Escolas promovem ações para conscientizar comunidade sobre Dia Mundial do Autismo
Unidades de ensino realizam diferentes atividades alusivas à data
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 04/04/2024

Transpor as barreiras das salas de aula para enviar a mensagem aos moradores do entorno das unidades de ensino. Esse foi o objetivo das atividades realizadas pelas escolas municipais, na terça-feira (2), alusivas ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo celebrado nesta data. Nas EMs José Padin Mouta e Profª. Maria Nilza da Silva Romão (bairros Tupi e Vila Sônia, respectivamente), os alunos realizaram caminhadas pelas ruas da comunidade.
Ao longo do dia, as unidades de ensino propuseram diferentes atividades em prol de conscientizar alunos e familiares. Na EM José Padin Mouta a proposta foi de realizar caminhada pelas ruas do bairro. Com faixas e cartazes, logo pela manhã, os estudantes do 3º ao 5º do Ensino Fundamental davam o seu recado de respeito às diferenças e empatia ao próximo.
Pais e responsáveis dos alunos foram convidados e participaram do momento de conscientização. A auxiliar de limpeza, Marta Kelly Pereira Viana, 37 anos, é uma atípica e participou da caminhada. Sua filha, Marcela Pereira Carvalho, estuda no 4º ano da EM José Padin. Durante a atividade, destacou a importância daquela ação para todos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Achei bem interessante essa iniciativa da escola de promover a caminhada para conscientizar não apenas os alunos e os pais, mas, também, levar a mensagem para todos da comunidade”, parabenizou Marta Kelly. “Minha filha tem todo o atendimento necessário na unidade de ensino. Eu percebo que aqui a inclusão de fato acontece, pois, minha filha sempre é inserida nas atividades propostas e percebo a evolução dela no aprendizado”.
A EM José Padin Mouta não foi a única a percorrer as ruas do bairro. A EM Profª Maria Nilza da Silva Romão, situada no Bairro Vila Sônia, também realizou a caminhada de conscientização em prol do autismo. Esse é o segundo ano consecutivo que a unidade de ensino realiza essa ação. A atividade ocorreu na parte da tarde e mobilizou os estudantes da unidade que levou a mensagem de empatia à comunidade.
“Praia Grande já tem consolidada a promoção de ações em prol da Conscientização do Autismo no mês de abril e, em especial, no dia 2”, destacou a diretora da Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva, Lara Arenghi. “O debate permite a reflexão e leva informação de qualidade aos pais e responsáveis de alunos neurodivergentes. Mas também aos demais indivíduos que têm um pré-conceito do que é o autismo e se relacionam com base em estereótipos capacitistas”.