Escola do Bairro Melvi utiliza Copa do Mundo como ferramenta de aprendizado
Unidade de ensino desenvolveu o projeto “Pequenos Craques, Grandes Estrelas”
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 25/06/2026
Enquanto a bola rola lá no continente norte-americano, a maior competição esportiva do planeta continua a mobilizar as escolas municipais aqui de Praia Grande. A EM Maria dos Remédios Carmona Milan, no Bairro Melvi, também utilizou a Copa do Mundo como ferramenta pedagógica e de aprendizado. A unidade de ensino desenvolveu o projeto "Pequenos Craques, Grandes Estrelas", com alunos das turmas de Infantil I e II.
A proposta pedagógica começou a ser desenvolvida há pouco mais de um mês. A cada semana, professores e estudantes realizavam diferentes ações, sempre tendo como ponto-chave a Copa do Mundo. A culminância da ação ocorreu na segunda-feira (22), com a cerimônia de encerramento, que contou com a presença de pais e responsáveis. Outro ponto alto das atividades foi a pintura das ruas no entorno da unidade, realizada com a participação dos alunos.
De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Caroline Neves, o objetivo foi trabalhar o universo lúdico da Copa do Mundo para ampliar o repertório cultural, motor e socioemocional das crianças da Educação Infantil. "Durante as atividades propostas, cada criança é craque no seu jeito de brincar, criar e conviver. E cada descoberta vira uma estrela no céu da aprendizagem", destacou.
Ao longo do projeto, os alunos conversaram sobre o que é a Copa do Mundo e a importância da competição, viraram figurinhas que compuseram o álbum de cada turma e ainda aprenderam sobre onde cada país fica com auxílio de um mapa-múndi interativo. A cultura das nações também foi explorada por meio das danças e comidas típicas de cada uma. Os estudantes ainda confeccionaram o mascote da sua sala e personalizaram camisas dos times.
Para colocar o projeto em ação, a unidade de ensino promoveu a interação dos professores de sala de aula com os docentes de educação física e os profissionais que atuam na creche com as turmas de Infantil I e II. "Esta ação trouxe um fortalecimento da parceria família-escola, despertando neles o sentimento de pertencimento e engajamento dos diversos setores da escola em prol do projeto. Isso foi fundamental também para o envolvimento dos alunos", enfatizou a coordenadora pedagógica.
