FPGPREV define sua política de investimentos para o exercício de 2025
O foco está no alcance da meta de rentabilidade para 2025, de 5,20% mais IPCA
Por: JAQUELINE DE MARCO MTB: 52.981 | 16/12/2024

Para estabelecer as regras, os procedimentos e os controles internos relativos à gestão dos recursos garantidores dos pagamentos dos segurados e beneficiários municipais, o Fundo Previdenciário dos servidores públicos de Praia Grande (FPGPREV) definiu na semana passada a sua Política de Investimentos para o exercício de 2025. A Política de Investimentos atende à Resolução do Conselho Monetário Nacional (Resolução CMN nº 4.963/2021) e à Portaria MTP nº 1.467/2022. A previsão é que na próxima terça-feira (17) o material passe para análise e aprovação do Conselho de Administração.
O FPGPREV tem como finalidade exclusiva administrar as contribuições previdenciárias que são descontadas mensalmente dos servidores efetivos em atividade para custear as despesas com aposentadorias e pensões dos servidores municipais inativos da Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande.
A política de investimentos para o exercício de 2025 foi elaborada com foco no alcance da meta de rentabilidade para 2025, de 5,20% além do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos 12 meses do ano. Este material elaborado pelo FPGPREV representa uma formalidade legal que fundamenta e norteia todos os processos de tomada de decisão relativo à gestão dos recursos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), empregada como ferramenta de gestão necessária para garantir o equilíbrio econômico, financeiro e atuarial.
Os fundamentos para a elaboração do documento estão centrados nos critérios legais e técnicos, estes de grande relevância. Ressalta-se que serão observados, para que se trabalhe com parâmetros sólidos quanto à tomada de decisões, a análise do fluxo de caixa atuarial, levando-se em consideração as reservas técnicas atuariais (ativos) e as reservas matemáticas (passivo) projetadas pelo cálculo atuarial.
De acordo com o secretário de Finanças de Praia Grande, Cristiano Mola, a ação também visa garantir a manutenção do equilíbrio econômico, financeiro e atuarial. “Isso, claro, tendo sempre presentes os princípios da boa governança, segurança, rentabilidade, solvência, liquidez, motivação, adequação à natureza de suas obrigações e transparência”, afirmou.
Além disso, o secretário explicou ainda que o comitê propôs mudanças nas estratégias de investimentos comparadas com 2024. “Com a alta da Selic já em vigência e anunciada pelo Banco Central, a tendência é que o FPGPREV invista mais em renda fixa. Essa ação visa proteger a carteira e, ao mesmo tempo, garantir os retornos dos investimentos necessários para atingir e superar a meta”.
Mola reforça ainda que estas ações do FPGPREV contribuem diretamente para o crescimento da Cidade. “Quanto melhor o desempenho do Fundo Previdenciário, menos a Prefeitura é onerada. Desta forma, a Administração acaba tendo mais recursos para outras áreas como saúde, educação, segurança. Quem ganha com isso é a população!”, concluiu.
Após aprovada, a Política de Investimentos 2025 ficará disponível para consulta em https://www.fpgprev.sp.gov.br/.