FSS recebe doação de lacres, tampinhas e brinquedos da escola Celestin Freinet

Entrega ocorreu nesta quarta-feira (27), na sede da instituição de ensino

Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 28/11/2024

Fotos Felipe França/Prefeitura de Praia Grande

Diferentes setores da sociedade desenvolvem iniciativas com objetivo de promover a solidariedade. Nesta quarta-feira (27), a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, esteve na Escola Celestin Freinet, no Bairro Guilhermina, para receber a doação de lacres, tampinhas e brinquedos. A solenidade que marcou a entrega do material ocorreu na quadra poliesportiva da unidade de ensino e contou com a participação dos alunos, professores e funcionários.

 

Para promover a arrecadação dos lacres, tampinhas e brinquedos, a Escola Celestin Freinet colocou em prática o programa Líder em Mim. A prática pedagógica tem por finalidade realizar diferentes ações para despertar nos alunos um autoconhecimento, sempre de acordo com o segmento de ensino. Depois de entenderem os conceitos e encontrarem dentro de si essa liderança, os estudantes são convidados a participar de uma ação em prol do próximo.

 

Cada segmento de ensino escolheu uma área social para trabalhar. Entre os selecionados estão a coleta de lacres e tampinhas, bem como a arrecadação de brinquedos para doação. “Primeiramente, gostaria de parabenizar a iniciativa da escola em promover essa ação com olhar ao próximo. Cada um de nós pode fazer a sua parte para preservar a natureza ou mesmo ter um olhar de solidariedade. E foi isso que vocês fizeram”, evidenciou Maruca.

 

“Os lacres e tampinhas arrecadados por vocês se somarão aos demais que recebemos de doação e serão revertidos em cadeiras de rodas que ficam à disposição para empréstimo para àqueles que precisam”, continuou a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande. “Graças a Deus temos um grande apoio da sociedade que sempre fazem doações destes materiais. Entretanto, o processo é muito rotativo. E todos os dias um morador nos procura pois precisa de uma cadeira”.

 

Atualmente, Praia Grande conta com quatro abrigos que atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Os brinquedos arrecadados serão destinados a estes locais. “Em cada um temos 20 crianças atendidas. São meninos e meninas que dependem do nosso olhar de solidariedade. E queria destacar a qualidade dos brinquedos arrecadados. Todos embalados como se fossem um presente. O que demonstra o cuidado que tiveram”, agradeceu Maruca.

 

Campanha – O que muita gente joga no lixo serve como matéria prima para o Fundo Social de Praia Grande. Tampinhas de garrafas pet e lacres de latinhas de bebidas como refrigerante e cerveja são trocados por cadeiras de rodas que ficam à disposição da população. Toda semana o Fundo Social recebe cerca de 10 pedidos de empréstimos de cadeiras de rodas. São casos de pessoas que sofreram acidente ou estão acometidas por alguma doença.

 

Quem quiser ajudar pode doar qualquer quantidade dos produtos nas unidades sociais instaladas pelo Município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social, na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.