VIA EXPRESSA SUL-PRIMEIRA ETAPA SERÁ ENTREGUE NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (26)

Maior obra viária da região, feita com recursos próprios, o antigo Acesso 291 recebeu nesta primeira fase 5 km de duplicação de pistas, passagens subterrâneas, alças de acesso e ciclovias, além de um moderno tratamento paisagístico

Por João Carlos Miranda | 24/2/2003

Praia Grande dá um salto significativo na qualidade de sua malha viária com a entrega, pelo prefeito Alberto Mourão, no próximo dia 26, da primeira etapa das obras realizadas no Acesso 291, transformando-o na Via Expressa Sul. Trata-se da maior obra viária em andamento na região, feita com recursos próprios da Prefeitura. O trecho da via a ser inaugurado tem cerca de cinco quilômetros e situa-se entre os bairros Ocian e Aviação. A solenidade de inauguração acontece às 17h30, na Av. Ministro Marcos Freire, Bairro Tupi, em frente ao Ginásio da Sectur, sob o viaduto Zilda Baptista Monteiro.
Naquele trecho foram construídas oito passagens subterrâneas para veículos e pedestres, uma passagem exclusiva para pedestres, oito alças de acesso, ciclovias nas duas marginais, além dos serviços de urbanização e iluminação nas marginais. Das oito passagens de veículos, três são de mão dupla e cinco de mão única de direção.
No trecho beneficiado, as avenidas marginais passam a ter mão única de direção já a partir da zero hora desta terça-feira (25).
SEGURANÇA - A construção da Via Expressa Sul tem como principal objetivo melhorar o fluxo do trânsito na Cidade e acabar com a triste história do Acesso 291, feita de vários capítulos de acidentes e atropelamentos. Por ano, morrem na pista pelo menos 20 pessoas, vítimas fatais dos cerca de 400 acidentes ocorridos anualmente, de acordo com dados da Polícia Rodoviária. Segundo esses dados, a cada período de cinco anos morrem 135 pessoas entre os cerca de 2 mil acidentes que ocorrem na estrada. Nos anos 80, a estrada era constantemente interditada por protestos de moradores contra os atropelamentos, que vitimaram inclusive muitas crianças.
INTEGRAÇÃO – O prefeito Alberto Mourão destaca que outra função importante da obra é a integração da Cidade. A estrada separava a chamada 3ª Zona (periferia ou pejorativamente tratada como o lado de lá da pista”), das 1ª e 2ª zonas residenciais (todos os bairros situados entre a pista e a praia). As passagens subterrâneas e as alças de acesso passam a integrar os bairros e acabam com o que não deixava de ser uma forma de segregação social.
As passagens subterrâneas possibilitarão a eliminação das lombadas e dos cruzamentos nos trevos e a utilização da via com maior velocidade, o que facilitará a fluidez do trânsito.
As passagens de veículos do trecho a ser inaugurado localizam-se na altura das ruas Milton Daniels (dupla), no Bairro Quietude; Guimarães Rosa (simples), no Bairro Ocian; Laerte de Carvalho (simples), Xavantes (dupla) e Tamoios (simples), na Vila Tupi; Celso Ramos de Oliveira (simples), Leila Maria Monteiro (dupla) e José Júlio M. Batista (simples), no Bairro Antártica. As três primeiras já foram entregues e vêm sendo utilizadas pela população.
O acesso da pista para os bairros e vice-versa se dará por meio de alças e retornos, dentro do chamado “padrão DER”, como os existentes na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no trecho que vai de Praia Grande a Itanhaém. Nesta primeira etapa serão entregues oito alças de acesso, sendo quatro em cada marginal (duas em cada sentido).
PEDESTRES - Seguindo um de seus objetivos principais, que é preservar vidas, a Via Expressa Sul terá, entre as futuras 20 passagens, três exclusivas para pedestres, sendo que a primeira a ser entregue localiza-se na altura da R. Moacyr de Camargo, na Vila Tupiry, ligando os bairros Tupi e Quietude.
Além da segurança que oferece, a passagem exclusiva de pedestres conta, em seu trecho central, com cobertura de policarbonato transparente com cerca de 20 metros de extensão, o que permite aumento da luminosidade e também da altura da passagem, passando de 3 m X 2,5 m (nos trechos inicial e final), para 3 m X 3,60 m. Esta passagem tem cerca de 42 metros de extensão.
CICLOVIAS – Praia Grande já é reconhecidamente um dos municípios que mais investem em ciclovias no País. E não é para menos, afinal seja para trabalho ou lazer, os ciclistas fazem parte do trânsito e também são vítimas constantes no tráfego urbano. O projeto da Via Expressa Sul também contempla esta necessidade.
Localizadas paralelamente às vias marginais e à Via Expressa Sul, as ciclovias terão um total de 20 Km de extensão (10 Km de cada lado), com 2,20 m de largura. Destes, 10 Km já estão prontos (5 de cada lado) e sendo utilizados, mesmo antes da inauguração da obra.
SISTEMA VIÁRIO – Com a conclusão da Via Expressa Sul, toda a região sofrerá uma grande alteração em seu sistema viário. As marginais deixam de ser uma alternativa à pista, como ocorre hoje, e passam a funcionar como avenidas urbanas, com limite de velocidade compatível ao tráfego interno.
O prefeito concorda que, hoje, a situação nos cruzamentos entre as marginais e o Acesso 291 é caótica: “Vêm carros de todos os lados e os riscos de acidentes são grandes. Mas, assim que a obra estiver concluída, tudo isso vai mudar radicalmente”. Para Mourão, a disciplina do trânsito ao longo de toda a área vai favorecer o comércio. Ele explicou que, com mão única de direção, será possível criar áreas de estacionamento ao longo das marginais o que incentivará o estabelecimento de comércio de grande porte. “Sem dúvida, será o grande corredor comercial da Baixada Santista, o que já vem acontecendo desde que as vias foram pavimentadas na nossa prmeira gestão”.
SEGUNDA ETAPA- A Via Expressa Sul integra o Complexo Viário Xixová, do qual fazem parte a Avenida Ayrton Senna, as rotatórias e viaduto na entrada da Cidade, e que receberam as primeiras intervenções da Prefeitura a partir de 1993. Todo o complexo demanda investimentos da ordem de R$ 45 milhões, sendo R$ 28 milhões na transformação do Acesso 291 em via expressa. Até o momento, apenas recursos municipais foram investidos no local. O prefeito Alberto Mourão espera ainda sensibilizar o Governo do Estado e conseguir recursos pelo menos para a última etapa da obra, já que se trata de um empreendimento que tem também caráter regional, pois eleva substancialmente as condições do movimento de veículos entre a Baixada Santista e o Litoral Sul.
A segunda etapa das obras abrange o trecho Ocian-curva do “S” e começou na semana passada, com a demolição da passarela de pedestres no Trevo Mirim. A terceira e última fase será a que envolve o trecho Aviação-Boqueirão, para a qual a Prefeitura espera receber R$ 8 milhões do Governo do Estado.
TRÂNSITO – O trecho da Via Expressa a ser inaugurado já recebeu toda sinalização de trânsito, inclusive 3.500 tachas reflexivas (olho de gato) que facilitam a visualização das faixas sinalizadoras. A velocidade máxima permitida é de 80 km/h. Ao término do trecho duplicado foram colocadas placas para redução gradativa da velocidade de 80, para 60 e para 40 Km/h, adequando a velocidade para a faixa única.
No retorno da Vila Tupiry, permanecerá um caminhão-guincho da Prefeitura, para retirar gratuitamente veículos da pista que apresentem problemas de locomoção e remove-los até um local seguro mais próximo, para evitar transtornos na nova pista.
O trânsito de pedestres e ciclistas fica totalmente proibido na Via Expressa Sul. E, conforme a Lei Municipal 1.157/02 e o decreto 3423/02, a circulação de veículos de carga pesada e de grande porte é restrita aos caminhões destinados ao abastecimento do comércio local e, ainda, os veículos de serviços de: transporte de bens e valores bancários; combustíveis e gás liquefeito de petróleo; coleta de lixo; manutenção de redes elétrica, telefônica, pluvial, sanitária e de água; carros de socorro; mudança residencial; caminhões-betoneira e transporte de caçamba.
Segundo a Secretaria de Serviços Públicos e Trânsito, a infração à legislação municipal está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no inciso I do Artigo 187 (transitar em locais e horários não permitidos pela autoridade de trânsito). Trata-se de infração de natureza média, passível de multa de 80 Ufirs, equivalente a cerca de R$ 85,00.