Crianças apreciam obra de Romero Britto

IV Mostra Artistas e Arteiros traz grandes obras sob o olhar infantil

Por Lorena Flosi | 11/7/2008

O artista plástico pernambucano Romero Britto é considerado o grande expoente da pop-art. Suas obras coloridas e com motivos ingênuos decoram paredes das galerias mais respeitadas do mundo. Mas se você nunca ouviu falar em Romero Britto, pode se informar com uma das 480 crianças de 4 a 6 anos da Escola Municipal República de Portugal: o artista é o preferido entre os trabalhos da IV Mostra Artistas e Arteiros. A exposição traz obras de grandes nomes da pintura clássica e contemporânea sob o olhar dos alunos.

“Apresentamos um artista diferente a cada mês”, comenta a diretora da escola, Ana Lígia Sgarbi Frazão. “Durante as aulas, os alunos tomam contato com a vida e a obra de determinado pintor e depois reproduzem a obra de acordo com a vivência de cada um”.

Para a diretora, o ganho para os alunos é muito maior do que se pode depreender em um primeiro momento: “Além dos benefícios do conhecimento cultural, as vantagens vão muito além. Durante as rodas de apreciação, as crianças desenvolvem a capacidade de interpretação. Cada obra transmite uma emoção. Cada um vivencia a experiência segundo sua história. O desenvolvimento do senso crítico é natural a partir do momento que se consegue interpretar mensagens. Esse é um tipo de alfabetização imprescindível para o desenvolvimento dos alunos: eles estão sendo letrados para a vida”, complementa.

A IV Mostra Artistas e Arteiros é gratuita e aberta à comunidade. Envolve 5.894 crianças de 3 a 6 anos matriculadas na rede municipal de ensino. Através de um trabalho pedagógico apoiado em três eixos principais, professores apresentam obras de artistas consagrados às crianças que, na primeira etapa, são estimuladas à apreciação da gravura. Os alunos identificam detalhes que os agradam. No segundo passo passam à contextualização, identificando o que a obra representa, quem a fez e por qual razão. Na última etapa, produzem suas próprias obras.

O resultado desse trabalho está exposto nas escolas de Ensino Infantil e Fundamental do Município até este sábado (12).