NOVO ITINERÁRIO DA LINHA INTERMUNICIPAL 904 SERÁ IMPLANTADO NESTA 2ª FEIRA

Nova fase do Projeto Integração da Prefeitura de Praia Grande beneficia moradores de bairros mais populosos e permite economia de tempo e dinheiro

Por Tatiana Giulietti | 7/3/2003

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Um projeto que teve início em 93, na primeira administração do prefeito Alberto Mourão, entra em nova fase a partir do dia 10 (próxima segunda-feira): a Linha Intermunicipal 904 vai percorrer mais uma das principais avenidas de Santos, que é a Ana Costa. O acréscimo da avenida no itinerário da linha permitirá aos usuários duas opções: ele pode continuar a usar o ônibus para passar pela Avenida Bernardino de Campos (Canal 2) ou optar pela Avenida Ana Costa. É o chamado sistema binário da 904.
Este é o início da 3ª fase do Projeto Integração, implantado pela Prefeitura Municipal de Praia Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Trânsito (Sesptran). Através de diversas reuniões com a empresa responsável pelo sistema intermunicipal de ônibus (E.M.T.U), a secretaria mostrou que o antigo sistema não atendia às necessidades da população praiagrandense, que só tinha um caminho a percorrer: Praia Grande-Santos, via Canal 2.
Para que a nova fase funcione corretamente, é importante que o usuário se conscientize da importância de usar o Cartão Transporte: “Todo nosso projeto visa beneficiar a população em vários aspectos e, um dos principais, é o da segurança. A melhor coisa é não carregar dinheiro nos ônibus”. A afirmação é do secretário Antonio Freire de Carvalho Filho, que também ressalta a economia de dinheiro e de tempo nos sistemas municipal e intermunicipal.
Com a mudança, moradores de qualquer bairro da Cidade devem pegar a linha municipal e fazer a baldeação nos terminais Tatico e Tude Bastos. O recente aumento de algumas tarifas intermunicipais, cuja passagem subiu para R$ 2,30 (por exemplo, os ônibus 927, 931 e 941, da região do Bairro Samambaia), pode ser economizado se os moradores fizerem esta outra opção: todos podem pegar qualquer linha municipal, pagando R$1,60. Ao chegarem em qualquer terminal, ele vai pagar somente a diferença, ou seja, R$ 0,40 para se dirigir a outros municípios. O passageiro economiza R$ 0,30 por passagem, o que significa uma economia mensal de aproximadamente R$ 18,00, se tomar dois ônibus por dia. Esse valor representa mais de 10" do salário mínimo atual.
ANTIGO SISTEMA – Segundo Claudenir de Barros Carneiro, chefe do Departamento de Transporte da Sesptran, “até 1992, quem morava no Bairro Solemar não tinha como ir a Cubatão – a não ser que pegasse três transportes diferentes”. A primeira fase do Projeto Integração beneficiou cerca de 2 mil usuários/dia, que usam as linhas 911 (Praia Grande-Cubatão-Cosipa) e 912 (Praia Grande-Cubatão-Centro). A segunda contemplou usuários das linhas 934 (Praia Grande-Santos-Canal 3) e 928 (Praia Grande-São Vicente-Humaitá) – cerca de 3, 5 mil pessoas/dia.
NOVO SISTEMA – A intenção da Sesptran é que as próximas fases atendam ainda mais às necessidades dos moradores no acesso a Santos, fazendo com que as linhas passem pela Avenida Conselheiro Nébias e Ponta da Praia, via orla. Com o novo sistema, as linhas intermunicipais para Santos ficam da seguinte maneira: Nova Linha 904 – Terminal, São Vicente, Santos, via Canal 2; Terminal, São Vicente, Santos, via Ana Costa. O percurso das outras é o seguinte: Linha 927 – Terminal, São Vicente, Santos, via avenidas Francisco Glicério e Afonso Pena; 931 – Samambaia, São Vicente, Santos, via Canal 2; Linhas 934 e 935 – Terminal Tatico, São Vicente, Santos, via Canal 3; Linha 941 – Terminal, São Vicente, Santos, via Canal 1.
MELHORIA INTERNA – A mudança permitiu sensível melhora no sistema municipal de transporte. A linha 13 que contava com oito ônibus agora conta com 11; a linha 95 tinha dois carros e ganhou mais um. As duas passam pelo Bairro Canto do Forte. “Uma semana é o prazo para adequação ao novo sistema. Mas em dois ou três dias dá para fazer mudanças que se fizerem necessárias, de acordo com a demanda”, diz Claudenir. Ele ressalta ainda o conforto dos terminais para os passageiros e para os motoristas, “que podem fazer seu lanche e descansarem melhor”. Outro fator importante do sistema é que a integração do embarque e desembarque pode ser feita em qualquer ponto de ônibus dentro de Praia Grande, desde que o usuário tenha o Cartão Transporte.
TEMPO – Pelo antigo sistema, as linhas 904 e 916 (integradas) passavam pelos pontos com frequência de 15 a 20 minutos. Implantada a 3ª fase, o tempo de espera diminuirá para seis a 10 minutos, respectivamente, nos horários de menor e maior movimento.