Guardas civis de Praia Grande controlam incêndio em casa no Bairro Solemar

Equipes passam por capacitação de combate a incêndio

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS MTB: 29.204 | 14/02/2025



As pessoas certas no lugar certo. Esta frase é ideal para definir o desfecho de um incêndio ocorrido na noite da última quarta-feira (12), em uma casa localizada no Bairro Solemar, em Praia Grande. Guardas civis municipais que estavam na Base da corporação, na Praça Carlos Gomes, que fica a menos de 200 metros da residência, conseguiram controlar as chamas, evitando que algo ainda mais grave acontecesse.

 

Os guardas estavam na base, que foi inaugurada em dezembro do ano passado com o objetivo de ampliar a atuação das equipes da GCM, quando um homem surgiu desesperado informando que a casa que ele havia alugado estava pegando fogo próximo dali.

 

Imediatamente, os guardas pegaram os extintores disponíveis e correram até o imóvel. Um deles era o inspetor Luciano que explicou que, quando eles chegaram na casa, a família, incluindo duas crianças, já estava do lado de fora. Mas o fogo começava a se alastrar. “Foram as crianças que viram o foco de incêndio no teto. Todos rapidamente saíram e não houve feridos. Mas se não estivéssemos tão perto, a casa poderia ter sido destruída. Dois cômodos foram danificados e até o sofá já tinha sido atingido”.

 

A família é de Diadema, conforme apurou o guarda após a chegada dos Bombeiros, que fizeram o rescaldo das chamas. “Ouvimos as pessoas dizendo que éramos anjos e até os bombeiros nos agradeceram porque evitamos um mal maior”.

 

Isso foi possível porque, além de a base ser muito próxima à residência, os integrantes da Guarda Civil Municipal de Praia Grande recebem treinamento específico para atuar em casos assim. Durante o curso de preparação, dentro da grade curricular, eles têm aulas com o Corpo de Bombeiros aprendendo as principais técnicas para atuar nos primeiros atendimentos em caso de incêndio ou vazamentos de gás, por exemplo. “Já passamos por outras situações semelhantes, mas ver uma família sã e salva e nos agradecendo é muito emocionante e gratificante”, concluiu o guarda municipal.