Cidade Integrada é projeto único no Brasil

Imagens ao vivo podem ser vistas de qualquer parte do mundo no site da Prefeitura

Por Antonio Cassimiro | 6/8/2008

A quatro meses de completar o sexto ano de implantação em Praia Grande, o projeto Cidade Integrada, que permite muitos benefícios, entre eles o monitoramento por câmeras de vídeo, é iniciativa única no País. Desde que o sistema foi adotado pelo Município, em 2002, índices como os de homicídio caíram quase 80%. A novidade, que tem como elemento de transmissão de informações a fibra ótica, contribui não somente com a redução da criminalidade, mas também favorece a comunicação entre setores da Prefeitura e beneficia milhares de estudantes, bem como seus pais e avós por meio de aulas gratuitas de informática e Internet.

O pioneirismo pode ser constatado com um click na página eletrônica da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br), onde é possível acessar câmeras e ver a movimentação ao vivo nas ruas, nos centros comerciais e até observar as ondas na praia. Pelo que se pode constatar na rede mundial de computadores, em nenhuma prefeitura do País é possível experimentar algo semelhante. O diferencial do site tem utilidades diversas. Os veranistas, que são proprietários de mais de 50% dos 187.281 imóveis em Praia Grande, já acessam as câmeras para saber se há sol ou se o mar está calmo e próprio para banho antes de descerem a Serra do Mar.

Mas outras vantagens ampliam o serviço de utilidade pública da Central de Monitoramento. Crimes que antes não eram solucionados por conta da impossibilidade da presença da polícia em locais de grande movimento passaram a ter desfechos surpreendentes. Em vez de discar o 190 e pedir ajuda da Polícia Militar, por exemplo, munícipes ligam ou vão até a Prefeitura para pedir ajuda do setor. Também tem sido comum a presença de autoridades policiais que esperam ver as imagens gravadas pelas câmeras para tomarem uma atitude, como prisão em flagrante de pessoas detidas. Houve ocasiões em que até o próprio suspeito num crime de tráfico de drogas se beneficiou com o vídeo ao demonstrar que apenas passava pelo local - condição que seria difícil comprovar apenas com argumentação.

Registros de situações inusitadas assim são comuns no dia-a-dia dos operadores da Central de Monitoramento. Segundo um funcionário, que por razões óbvias não pode ser identificado, muitas vítimas de roubo de carro ou que ocasionalmente tiveram seus objetos pessoais furtados recuperaram seus bens. “Nossa maior satisfação é quando uma pessoa tem seu bem de volta e fica feliz por saber que isso só foi possível com nossa ajuda”, comenta o guarda civil municipal.

Conforme explica o subsecretário para Assuntos de Segurança Pública, José Marques Trovão Neto, as informações que chegam à Polícia Militar através do 190 também são recebidas por operadores na Central de Monitoramento, que passam a observar indivíduos com características dos criminosos.
Índices – Flagrantes, como tráfico de drogas, são gravados e encaminhados à Justiça, servindo de provas nos julgamentos.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, nos últimos seis anos houve uma redução de quase 80% no índice de homicídios em Praia Grande: de 143 em 2002 para 33 em 2007, o que é atribuído ao monitoramento de ruas e locais de grande movimento por câmeras. “Desde a instalação das câmeras, temos registrado quedas, especialmente este ano, que houve diminuição desde o primeiro trimestre”, enfatiza o subsecretário.

A Cidade foi a única da Região Metropolitana da Baixada Santista a reduzir todos os índices de criminalidade, no primeiro trimestre de 2008, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança, o número de roubos de veículos caiu 46% no primeiro semestre deste ano na Cidade. A relação é com o mesmo período de 2007, quando foram registradas 326 ocorrências do tipo. Este ano, o número despencou para 176. O número de furto de veículos caiu 20%, de 651, no ano passado, para 526, este ano. Também foi registrada queda de 14% no número de furtos, de 2.910, para 2.514. A redução se observa ainda nos índices de roubos de 10%, de 1.702 para 1.533 e de 6% nos homicídios dolosos, de 17 para 16 neste semestre.

Outro destaque é para as atuações da Central de Monitoramento desde que foi implantada. São contabilizadas 9.274 ocorrências que culminaram na ação imediata da polícia e resultaram na detenção de 828 pessoas, sendo 713 adultos presos e 115 menores de idade apreendidos. Até o momento, 80 armas foram retiradas das mãos de criminosos e, em muitos dos casos, vidas foram poupadas e vítimas tiveram seus pertences restituídos.

Infopai - Mais de 60 prefeitos de municípios do Estado, como Campinas, Paulínea, Brotas e Piracicaba, e comitivas de várias partes do País e do mundo, como da Alemanha, Estados Unidos, Itália e Bolívia, já quiseram conhecer o Cidade Integrada. Até empresas internacionais, como a italiana Telecom, se interessaram pela tecnologia.

Para o prefeito Alberto Mourão, nenhum município chegou a implantar um sistema com a estrutura de Praia Grande. “Alguns municípios, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, que se espelharam em nosso sistema, implementaram uma modesta Central de Monitoramento em relação à nossa, mas nenhum dos municípios brasileiros adotou algo parecido com este projeto”, salientou. Segundo Mourão, aproximadamente R$ 5 milhões foram investidos em todo o projeto.

Além das imagens, o Cidade Integrada favorece o controle do trânsito com a sincronização de semáforos, agendamento de consultas médicas em unidades de saúde e reserva de vagas em escolas municipais. O fornecimento de um chip e um canal 0800 para motoristas de automóveis do Município ajuda na localização de veículos furtados ou roubados.

O advento da tecnologia da informação em Praia Grande contempla ainda pais e estudantes da rede municipal de ensino, através do projeto Infopai. Graças à velocidade de transmissão de dados por meio de fibra ótica, cursos de informática são ministrados gratuitamente a pais e até a avós dos estudantes. De acordo com o prefeito Mourão, trata-se de uma iniciativa que vai além da inclusão social. “Com a medida, estamos promovendo uma forma de inclusão digital no processo educacional, já que cada aluno dos cursos de informática nas escolas municipais sejam eles estudantes, pais ou avós, estão ganhando seu e-mail e descobrindo esse mundo que para eles era algo inalcançável”, disse Mourão. Cerca de 5 mil pais e avós se formaram nos cursos gratuitos de informática.

Praia Grande possui mais de 1.200 câmeras espalhadas pela Cidade, das quais 62 são do tipo “domo”, com giro de 360 graus e zoom de até 400 metros de distância.

(*) Imagens sobre inúmeras ocorrências estão disponíveis pelo Departamento de Comunicação Social da Prefeitura.