Guarda Civil Municipal de PG passa a contar com novo comandante

Novos inspetores-chefes e inspetores também assumiram cargos

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 20/08/2025

Fotos Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande passa a contar com novo comandante e 26 novos inspetores-chefes e inspetores com a solenidade de passagem de comando que ocorreu nesta quarta-feira (20), em solenidade realizada na Praça Portugal, no Bairro Guilhermina. A GCM praia-grandense é referência na área de segurança pública e várias autoridades do segmento marcaram presença no evento.


O ponto alto da cerimônia foi o ato solene de transmissão do cargo, quando o inspetor-chefe Sérgio Luis da Silva Rocha, passou o comando ao novo comandante Antônio Carlos Boscayno Teixeira. Em seguida, ele recebeu sua insígnia (distintivo que representa o posto que ocupa na corporação) das mãos do prefeito Alberto Mourão.


Integrante da corporação há 23 anos, Boscayno foi aprovado no primeiro concurso da GCM e, ao longo dos anos, já passou por vários setores, como a Equipe Tática e Romu (Rondas Ostensivas Municipais). Emocionado, ele ressaltou que pretende dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido. “Recebo esta missão com respeito, humildade e dedicação e valorizo cada profissional que compõe a GCM de Praia Grande. Só posso agradecer ao prefeito Alberto Mourão e ao secretário Maurício Vieira Izumi pela oportunidade”.


Na ocasião, foram apresentados ainda outros 26 inspetores-chefes e inspetores que também receberam suas insígnias e que estarão à frente dos quase 500 integrantes da Guarda conforme suas áreas de atuação.


Como seu primeiro ato oficial, o comandante convidou o prefeito para passar em revista a tropa formada, momento em que verificam de perto o preparo dos integrantes.


O prefeito Alberto Mourão parabenizou o novo comandante e os inspetores e lembrou um pouco do processo de criação da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, em 2001, quando foi regulamentada. “Desde o começo, a premissa era de que formássemos uma Guarda para complementar as forças de segurança e não para concorrer com as outras. Foram muitos avanços e sempre buscando essa integração: temos uma ótima relação com o Poder Judiciário, com as polícias Militar e Civil, trouxemos a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) para a Cidade e tudo que pudermos colocar à disposição para melhorar a segurança da Cidade e diminuir os índices criminais, será colocado”. 


O secretário de Assuntos de Segurança Pública Maurício Vieira Izumi destacou que a troca do comando marca um momento importante da corporação. “Estamos presentes na Cidade, somos o reflexo do trabalho que a Administração Municipal desenvolve em vários setores e hoje somos mais do que um órgão de vigilância dos próprios municipais”.


Atualmente, a GCM de Praia Grande conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Trânsito (Gtran), Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI), Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape), Grupamento Guardiã Maria da Penha, além do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) e Setor Administrativo. Ainda dispõe de Corregedoria e Ouvidoria, órgãos independentes e autônomos que garantem controle e oferecem suporte à corporação.


O constante preparo e a rigorosa qualificação são características que fazem da guarda praia-grandense uma referência não apenas na região, mas também no estado de São Paulo e até mesmo no cenário nacional.