Cultura japonesa desembarca no Palácio neste domingo

Exposições, oficinas e apresentações de dança e artes marciais estão na agenda

Por Lorena Flosi | 26/9/2008

O Palácio das Artes entra em clima oriental neste domingo e segunda-feira (28 e 29). Com exposições, oficinas e apresentações de música e dança gratuitas, o complexo convida a população a comemorar o centenário da imigração japonesa com uma programação que deve invadir todos os ambientes do prédio e agradar aos gostos mais variados.

“Além de homenagear os imigrantes japoneses pela colaboração que deram à construção de nosso país e à nossa formação cultural, reverenciamos a colônia japonesa de Praia Grande”, destaca a chefe do Patrimônio Histórico do Município, Mônica Solange Rodrigues e Silva.

Mônica Silva, historiadora, afirma que os imigrantes japoneses tiveram participação fundamental na história de Praia Grande: “O grande boom de imigração para Praia Grande ocorre durante o período conhecido como terceira fase da vinda de japoneses para o Brasil, de 1953 a 1975. Procedentes em sua maioria do arquipélago de Okinawa, implantaram as primeiras plantações de chuchu da Cidade. Foi o trabalho deles que fez com que Praia Grande alcançasse o posto de maior produtor do legume no Estado”, conta.

Hoje, a colônia japonesa em Praia Grande perdeu a característica agrícola: os descendentes dos arrendatários das terras da área do Sítio do Campo, que construíram sua história em meio às plantações de chuchu, hoje atuam na zona urbana como empresários, políticos, profissionais liberais. Mas os elementos culturais e econômicos trazidos por seus antepassados incorporaram-se à história do Município e já fazem parte do contexto cultural de Praia Grande.

“Por isso a importância do evento”, explica Mônica. “Teremos aqui, por exemplo, as Senhoras de Okinawa, muitas delas japonesas ou nisseis, filhas de japoneses, que mostrarão danças típicas do arquipélago. Outros elementos da cultura nipônica que já fazem parte dos hábitos brasileiros, como as artes marciais, os mangas, o ikebana e o origami, estarão representados em oficinas, exposições e apresentações. Tudo gratuito”

Para participar de qualquer atividade basta comparecer ao complexo, na Avenida Costa e Silva, 1.600, em frente à Rotatória A Tribuna. Confira a programação:


Dia 28 de setembro

Sala de Espetáculos Serafim Gonzalez
14 horas – Abertura Oficial
14h40 – Contemplação de Ikebana
15 horas – Apresentação da Banda Musical (BSGI)
15h20 às 20 horas – Festival de Dança de Okinawa - com senhoras de Praia Grande. Apresentação de várias danças típicas intercaladas com karaokê e caratê.

Hall de Exposições – Pavilhão Superior
Das 13h30 às 20 horas – exposição de ikebana

Dia 29 de setembro

Sala de Espetáculos Serafim Gonzalez
20 horas – Apresentação de Taikô – Associação Nipo-Brasileira de São Vicente
21 horas - Apresentação de Artes Marciais do mestre Jorge Agifu

Salão de Eventos – piso térreo
Das 14 às 18 horas - Apresentação das Escolas Municipais de Praia Grande, com mangá, teatro, dança e caratê
Oficinas de Origami (Projeto Makiguti em Ação) e Miniikebana