria, cirurgia torácica, bucomaxilo e cirurgia plástica. O local também recebe equipes vindas de hospitais de referência para captação de órgãos de doadores falecidos.
PS Central – Um dos destaques da rede de Urgência e Emergência é o Pronto-Socorro Central de Praia Grande. Inaugurada em 2023, a unidade conta com profissionais capacitados e aparelhos modernos. Atendem no equipamento: clínico geral, pediatra, ortopedista e cirurgião-dentista.
No local é possível fazer exames de tomografia, raio-x e laboratoriais, proporcionando mais informações para aprimorar a avaliação dos profissionais de saúde. O PS Central possui também duas salas de cirurgia para procedimentos ambulatoriais. As estruturas contribuem para a diminuição do tempo de espera para esse tipo de procedimento, que normalmente depende de vagas do Governo do Estado.
UPAs ou Usafas – O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira explica que a população deve se dirigir às unidades de pronto-atendimento ou pronto-socorro somente em casos de urgência e emergência. Em situações que necessitam de diagnóstico e tratamento, o cidadão deve procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) mais próxima de sua casa.
“Em casos de acompanhamento de saúde mais prolongado, a pessoa deve ir à Usafa onde ela é cadastrada. É nessa unidade que ela vai ser acompanhada por uma equipe multiprofissional, com especialistas em saúde da família que farão um atendimento integral do paciente ao longo da vida”, reforça Nogueira.
Endereços – Confira os endereços para acessar os equipamentos de Urgência e Emergência de Praia Grande:
- Pronto-Socorro Central
Avenida Presidente Kennedy, 1.491 – Guilhermina
- UPA Quietude
Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº – Quietude
- UPA Samambaia
Avenida Diamantino Cruz Pereira Mourão, s/nº – Samambaia.
- Samu: Disque 192.