Galeria traz fotos antigas de Praia Grande

Imagens contam a história do Município desde 1920

Por Lorena Flosi | 10/10/2008

Quem visitou as instalações do Museu da Cidade, inserido no Palácio das Artes (Avenida Costa e Silva, 1.600), e ficou curioso para conhecer outras imagens antigas de Praia Grande, pode conferir 170 registros fotográficos da Cidade que remontam ao início do século XX. Para isso, basta acessar a galeria “Fotos de uma Praia Grande do passado” no site PG Notícias, clicando no link “Galeria de Fotos” localizado no menu esquerdo da página inicial, www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias.

As imagens contam a trajetória de desenvolvimento do Município desde 1920. Retratam áreas desabitadas, praias em estado primitivo, sem qualquer traço ou no início de sua urbanização e prédios que já foram demolidos. Há também curiosidades, como vestuário e eventos considerados importantes na época: a construção do Hotel dos Alemães e a comemoração pela chegada da energia elétrica no Bairro Guilhermina.

Segundo a chefe da Seção de Patrimônio Histórico da secretaria de Cultura e Eventos (Secult), Mônica Solange Rodrigues e Silva, responsável pelo acervo, as fotos são documentos importantes. “Em sua maioria, são lembranças de família retratando momentos especiais. E isso é o que faz a diferença. É por meio da história individual de cada cidadão que se faz a da Cidade. Por isso, a participação da comunidade é fundamental”, ressaltou.

Mônica destacou que qualquer munícipe ou turista pode colaborar com o acervo doando fotos antigas. “Podem ser imagens ou documentos, originais ou cópias digitais. O importante é ajudar a documentar e ilustrar a história de Praia Grande”. Vale lembrar que toda doação é oficializada através de um decreto assinado pelo prefeito Alberto Mourão, confirmando e agregando a doação ao acervo da Cidade.

Documentação e Memória – Atualmente, os cerca de 30 mil documentos pertencentes ao Centro de Documentação e Memória de Praia Grande estão sendo transferidos para instalações especialmente projetadas no Palácio das Artes.

A nova estrutura compreende salas de arquivo, quarentena, higienização e restauro. A sala do Arquivo Histórico é climatizada e não possui janelas para que os documentos sejam resguardados da ação da luz, poeira e mudanças de temperatura. Na quarentena, documentos recém chegados passam por período de observação, para que se possa verificar a existência de fungos e outras pragas.

Após esse período, os arquivos são encaminhados à sala de higienização, onde, com aparelhagem adequada, passam por descontaminação e limpeza de possíveis marcas de tinta e cola.

A etapa seguinte é a sala de restauro, onde os documentos seguem para o processo de encapsulamento: uma espécie de plastificação, que mantém o material protegido para encaminhamento ao arquivo. Outras informações pelo telefone 3473-1016, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.