Cabaré Rimbaud estréia no Palácio das Artes

Os ingressos gratuitos podem ser retirados antecipadamente

Por Lorena Flosi | 12/11/2008

A partir desta quarta-feira (12), a Secretaria de Cultura e Eventos (Secult) disponibiliza ingressos para o espetáculo Cabaré Rimbaud, da Cia. Theatro de Nod. Unindo música, teatro e recursos visuais, o musical está em cartaz nesta sexta-feira e sábado (14 e 15), na Sala de Espetáculos Serafim Gonzalez, sempre às 20h30. Os interessados devem retirar os ingressos gratuitamente na sede da Secretaria de Cultura e Eventos, no Palácio das Artes, das 10 às 16 horas, até a próxima sexta-feira.

Definido pelos integrantes como um concerto de rock-teatro, Cabaré Rimbaud fala de transformação. A encenação parte da idéia de que para que alguma coisa se transforme é necessário que ela se coloque em movimento. Unindo todos os elementos de um grande espetáculo, como drama, humor, suspense e muito rock n’roll, na peça, as personagens são colocadas à prova diante de série de assassinatos: tudo obra do imaginário de um escritor atormentado, durante a criação de seu romance, chamado Crimes de Amor do Cabaré Rimbaud.

“Nesse espetáculo, o público pode esperar o inesperado”, brinca a atriz e violinista Juliana Martinho. “O próprio formato utiliza elementos inesperados, como violinos em meio a um concerto de rock e recursos de vídeo que ajudam a contar a trama. A idéia é estimular todos os sentidos, criando um enredo envolvente e dinâmico, cheio de atrativos”, completa.

Cabaré Rimbaud tem 16 pessoas no elenco, entre músicos, atores e bailarinos. “Para a Theatro de Nod é uma honra estrear no Palácio das Artes”, disse Juliana. “O musical nasceu há quase um ano e desde então vem sendo cuidado com muito carinho pelo grupo. A responsabilidade é grande, mas a ansiedade e a certeza de que teremos apresentações maravilhosas também”.

O título do espetáculo, idealizado pelo também diretor Rodrigo Marcondes, presta homenagem ao poeta Arthur Rimbaud. Segundo Juliana, Rimbaud sempre norteou o trabalho do grupo, que surgiu inicialmente como uma banda de rock com performances teatrais. “Não só a obra de Rimbaud, mas sua trajetória é uma inspiração para todos nós. Tanto que usamos trechos de seus poemas em vários momentos do espetáculo, que tem muito da atmosfera surrealista e libertária do poeta”, explica a atriz.

Cabaré Rimbaud é recomendado para maiores de 13 anos. A Sala de Espetáculos Serafim Gonzalez tem capacidade para 523 pessoas. O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600. Outras informações pelo telefone 3496-5716.

Arthur Rimbaud - Um dos nomes mais influentes na história da poesia ocidental, fonte de inspiração de beatniks e existencialistas, Rimbaud representa até hoje um dos grandes enigmas da poesia moderna, principalmente por ter escrito toda sua obra dos 15 aos 20 anos de idade.

Considerado um mestre do simbolismo e precursor do surrealismo, Jean-Nicolas-Arthur Rimbaud nasceu no nordeste da França, nas Ardenas, em 1854. Credita-se a ele duas vidas paralelas: a primeira, de poucos anos de genialidade literária. A segunda, como traficante de armas no norte da África e no Oriente Médio.