Venda de sorvete caseiro garante lucro de mais de 100%

Alunas do PIC Vila Sônia aprendem a preparar sorvete de massa e chupe-chupe

Por Christiane Disconsi | 22/9/2008

Com lucro garantido de mais de 100% sobre o investimento inicial, o curso de sorvete de massa e chupe-chupe atraiu dezenas de interessados ao Programa de Integração e Cidadania (PIC) Vila Sônia. A culinarista Adriana Aparecida Tavares dos Santos ensinou aos participantes duas rápidas e práticas receitas.

Segundo Adriana, os ingredientes para o sorvete custam cerca de R$ 4,00. “A receita rende, principalmente por causa da liga neutra e do emulsificante, ingredientes baratos, encontrados em casas que vendem produtos para festas”. O sorvete pode ser vendido em potes de 350 gramas por R$ 1,50 cada. A receita rende oito potes. “Com isso, garantimos um bom lucro para quem deseja aumentar a renda familiar”.

A culinarista explicou também que os sorvetes podem ser enriquecidos com polpas de fruta, geléias ou gotas de chocolate. Para a receita de chupe-chupe, Adriana revelou segredos: “Criatividade é o principal ingrediente, mas a dica mais importante é saber dosar o açúcar para que o gosto não se perca depois que o chupe-chupe congelar”.

Para a diretora do PIC Vila Sônia, Maria Cleuza Rocha Santos Mesquita, o workshop, idealizado por Adriana, oferece oportunidade de geração de renda. “Trata-se de uma receita fácil, rápida e rentável. Além disso, a Cidade ajuda muito, pois no verão recebemos muitos turistas e a venda de sorvetes aumenta. Quem participou do workshop ainda terá tempo de se preparar para lucrar nessa época”.

Confira a receita do sorvete de massa:

Ingredientes:
1 litro de leite frio
1 colher de sobremesa rasa de emulsificante
1 colher de chá de liga neutra
1 colher de sopa de pó de sabor
1 ½ copo de açúcar refinado e
2 colheres de sopa de leite em pó ou ¼ de lata de creme de leite com soro

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes, menos o emulsificante no liquidificador por três minutos e leve ao congelador em recipiente até ficar firme. Retire e leve à batedeira. Acrescente uma colher de emulsificante e bata até ficar cremoso. Caso deseje, acrescente polpa de frutas, geléias ou raspas de chocolate. Deixe no congelador até ficar firme e sirva.

PIC – Criado em 2003 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com três unidades nos bairros Melvi, Vila Alice e Vila Sônia. O programa oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. Trata-se de um espaço aberto à convivência, ao diálogo e ao entrosamento familiar. Os PICs têm média de atendimento de 2,5 mil pessoas por mês.