Fundo Social de Solidariedade produz panetones para ajudar famílias carentes de PG
Moradores da Cidade participam da confecção e recebem parte da renda
Por: LUCIANO AGEMIRO MTB: 73.143 | 10/12/2024

A tradicional produção de panetones do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande está a pleno vapor. Mais de mil unidades já estão prontas e são comercializadas ao preço de R$ 12,00. No total, serão produzidos 5 mil panetones de 500g no sabor tradicional (frutas cristalizadas). Dez famílias atendidas pelos programas sociais da Cidade foram selecionadas para ajudar no preparo e parte do valor arrecadado com a venda é destinado a elas.
Os números são altos. Por dia são usados 100 quilos de farinha, 40 quilos de frutas cristalizadas, mais 40 quilos de preparo para panetone, 30 quilos de uvas passas e ainda 2 quilos de fermento. Toda essa mistura se transforma em 500 panetones.
As famílias escolhidas são acompanhadas pelos serviços sociais ao longo do ano e, nesta época, são encaminhadas para este projeto de geração de renda. Eles ajudam na produção, adquirem experiência e podem aproveitá-la para produzir em casa e ganhar dinheiro com isso.
Uma das famílias beneficiadas é a da dona de casa Maísa Conceição da Silva, que participa da iniciativa desde que o projeto começou há cerca de 25 anos. “Natal para mim significa família. Este projeto é como uma família para mim. No final do ano, a gente se reúne, prepara os panetones e eu imagino as famílias comendo esses doces. A renda se transforma em presentes para meus filhos e ceia para minha família”.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, destacou que o panetone de Praia Grande é muito procurado por causa da qualidade. “Buscamos utilizar os melhores produtos, rechear adequadamente e assim garantimos um padrão de qualidade ao longo desses anos. Enquanto a indústria diminuiu o peso dos panetones para 400g ou 300g, mantivemos o tamanho padrão a um preço justo”.
Vendas – Os panetones já são comercializados na Cidade, em dois diferentes endereços. No Fundo Social de Solidariedade, que fica na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão, das 9h às 16h30; e no Bazar de Natal do Fundo Social, montado na Prefeitura da Cidade (Paço Municipal), na Avenida Presidente Kennedy, nº 9000, no Bairro Mirim, das 9h às 16h.