Equipe do Posto de Coleta de Leite Humano faz palestra sobre amamentação para gestantes
Ação ocorreu no Hospital Irmã Dulce e faz parte das atividades do Agosto Dourado
Por: RODRIGO HERRERO MTB: 46.260 | 15/08/2025

A equipe do Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande realizou uma palestra para um grupo de gestantes e seus familiares que estiveram nesta quinta-feira (14) na Maternidade do Complexo de Hospitalar Irmã Dulce para conhecer as dependências e os profissionais de saúde que trabalham no local. A ação faz parte das atividades relacionadas ao Agosto Dourado, que visa conscientizar sobre a importância do aleitamento materno para a saúde das crianças.
Durante o encontro, as técnicas expuseram sobre os benefícios do aleitamento materno tanto para o bebê quanto para a futura mamãe. O foco foi ressaltar a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de vida, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Também foram esclarecidas dúvidas das gestantes e de seus familiares que assistiram às orientações.
“Destacamos os benefícios da amamentação para o desenvolvimento saudável físico e emocional das crianças, munindo as gestantes de informações para que elas se preparem já na gestação para poder amamentar seus filhos. Também participaram pais e avós, com perguntas, foi uma interação bem interessante. E nesse encontro, por coincidência, todas eram mães de primeira viagem, não sabiam sobre parto, amamentação, então, esse momento foi bem importante para que elas tivessem a informação correta sobre as mudanças que estão ocorrendo em relação à maternidade”, destaca a enfermeira Nathamy Jannuzzi, coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano.
Na ocasião, a equipe aproveitou a oportunidade para apresentar o serviço do Disque Amamentação, que esclarece dúvidas e orienta as mamães sobre o tema. Também foi abordado sobre o importante trabalho do Posto de Coleta, que capta doadoras para fornecer leite humano para os bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Irmã Dulce. Os dois serviços podem ser acessados pelo telefone 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.
Além da palestra, as gestantes e os familiares percorreram toda a ala da Maternidade, onde conheceram o Centro Obstétrico, a recepção, os alojamentos e tiveram contato com médicos, enfermeiros, fonoaudióloga e demais componentes da equipe. Mensalmente, as gestantes que fazem acompanhamento pré-natal nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) de Praia Grande e estão próximas de dar à luz são convidadas a conhecer as dependências da Maternidade. O objetivo é esclarecer dúvidas e dar mais segurança para as futuras mamães na hora do parto.
Outras ações – As Unidades de Saúde da Família (Usafas) também efetuam ações de conscientização sobre aleitamento materno junto às gestantes e às novas mamães. Isso ocorre porque nas unidades a mãe e o bebê recebem acompanhamento desde a confirmação da gravidez até o nascimento, no parto, e também nos primeiros anos de vida da criança. Essas atividades são reforçadas durante o Agosto Dourado, com rodas de conversa, trabalhos de grupo, orientações em salas de espera e outras atividades. Na Maternidade do Hospital Irmã Dulce também é incentivado o aleitamento materno desde os primeiros momentos do bebê, com equipe capacitada para dar as orientações para a novas mães.
Recomendação – A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
Datas – O mês do Agosto Dourado reforça a importância de amamentar os bebês. A cor dourada foi incorporada à campanha devido ao padrão ouro de qualidade do leite humano para a saúde das crianças. O Dia Mundial da Amamentação é comemorado sempre no dia 1º de agosto. Em Praia Grande, agosto é considerado o mês do Aleitamento Materno “Agosto Dourado”, conforme a lei 2.181/2023. Também é celebrada na Cidade a Semana Municipal de Aleitamento Materno, entre 1º e 7 de agosto, através da lei nº 998/1997.