‘Fumaça preta’, não! Praia Grande realiza avaliação de 150 veículos da frota municipal
Equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Cidade efetua o estudo
Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 29/04/2025
Sinal verde para o meio ambiente em Praia Grande! A Prefeitura está realizando uma importante avaliação de ‘fumaça preta’ em cerca de 150 veículos e máquinas que compõe a frota municipal. A ação tem como objetivo evitar o excesso de emissão de gases poluentes para a atmosfera além do permitido legalmente. Os testes tiveram início nesta terça-feira (29) e seguirão também na quarta (30), no estacionamento do Espaço de Eventos Jair Rodrigues, que fica localizado no Bairro Quietude.
“A Prefeitura de Praia Grande demonstra mais uma vez o seu compromisso com a sustentabilidade urbana, a qualidade do ar e a saúde dos cidadãos. A avaliação de ‘fumaça preta’ atende à legislação municipal, estadual e federal. São iniciativas como essa que reforçam a responsabilidade ambiental da gestão pública e contribuem para o desenvolvimento sustentável da nossa Cidade”, comentou o secretário de Meio Ambiente praia-grandense, Valdir Pereira Ramos Filho.
Ônibus, caminhões e máquinas como bob cat e varredeira foram fiscalizados na primeira etapa dos trabalhos, na manhã desta terça. A ampla maioria dos veículos foi aprovada na avaliação. A equipe da Sema colocou um selo verde nos aprovados com a data de execução do teste. Os veículos que apresentaram algum tipo de emissão acima do permitido serão encaminhados para a manutenção.
Para efetuar a aplicação dos testes, a equipe de servidores da Sema está utilizando a Escala de Ringelmann, ferramenta visual que compara a tonalidade da fumaça. Os níveis indicados no processo vão do 0 (transparente) ao 5 (preta intensa). Nenhum veículo da frota municipal atingiu o grau 5 durante as avaliações desta terça.
“A ação segue as diretrizes da Lei Municipal nº 1.522/2010. Mais do que cumprir a legislação, a medida também atende a exigências de programas estaduais e nacionais que reconhecem a boa gestão ambiental dos municípios. É o caso do Programa Município Verde Azul (PMVA), do qual Praia Grande é participante e certificada por três anos consecutivos, disse Ramos Filho.