Conselho quer assegurar direitos do idoso

Novos membros tomam posse

Por Christiane Disconsi | 25/8/2008

Assegurar os direitos das pessoas com mais de 60 anos, garantir o cumprimento do Estatuto do Idoso e das políticas para a terceira idade, fiscalizar as casas de repouso e atender denúncias de maus tratos. Estas e outras atribuições fazem agora parte do dia-a-dia dos oito novos membros do Conselho Municipal do Idoso de Praia Grande. Eles tomaram posse na última sexta-feira (22), em solenidade no Espaço Vivência Boqueirão.

Segundo a secretária de Promoção Social, Nanci Solano Tavares de Almeida, a criação dos conselhos fortaleceu as políticas para a população idosa, que representa 15% dos habitantes de Praia Grande. “Tudo começou há cerca de 20 anos, quando participei do governo Franco Montoro e auxiliei na implantação de núcleos, que evoluíram para os conselhos”, conta.

Praia Grande formou o primeiro Conselho Municipal do Idoso em 1997 e atualmente conta também com uma divisão especial que possibilita melhor integração. “A instituição da Divisão da Terceira Idade na secretaria consolidou a política de atendimento ao idoso e permitiu a criação de programas voltados a este público, principalmente os espaços de convivência, como o Vivência Boqueirão e Ocian e os núcleos Conviver Guilhermina e Caiçara”.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, destacou os avanços. “O conselho opera de forma bastante ativa, lutando pelo direito das pessoas com mais de 60 anos. Em razão dessa atuação e da preocupação da Administração, hoje somos referência em muitos projetos sociais, como a Creche do Idoso”, diz. “Esta é uma forma de Praia Grande demonstrar respeito por essa parcela da população que já deu muito de si e agora merece alguns momentos de lazer”.

Para a chefe da Divisão da Terceira Idade da Secretaria de Promoção Social (Sepros) e membro do conselho, Vânia Gimenez, o órgão tem fundamental ação na fiscalização e proteção do idoso. “Realizamos blitzes periódicas em casas de repouso, inclusive particulares. O conselho visa o cumprimento do Estatuto do Idoso, com a promoção de atividades recreativas, e assegura serviços de atenção básica”.

Os idosos também contam com atendimento do Plantão Social, nos núcleos Conviver Guilhermina e Caiçara. O plantão funciona das 8 às 17 horas no Conviver Guilhermina, Rua Praia dos Sonhos, 245, Bairro Guilhermina, telefone 3473-7060, e Conviver Caiçara, Rua Maria Antunes Navarro, esquina com a Rua São Domingos, telefone 3594-7497.

O Conselho Municipal do Idoso atende denúncias de maus tratos pela Divisão da Terceira Idade, Rua Paulo Fefin, 775, Bairro Boqueirão, telefone 3496-5045.

Nomeados - O conselho é formado por quatro representantes do poder público e quatro de entidades civis, com suplentes.
Os indicados para representar o poder público são: Vânia Gimenez, da Secretaria de Promoção Social (suplente Vilma Alves Ribeiro Sotero); Paulo Francisco Cunha Marcondes, da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (suplente José Aires Rodrigues de Lima); Maria Carmem Nieves de Melo, da Secretaria de Saúde Pública (suplente Mônica Correia de Moura); e Sonia Diegues Duran, da Secretaria de Educação (suplente Catarina Aparecida Vitti).

Já os representantes da sociedade civil organizada são: Norberto Pereira Marques, do Espaço Conviver Caiçara (suplente Mario Célio Machado Costa); Maria Dolores Zunhiga, do Espaço Conviver Guilhermina (suplente Odete Fabio de Souza); Olival Paulo, da Confederação Brasileira de Esportes Adaptados à Terceira Idade (suplente Nilda Ferreira Vidal); e Roberto Turra, da Associação Eclética dos Aposentados e Pensionistas de Praia Grande (suplente Miguel Sorban).

A diretoria do órgão será formada em reunião na próxima quinta-feira (28).


Comente esta notícia:
comentepgnoticias@gmail.com