Escolas Municipais participam de concurso de quadrilhas na Vila Junina
Nesta sexta-feira (26), ocorre a premiação das unidades de ensino vencedoras
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 24/06/2026
Na edição deste ano, a Vila Junina proporciona um momento diferente para grupos de alunos das escolas municipais. Desde o início do festejo popular, estudantes de 12 unidades de ensino subiram ao palco para participar do Concurso de Quadrilhas. A iniciativa ocorre por meio de parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e Cultura e Turismo. A apresentação final, com anúncio da vencedora, ocorre nesta sexta-feira (26).
As 12 unidades de ensino foram divididas ao longo dos dias da Vila Junina. Em cada apresentação, alunos e professores traziam a magia das tradicionais quadrilhas para o palco da festividade popular. As EMs Cidade da Criança, no Bairro Cidade da Criança, Antonio Peres Ferreira e Prof.ª Maria Nilza da Silva Romão, ambas do Vila Sônia, foram consagradas as finalistas das disputas.
O aluno John Henry da Costa Ferreira, da EM Antônio Peres Ferreira, fez parte da apresentação realizada pela unidade de ensino na última sexta-feira (19). O jovem estava acompanhado da mãe, a cozinheira Thauane Costa Silveira, 39 anos, que fez questão de registrar cada momento. Para ela, a Prefeitura de Praia Grande acertou ao disponibilizar o espaço da Vila Junina para a participação das escolas municipais.
"Foi uma grata surpresa a apresentação dele e de todos da escola. Eles estavam muito lindos, fizeram a coreografia certinho, foi muito especial", parabenizou Thauane Silveira. "A Prefeitura acertou em realizar o Concurso de Quadrilhas para as escolas participarem. Essa ação mostra aos estudantes que a Administração Municipal se preocupa em oferecer diferentes atrativos. Para nós, a escola estar dentro de uma ação grandiosa como essa é sensacional".
No mesmo dia, os alunos da EM Albert Einstein também se apresentaram na Vila Junina. A agente administrativa, Sonia Regina Demore Oliveira Casemiro, 45 anos, admirou o desempenho da filha Fernanda Demore e demais colegas. "Eles conseguiram colocar em prática o que fizeram nos ensaios, e a apresentação foi simplesmente linda. Foram dias bem corridos antes de chegar aqui e, graças a Deus, deu tudo certo", enalteceu.
"Eu parabenizo a Prefeitura de Praia Grande por abrir este espaço para os alunos e as escolas. Tem criança que nunca subiu ao palco, nunca se apresentou em público e tem essa oportunidade hoje em um evento oficial da Prefeitura", completou Sonia Regina. "Às vezes, eles têm essa vontade de participar de algo diferente, mas, até então, não tinham essa possibilidade. Aqui foi muito legal para isso também, para que possam mostrar um pouco do seu talento".
A participação de todos os alunos foi prestigiada pela secretária de Educação, Patrícia Almeida. Também marcaram presença nos dias do evento, os subsecretários de Gestão Pedagógica, Ana Paula Cândido, e de Esportes e Complementação Educacional, José Carlos de Souza, assim como a subsecretária Adjunta, Tulla César. A organização de toda a logística desde a chegada das escolas à Vila Junina, apresentação no palco e retorno para às unidades ficou a cargo da Divisão de Apoio da Seduc.
