Guichê Virtual: Praia Grande inova e agiliza atendimentos da Secretaria de Finanças

Moderna ferramenta já está disponível e pode ser utilizada por empresas e autônomos

Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 07/10/2025

Foto: Fred Casagrande - PMPG
Foto: Fred Casagrande - PMPG

 

Modernizar, desburocratizar, agilizar e tornar mais acessíveis os serviços públicos e atendimentos para a população. A Prefeitura de Praia Grande tem desenvolvido diversas ações para atingir estes objetivos. Agora, a Cidade deu mais um importante passo. A Secretaria de Finanças (Sefin) iniciou o funcionamento do ‘Guichê Virtual’. A ferramenta tecnológica oferece 30 serviços pela internet e pode ser utilizada por empresas e autônomos.

 

Para acessar o ‘Guichê Virtual’ é simples. Basta que o interessado entre no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br). A partir daí é só acessar a aba de Requerimento Digital. Todos os serviços oferecidos presencialmente no Paço Municipal pela Sefin para empresas e autônomos estão disponíveis nesta área a apenas um clique de distância.

 

“A plataforma é intuitiva, segura e pode ser acessada por qualquer dispositivo com internet. Com o Guichê Virtual, o cidadão e as empresas podem resolver suas pendências de forma rápida e segura, diretamente de casa ou do trabalho. Isso representa economia de tempo e mais conforto para todos, além de desafogar o atendimento presencial”, explicou o secretário de Finanças da Prefeitura de Praia Grande, Cristiano Mola.

 

O ‘Guichê Virtual’ atende também a ordem de serviço GP/SEFIN Nº 01/2025. Assinada pelo prefeito da Cidade, Alberto Mourão, o documento determinada a modernização dos canais de atendimento voltados aos contribuintes praia-grandenses.


Próxima etapa – O secretário de Fianças explicou ainda que na segunda etapa da implantação do ‘Guichê Virtual’ serão disponibilizados serviços como redução de IPTU para aposentados e pensionistas, outras solicitações de isenções tributárias, certidões relativas a tributos municipais para pessoas físicas ou jurídicas.


Confira a lista dos primeiros serviços disponíveis pela Sefin através do ‘Guichê Virtual’:  


- Alvarás para eventos temporários

- Autorização para panfletagem

- Apresentação de documentos complementares de alvará de localização e funcionamento

- Autorização para estacionamento temporário

- Alteração de responsável contábil (contador (a))

- Autorização para utilização do passeio público (calçada)

- Baixa (cancelamento) do alvará de localização e funcionamento de "autônomos estabelecidos”

- Baixa (cancelamento) do alvará de localização e funcionamento de "empresas"

- Solicitação de horário especial 24hs para temporada

- Solicitação de horário prorrogado de funcionamento

- Alteração do quadro societário (sócios)

- Alteração da natureza jurídica

- Alteração das atividades (CNAE/objeto social)

- Alteração de razão social e/ou nome fantasia

- Alteração do endereço do alvará de localização e funcionamento - autônomos estabelecidos

- Alteração do endereço do alvará de localização e funcionamento - empresas como ponto de referência

- Alteração do endereço do alvará de localização e funcionamento - empresas com estabelecimento fixo

- Reativação do alvará de localização e funcionamento - autônomos estabelecidos

- Reativação do alvará de localização e funcionamento - empresas como ponto de referência

- Reativação do alvará de localização e funcionamento - empresas com estabelecimento fixo

- Alvará de localização e funcionamento - autônomos estabelecidos

- Alvará de localização e funcionamento - empresas como ponto de referência

- Alvará de localização e funcionamento - empresas com estabelecimento fixo

- Certidão de existência de inscrição municipal de permissionários

- Certidão de inexistência de inscrição municipal

- Certidão de existência de inscrição municipal

- Certidão de baixa de inscrição municipal

- Dedução de ISSQN