Espaço das Juventudes: mais cultura, esporte, capacitação e oportunidades para jovens de PG

Projeto foi apresentado na quinta-feira (10) durante reunião no gabinete do Prefeito

Por: BEATRIZ BOTURÃO MTB: 91.943 | 11/07/2025

Imagens meramente ilustrativas criadas por IA

O Espaço das Juventudes vem aí para trazer mais oportunidades, capacitação, cultura, esporte e lazer para os jovens praia-grandenses. Esse será um espaço plural e inovador para atender as juventudes nas suas diversas manifestações, necessidades e potencialidades! E para mostrar o projeto do novo Espaço, que ficará localizado no Pavilhão Jair Rodrigues, no Bairro Quietude, representantes da Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) participaram de uma reunião com o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, e outros secretários envolvidos no planejamento.



A proposta do projeto é oferecer uma série de atividades gratuitas a fim de ampliar o repertório cultural e esportivo da juventude, aumentar a empregabilidade entre eles, ofertar acesso às novas tecnologias, trazer formação em diversas áreas e oferecer orientação psicológica, social e assistencial. O público-alvo do novo Espaço são jovens de 15 a 29 anos, priorizando aqueles em vulnerabilidade social inscritos no CadÚnico, oriundos da Fundação Casa, encaminhados pelo CRAS e CREAS, bem como das instituições de acolhimento. A expectativa é atender mais de 70 mil jovens da Cidade.



O que o Espaço vai oferecer - E o que não vai faltar é estrutura para abrigar todas essas atividades previstas no projeto. Em planta inicial, apresentada durante a reunião, a área externa contará com: sala multidisciplinar para orientação psicológica, social, pedagógica e psicopedagógica; Espaço Tecnologia com robótica, IA, informática, drones e edição de vídeo; estúdio de podcast e musical; Espaço Colab para network com mesas coletivas, bancada de computadores, TV e área de trabalho; duas salas de aula para diversas atividades educativas como oficinas, palestras e cursinho pré-vestibular; amplo auditório para palestras, workshops e apresentações culturais; além de um refeitório com cozinha para que os jovens possam esquentar e consumir suas refeições.



O foco na saúde mental e no acolhimento também estão presentes no projeto por meio da Sala Multidisciplinar, que criará diferentes grupos de mentoria para acompanhar o desenvolvimento dos jovens em vulnerabilidade social e combater a evasão escolar. “Mais do que proporcionar momentos de lazer e desenvolvimento para esse público, queremos transformar realidades. Através desse trabalho multidisciplinar, traremos novas perspectivas para os jovens que mais precisam de apoio. Estamos muito felizes em dar início a esse projeto que cumpre uma das propostas do Plano de Governo do prefeito Alberto Mourão”, disse o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell.



Além desses espaços, a área interna também contará com o Espaço Que Beleza, com equipamentos para cursos nas áreas da beleza, como trancista, cílios, esmalteria, cabeleireira e barbeiro; Espaço Artes e Grafites que será dedicado à expressão artística; e Arena Gamer voltada aos jogos eletrônicos, com sala para computadores, eventos de e-sports e oficinas profissionais.



Os esportes também serão destaque no projeto através do Centro de Treinamento que contará com estúdio de danças urbanas e breaking, fitness center com foco em surfe e skate, parede de escalada, academia, além de espaços para ginástica e artes marciais.



Do lado de fora do Pavilhão, no Espaço Alvorada, também terão outras modalidades esportivas contempladas, como quadra de basquete 3x3, campinho de gol caixote, espaço vôlei/futsal, espaço parkour e calistenia e pista de cooper. Isso sem contar com a revitalização completa da tão famosa Pista de Esportes Radicais Xitão, que foi palco do skate para grandes nomes do esporte nacional e que hoje abriga competições municipais.



Para o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, a planta inicial já demonstra que será um grande projeto para a nossa Cidade. “A expectativa é otimizar ao máximo esse Espaço para que os jovens possam usufruir da melhor forma possível todas essas oportunidades que serão oferecidas. Tenho certeza que esse equipamento mudará a vida de milhares de pessoas, dando uma boa perspectiva de futuro para os jovens”, disse.



Projetos paralelos – Em confluência ao Espaço das Juventudes, outros projetos também foram apresentados durante a reunião, trazendo mais benefícios aos nossos jovens. Um deles é implantar um Espaço das Juventudes em formato de contêiner em pontos estratégicos da Cidade, também com foco em qualificação profissional, tecnologia, empreendedorismo e educação.



Outro projeto apresentado foi o Pacto pelas Juventudes PG, que prevê uma parceria entre a Prefeitura, entidades de terceiro setor e diferentes instituições que busquem ofertar seus espaços para formação dos jovens em diversas áreas. O objetivo é capacitar 100 jovens a cada 6 meses, oferecendo a eles uma bolsa de estudo. Ao final dos cursos, os estudantes terão que entregar um trabalho fruto de imersão em campo com um diagnóstico aprofundado dos seus territórios, a fim de identificar problemas e desafios, e propor soluções práticas para a comunidade!



Muitas ideias para o projeto são oriundas das visitas realizadas pela Subjuve ao longo deste ano a diversos municípios brasileiros, a fim de conhecer melhor o funcionamento de seus centros de referência das juventudes. Cidades como Rio de Janeiro, Sorocaba, Contagem e Belo Horizonte foram alguns dos locais visitados pela equipe.