Festa de Parintins é ferramenta para combater o bullying em escola municipal de PG

Docente de artes da EM João Gonçalves desenvolveu proposta com alunos do 6º e 7 anos

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 29/08/2025

Foto: Felipe França - PMPG

 

Qual é a relação dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, personagens centrais da Festa de Parintins, no Amazonas, com o combate ao bullying? Pode parecer estranho, mas nas aulas de educação artística na EM João Gonçalves, no Bairro Aviação, eles serviram de enredo para trabalhar o combate à violência. A iniciativa foi desenvolvida pela professora Marcia Firak, com estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.


Para trabalhar a temática, a docente organizou a confecção dos bois Garantido e Caprichoso com materiais recicláveis. Na quarta-feira (27), a professora levou as turmas do período da tarde para a quadra da unidade de ensino para que fizessem as encenações. Os alunos que não estavam envolvidos na atividade ficaram na torcida, divididos por cores, representando os dois bois-bumbás.


A temática foi escolhida para valorizar a cultura de uma das festas populares existentes no País, atualmente reconhecida e respeitada por outras nacionalidades. Para abordar o assunto, a docente fez a leitura oral e visual ao apresentar detalhes do Festival de Parintins e mais sobre a história dos dois principais personagens. "De forma prática, busquei ampliar o repertório cultural deles, destacando sempre o respeito aos diferentes tipos de manifestações", destacou Marcia Firak.


Além da questão cultural, a professora aproveitou a rivalidade entre os dois bois-bumbás para trabalhar também valores como empatia e respeito ao próximo. "Apesar da disputa entre as instituições, há o respeito entre elas. Não é porque gosto do azul que preciso odiar o vermelho e vice-versa. Então utilizamos isso para conscientizar sobre o combate ao bullying. Assim como as torcidas de Garantido e Caprichoso vivem de forma harmônica, os alunos também podem seguir esse exemplo", enfatizou a docente.


As ações promovidas pelas escolas vêm ao encontro do que foi solicitado pelo prefeito, Alberto Mourão. No início do ano, durante cerimônia de posse dos secretários municipais, o chefe do Executivo entregou para a titular da pasta de Educação, Patrícia Almeida, uma ordem de serviço sobre essa temática. Na ocasião, solicitou à Seduc para elaborar estratégias com a finalidade de combater a prática do bullying dentro das unidades de ensino. Desde então, uma série de iniciativas tem sido realizada para abordar a temática.