Exposição fotográfica “Afeto e Memória” chega ao Palácio das Artes

Mostra tem entrada gratuita e retrata a população negra através das vivências culturais

31/10/2024

 

 

Colaborador - Gabriel Neves


O Palácio das Artes (PDA) recebe a exposição “Afeto e Memória”, que retrata a população negra em seus espaços cotidianos. A abertura da mostra gratuita ocorreu na tarde desta quinta-feira (31). São obras de 10 fotógrafos negros que estarão disponíveis até 22 de novembro, em Praia Grande.


A abertura da exposição contou com uma atividade especial. Uma roda de conversa entre os artistas participantes da mostra e o público em geral serviu como ponto de partida para um debate de ideias sobre o tema.


Curada por Bárbara Copque e Rosane Borges, a exposição apresenta 40 fotografias dos artistas negros Bete Marques, Daisy Serena, Eliária Andrade, Gsé Silva, Helen Salomão, Ina Henrique Dias, Júlio César Almeida, Mari Ser, Nego Júnior e Rodrigo Zaim. O objetivo é mostrar a riqueza e complexidade da experiência negra em seus espaços cotidianos.


Para Eliária Andrade, fotógrafa e idealizadora do projeto, a exposição busca fortalecer a narrativa preta através de memórias e vivências culturais, além de promover representatividade. “Em um país onde a maioria das pessoas é preta e sempre estiveram à margem da produção cultural, é essencial proporcionar visibilidade e reconhecimento para fotógrafos negros e suas narrativas", declara.


Cada fotografia conta uma história única, capturando momentos de trocas diárias, territoriais, familiares, sagrados e ancestrais. O público é convidado a refletir sobre a complexidade das emoções e laços afetivos nas comunidades negras, ampliando a compreensão da contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade.


O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Maurício Petiz, destaca a importância de incentivar produções artísticas que celebram a cultura na Cidade. "Essas produções artísticas são essenciais para valorização da diversidade cultural. Esta exposição é um exemplo do compromisso da nossa gestão em valorizar esse assunto e promover a inclusão, especialmente no mês de novembro, que teremos uma programação especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra", afirma.


Ao longo do período de exposição, também estão programadas visitas guiadas para alunos da Rede Pública de ensino, oficina de audiodescrição e visita guiada para pessoas com deficiência visual e auditiva.


Este projeto foi contemplado pelo Edital nº 20/2023 - Difusão Cultural da Lei Paulo Gustavo para o Estado de São Paulo e Ministério da Cultura - Governo Federal, com apoio pela Prefeitura de Praia Grande na realização no Palácio das Artes.


Visitação e endereço – O Palácio das Artes fica localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.600, Bairro Boqueirão. A visitação da exposição “Afeto e Memória” acontece de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, e sábado, das 14h às 19h – exceto pontos facultativos e feriados.