PRIMEIRA ETAPA DA VIA EXPRESSA SUL SERÁ INAUGURADA NO PRÓXIMO DIA 26

Na maior obra viária da região, feita com recursos próprios, foram duplicados cerca de 5 Km do Acesso 291, construídas passagens subterrâneas, alças de acesso e ciclovias

Por João Carlos Miranda | 14/2/2003

O prefeito Alberto Mourão entrega no próximo dia 26 a primeira etapa das obras da Via Expressa Sul. Trata-se da duplicação do Acesso 291, que liga a Ponte do Mar Pequeno à curva do “S”, entroncamento da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega com a Cubatão –Pedro Taques. É a maior obra viária em andamento na região, feita com recursos próprios da Prefeitura. O trecho da via a ser inaugurado tem cerca de cinco quilômetros e situa-se entre os bairros Ocian e Aviação.
Naquele trecho foram construídas oito passagens subterrâneas para veículos e pedestres, uma passagem exclusiva para pedestres, oito alças de acesso, ciclovias nas duas marginais, além dos serviços de urbanização e iluminação. Das oito passagens de veículos, três são de mão dupla e cinco de mão única de direção.
A Via Expressa Sul integra o Complexo Viário Xixová, do qual fazem parte a Avenida Ayrton Senna, as rotatórias e viaduto na entrada da Cidade, e que receberam as primeiras intervenções da Prefeitura a partir de 1993. Todo o complexo demanda investimentos da ordem de R$ 45 milhões, sendo R$ 28 milhões na transformação do Acesso 291 em via expressa. Até o momento, apenas recursos municipais foram investidos no local. O prefeito Alberto Mourão espera ainda sensibilizar o Governo do Estado e conseguir recursos, já que se trata de uma obra que tem também caráter regional, pois eleva substancialmente as condições do movimento de veículos entre a Baixada Santista e o Litoral Sul.
A construção da Via Expressa Sul tem como principal objetivo melhorar o fluxo do trânsito na Cidade e acabar com a triste história do Acesso 291, feita de vários capítulos de acidentes e atropelamentos. Por ano, morrem na pista pelo menos 20 pessoas, vítimas fatais dos cerca de 400 acidentes ocorridos anualmente, de acordo com dados da Polícia Rodoviária. Segundo esses dados, a cada período de cinco anos morrem 135 pessoas entre os cerca de 2 mil acidentes que ocorrem na estrada.
INTEGRAÇÃO - Outro ponto que deve ser ressaltado é que, com a conclusão das obras, a Cidade se integra territorialmente. A estrada separava a chamada 3ª Zona (periferia ou pejorativamente tratada como o lado de lá da pista”), das 1ª e 2ª zonas residenciais (todos os bairros situados entre a pista e a praia). As passagens subterrâneas e as alças de acesso passam a integrar os bairros e acabam com o que não deixava de ser uma forma de segregação social.
ESTRUTURA - O secretário de Obras Públicas, engenheiro Luiz Fernando Lopes, responsável pelos projetos e serviços, informa que cada passagem simples possui 2,65 metros de altura livre e 7,30 metros de largura. As passagens duplas têm altura de 3 metros, largura total de 12 metros, três de vão livre, dois passeios com 2 m cada e leito carroçável com 8 metros de largura. “As lajes foram dimensionadas para suportar até 45 toneladas”, explica.
As passagens subterrâneas possibilitarão a eliminação das lombadas e dos cruzamentos nos trevos e a utilização da via com maior velocidade, o que facilitará a fluidez do trânsito.
As passagens de veículos do trecho a ser inaugurado dia 26 localizam-se na altura das ruas Milton Daniels (dupla), no Bairro Quietude; Guimarães Rosa (simples), no Bairro Ocian; Laerte de Carvalho (simples), Xavantes (dupla) e Tamoios (simples), na Vila Tupi; Celso Ramos de Oliveira (simples), Leila Maria Monteiro (dupla) e José Júlio M. Batista (simples), no Bairro Antártica. As três primeiras já foram entregues e vêm sendo utilizadas pela população.
O acesso da pista para os bairros e vice-versa se dará por meio de alças e retornos, dentro do chamado “padrão DER”, como os existentes na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no trecho que vai de Praia Grande a Itanhaém. Nesta primeira etapa serão entregues oito alças de acesso, sendo quatro em cada marginal (duas em cada sentido).
PEDESTRES - Seguindo um de seus objetivos principais, que é preservar vidas, a Via Expressa Sul terá, entre as futuras 20 passagens, três exclusivas para pedestres, sendo que a primeira a ser entregue localiza-se na altura da R. Moacyr de Camargo, na Vila Tupiry, ligando os bairros Tupi e Quietude.
Além da segurança que oferece, a passagem exclusiva de pedestres conta, em seu trecho central, com cobertura de policarbonato transparente com cerca de 20 metros de extensão, o que permite aumento da luminosidade e também da altura da passagem, passando de 3 m X 2,5 m (nos trechos inicial e final), para 3 m X 3,60 m. Esta passagem tem cerca de 42 metros de extensão.
CICLOVIAS – Praia Grande já é reconhecidamente um dos municípios que mais investem em ciclovias no País. E não é para menos, afinal seja para trabalho ou lazer, os ciclistas fazem parte do trânsito e também são vítimas constantes no tráfego urbano. O projeto da Via Expressa Sul também contempla esta necessidade.
Localizadas paralelamente às vias marginais e à Via Expressa Sul, as ciclovias terão um total de 20 Km de extensão (10 Km de cada lado), com 2,20 m de largura. Destes, 5 Km já estão prontos e sendo utilizados, mesmo antes da inauguração da obra.
SISTEMA VIÁRIO – Com a conclusão da Via Expressa Sul, toda a região sofrerá uma grande alteração em seu sistema viário. As marginais deixam de ser uma alternativa à pista, como ocorre hoje, e passam a funcionar como avenidas urbanas, com limite de velocidade compatível ao tráfego interno.
As marginais passarão a ter mão única de direção, sendo que a Av. Roberto de Almeida Vinhas terá sentido Mirim-Boqueirão e a Av. Ministro Marcos Freire sentido Boqueirão-Mirim, garantindo a segurança para os usuários das ciclovias e pedestres e para os próprios motoristas.
O prefeito Alberto Mourão concorda que, hoje, a situação nos cruzamentos entre as marginais e o Acesso 291 é caótica: “Vêm carros de todos os lados e os riscos de acidentes são grandes. Mas, assim que a obra estiver concluída, tudo isso vai mudar radicalmente”. Para Mourão, a disciplina do trânsito ao longo de toda a área vai favorecer o comércio. Ele explicou que, com mão única de direção, será possível criar áreas de estacionamento ao longo das marginais o que incentivará o estabelecimento de comércio de grande porte. “Sem dúvida, será o grande corredor comercial da Baixada Santista”.
SEGUNDA ETAPA- A segunda etapa da Via Expressa Sul, que começa nesta sexta-feira (14/2) com a demolição, às 11 horas, da passarela de pedestres no Trevo Mirim, abrange o trecho compreendido entre Ocian e a curva do “S”. A terceira fase será a que envolve o trecho Aviação-Boqueirão.
DEMAIS PASSAGENS - As demais passagens subterrâneas serão construídas nos seguintes locais: Rua Lina Maria Pasquali Iannelli (simples) e Rua Walter José Alves (simples), no Bairro Mirim; Avenida Júlio Prestes de Albuquerque (dupla) e Rua José Bestillero Lopes (simples), no Quietude; Rua Quito (simples), Rua Guatemala (simples) e Avenida Guilhermina (dupla), no Bairro Guilhermina; Av. São Paulo (simples) e Rua Guarujá (simples), no Boqueirão e mais duas passagens de pedestres, uma na Ocian, ligando este bairro ao Quietude e outra na Aviação, ligando este bairro ao Antártica.
A solenidade de inauguração da primeira etapa da Expressa Sul será realizada às 17h30, na Av. Ministro Marcos Freire, Bairro Tupi , em frente ao Ginásio da Sectur, sob o viaduto Zilda Baptista Monteiro.