Equipes que atuam no Cicoe, em PG, passarão por certificação
Objetivos são a padronização e aprimoramento dos procedimentos
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 16/01/2026
Buscando aprimorar ainda mais o trabalho realizado pelo Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), teve início nesta semana a 1ª Certificação CICOE – Nível Básico, um curso que vai capacitar os integrantes do setor para a correta utilização dos sistemas e rotinas operacionais.
Atualmente, 84 guardas municipais atuam no Cicoe e todos deverão passar pela certificação, de modo a assegurar padronização, eficiência operacional e qualidade no atendimento às demandas de segurança pública.
De acordo com o inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia, Marco Alves dos Santos, a certificação vai possibilitar o fortalecimento da atuação do Cicoe como centro estratégico da segurança pública municipal. “Além disso, a iniciativa valoriza o efetivo da GCM, qualifica o serviço prestado e reforça o compromisso da Administração Municipal com uma segurança pública moderna, integrada e orientada por conhecimento”.
A certificação está dividida em cinco módulos: Fundamentos do CICOE; Introdução ao Sistema Digifort; Operação Digifort; Atribuições do Posto de Monitoramento; e Disposições Gerais da Certificação. Adota metodologia híbrida, combinando estudo prévio, aulas presenciais e atividades práticas supervisionadas.
Referência – O Cicoe é referência na Baixada Santista e em outras regiões do País quando o assunto é tecnologia aliada à segurança pública. No local são monitorados mais de 3.700 equipamentos instalados em ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, a orla e áreas ambientais. A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município.
Entre as tecnologias utilizadas estão softwares de reconhecimento facial e de caracteres, câmeras do tipo Domo (que são giratórias e contam com zoom), entre outros modernos recursos que são fundamentais para a atuação das equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e outras forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário.
Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.
