Estrutura da GCM de PG atrai corporações de cidades vizinhas
Agentes de Mongaguá fizeram treinamento no estande de tiro
Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 06/02/2026
A estrutura da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande é um diferencial na atuação de seus integrantes. Uma prova disso é o estande de tiro, localizado na sede da corporação praia-grandense - única a contar com um espaço do tipo - atraindo integrantes das Guardas Municipais de cidades vizinhas para realizar treinamentos. Na última quarta-feira (04), integrantes da GCM de Mongaguá estiveram no local.
O grupo, formado por 28 guardas, utilizou o espaço para concluir o Estágio de Qualificação Profissional (EQP), voltado à capacitação e reciclagem de tiro funcional dos agentes. Trata-se de uma qualificação obrigatória exigida pela Polícia Federal e abrange tanto a avaliação psicológica quanto a capacitação técnica em tiro.
De acordo com o comandante da GCM de Praia Grande, Antônio Carlos Boscayno, esse tipo de parceria fortalece a segurança pública na região da Baixada Santista, por meio da integração e da capacitação contínua entre as corporações. “Em razão da excelente estrutura da nossa Guarda, já recebemos solicitações de algumas corporações. Em novembro, recebemos a equipe de São Vicente e em dezembro a de Peruíbe. Para nós é muito gratificante colaborar com outras corporações”.
Além da cessão do estande de tiro, a GCM de Praia Grande também disponibilizou o instrutor responsável pelo treinamento, o Inspetor Operacional Ortega.
Inaugurado em 2015, o estande de tiro da GCM de Praia Grande é composto por antecâmara para acompanhamento dos treinamentos, separado por uma parede com vidro à prova de balas, com cinco baias para treinamento. O local é todo revestido em paredes de alvenaria dupla com espuma de polietileno, que coíbe o barulho. Já a área que recebe os tiros é toda em madeira com seção circular de dimensões variadas. O piso é feito em cimentado liso e não há vigas no ambiente a fim de evitar que as balas ricocheteiem. O local atende todas as normas e diretrizes estabelecidas e necessárias para o funcionamento pleno.
Referência - A Guarda Civil Municipal de Praia Grande passa por treinamentos e capacitações que são fundamentais na rotina diária de patrulhamentos. Considerada referência na região, a corporação conta atualmente com um efetivo de quase 500 integrantes, entre homens e mulheres, totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo.
Graças ao constante investimento da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), além de programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape) e a Patrulha Guardiã Maria da Penha.
