Espetáculo teatral e exposição são as atrações culturais de PG para a Semana da Pátria

Programação acontecerá no Palácio das Artes a partir desta quinta-feira (04)

Por: BRUNO BIAZOTTO MTB: 81.057 | 02/09/2025

Praia Grande terá uma programação cultural especial para celebrar a Semana da Pátria. Com o espetáculo teatral inédito “Os Bastidores da Liberdade – O Favorito” e a exposição “Semana da Pátria”, o público poderá conferir as atrações que simbolizam este momento histórico no país: a Independência do Brasil. A programação tem início nesta quinta-feira e segue até o dia 14 de setembro, ambas no Palácio das Artes.



Nos dias 04, 05 e 06, o espetáculo teatral “Os Bastidores da Liberdade – O Favorito” contará, de uma forma irreverente, a história da Independência do Brasil pelo ponto de vista de um personagem icônico: Francisco Gomes da Silva, mais conhecido como Chalaça, amigo pessoal de Dom Pedro I. Com classificação indicativa de 12 anos, as apresentações estão marcadas para as 20 horas e têm ingressos solidários, com as trocas disponíveis ocorrendo no PDA.



A retirada antecipada poderá ser realizada de segunda a sexta (09 às 17 horas), com limite de até 4 ingressos por pessoa, no próprio Complexo Cultural Palácio das Artes (Av. Pres. Costa e Silva, nº 1.600 – bairro Boqueirão). Caso restem convites, eles também podem ser trocados 30 minutos antes da apresentação – neste momento, restam apenas 380 dos 1500 disponibilizados. Um sabonete ou uma pasta de dente dará direito a um convite, sendo que todos os itens arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande.



Já sobre a exposição “Semana da Pátria”, a mostra, no Museu da Cidade, reúne produções artísticas e registros históricos que resgatam a memória cívica e cultural de Praia Grande. Os desenhos, elaborados por alunos das séries iniciais da rede municipal de ensino, apresentam olhares criativos e contemporâneos sobre os símbolos nacionais, as cores da bandeira e os valores que representam a identidade do Brasil. São interpretações visuais que dialogam com o presente, revelando como a arte pode expressar sentimentos de pertencimento e reflexão sobre a pátria.



As fotografias antigas dos desfiles de 07 de Setembro em Praia Grande nos transportam no tempo, trazendo à tona momentos de celebração coletiva, em que estudantes, instituições e a comunidade se reuniam para homenagear a Independência do Brasil. Esses registros preservam não apenas a memória dos desfiles, mas também a história da Cidade e a participação de seus cidadãos em datas de grande significado nacional.



Ao integrar passado e presente, a mostra valoriza a tradição e, ao mesmo tempo, convida à reflexão sobre os sentidos de identidade, liberdade e união que permanecem atuais. Tudo isso com entrada gratuita a partir da noite de estreia do espetáculo e seguindo posteriormente até o dia 14 de setembro (terça a sexta, das 14h às 17h – especialmente nos dois sábados, das 14h às 19h).



Mauricio Petiz, secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, explica que a programação cultural vem sendo pensada com carinho há algum tempo pela Administração Municipal. “A cultura também tem fator importante para que os moradores e turistas possam conhecer um pouco mais sobre os fatos antigos e memoráveis em nossa sociedade, como a Independência do Brasil. A programação pensada pela Sectur colabora com isso e certamente será uma opção de lazer interessante nesta Semana da Pátria”, afirmou.



Desfile cívico-militar em PG - Praia Grande será a primeira cidade da Baixada Santista a realizar o Desfile Cívico-Militar deste ano, marcado para esta quarta-feira (03), às 8h, na Avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão. O evento deve reunir cerca de 2 mil participantes entre alunos, entidades civis, programas sociais, secretarias municipais, forças de segurança e Forças Armadas.



Organizado pela Prefeitura em parceria com as Forças Armadas, o evento destaca-se como uma manifestação de cidadania e união social, celebrando a Independência do Brasil de forma democrática e inclusiva.



No total, desfilarão cerca de 25 escolas entre municipais, do Estado e particulares, entidades como CAMP-PG (Circulo de Amigos do Menor Aprendiz), Escoteiros, participantes de programas sociais com Convier e PICs, além de atletas. As forças armadas também estarão presentes com representantes da Marinha, Aeronáutica e Exército, as Policias Militar, Civil, Guarda Civil Municipal e Bombeiros também desfilarão na Avenida Costa e Silva. A parada ainda terá apresentação dos veículos destes órgãos.