Guarda Civil Municipal tem novo subsecretário

Troca antecipada visa preparativos para a temporada

Por Paola Vieira | 12/12/2008

As novas diretrizes a serem implementadas para os meses de dezembro e janeiro motivou a antecipação da transferência de cargos de subsecretário de Segurança Pública, em Praia Grande. O setor, que é responsável pela Guarda Civil Municipal (GCM) passa ser comandado pelo coronel da reserva, José Américo Franco Peixoto, em substituição ao também coronel da Polícia Militar, José Marques Trovão Neto.

A solenidade de transferência aconteceu na manhã de sexta-feira (12) e contou com perfilação de contigentes das tropas da GCM e apresentação da banda do Comando de Policiamento do interior da Policia Militar – CPI 6.

O prefeito Alberto Mourão presidiu o evento e em seu discurso ressaltou a função da corporação. “A Subsecretaria de Segurança está estruturada e tem de manter uma relação mais próxima da administração pública com as polícias Civil, Militar, Ambiental e Rodoviária, fazendo com que os esforços sejam somados para responder às necessidades da sociedade. Agradeço ao coronel Trovão por se dedicar nestes seis anos a essa função e dou boas vindas ao coronel Peixoto”, disse.

Para o verão, Mourão ressaltou que são esperados cerca de 1,2 milhão de pessoas e, por isso, é importante que se tenha um bom esquema de segurança para a Operação Verão. “Queremos receber bem essas pessoas e manter o equilíbrio da segurança fazendo com que os turistas voltem com a mesma imagem de Praia Grande de quando vieram para cá”.

O prefeito eleito Roberto Francisco explicou que antecipou a troca de comando para agilizar as ações de segurança no Município no verão. “Não podíamos esperar até dia 1º de janeiro para dar posse ao coronel Peixoto porque a GCM tem que se antecipar aos problemas que podem ocorrer no final do ano. A temporada já começa agora em dezembro e temos que estar preparado com uma parceria entre as polícias Militar, Civil e a GCM, em relação à segurança de turistas e moradores. Essa é uma iniciativa que não pode ser deixada para o ano que vem”, considerou.

O coronel Trovão garantiu que entrega a pasta com a sensação de dever cumprido. “Tive vários desafios porque quando se pensa em transformar a Guarda Municipal em Polícia Municipal encontra-se muitos entraves que começam pela Legislação, mas não é isso que eles almejam, a começar pela formação deles. O guarda se forma com cinco meses de treinamento numa universidade e tem essa idéia de que vai ser um policial municipal. Mas existe a questão do armamento, que foi bastante polêmica. Porém, todo desafio é válido e acredito que conseguimos superá-los. Hoje, nossa guarda é referência na Baixada Santista, no Estado de São Paulo e em todo País. É a única guarda armada da Baixada Santista porque já cumpriu todos os requisitos do Estatuto do Desarmamento”, destacou.

O coronel Trovão não deixará a Prefeitura de vez. Em 2009, ele deve continuar atuando na Administração Municipal exercendo alguma atividade técnica voltada a segurança na área de autos de vistoria dos Bombeiros.

A continuidade o aperfeiçoamento do serviço é um compromisso do novo subsecretário. “Para mim é uma satisfação estar à frente da subsecretaria pela segunda vez. A Operação Verão já ocorre há anos. Existem dificuldades, mas pretendemos superá-las. Espero desenvolver um bom trabalho”, comentou o coronel Peixoto.

Entre as ações para a temporada, Peixoto explicou que uma das pistas da Expressa Sul, direção Mongaguá, será fechada para facilitar o trânsito das viaturas das GCM, polícias e salvamento. “A Polícia Militar também está se programando e colocaremos viaturas da GCM para auxiliar na segurança da Cidade”, completou.

Atualmente, a GCM conta com um efetivo de 264 guardas. Segundo Peixoto, será realizada uma reestruturação de funções, de modo que os guardas possam desempenhar melhor seu trabalho.

Câmeras – Uma das ferramentas fundamentais no combate à criminalidade em Praia Grande são as câmeras de monitoramento. Atualmente, o Município conta com 1.200 equipamentos distribuídos em diversos pontos. De acordo com Roberto Francisco, durante sua gestão deverão ser instaladas mais 1.200 câmeras. “O número de câmera será dobrado. Vamos colocá-las nos pontos comerciais e em locais de maior incidência de roubos ou problemas relacionados à segurança. Logo que eu assumir já será feita uma licitação pública”, garante o prefeito eleito.

O monitoramento por câmeras de vídeo, iniciativa única no País, faz parte do projeto Cidade Integrada, que permite muitos outros benefícios. Desde que o sistema foi adotado pelo Município, em 2002, índices como os de homicídio caíram quase 80%. Das 1.200 câmeras espalhadas pela Cidade, 62 são do tipo “domo”, com giro de 360 graus e zoom de até 400 metros de distância.

A novidade, que tem como elemento de transmissão de informações a fibra ótica, contribui não somente com a redução da criminalidade, mas também favorece a comunicação entre setores da Prefeitura e beneficia milhares de estudantes, bem como seus pais e avós por meio de aulas gratuitas de informática e internet.

O pioneirismo pode ser constatado com um click na página eletrônica da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br), onde é possível acessar câmeras e ver a movimentação, ao vivo, nas ruas, nos centros comerciais e até observar as ondas na praia.