Confira equipe que comporá próximo governo
Resta confirmar quem comandará a Procuradoria
Por Paola Vieira | 15/12/2008

Os dois últimos secretários foram anunciados pelo prefeito eleito Roberto Francisco, totalizando 17 secretarias. O atual secretário de Gestão de Pessoal (Segesp), Getúlio de Matos continua à frente da pasta e Roberto Lopez Franco ficará no comando da Secretaria de Urbanismo (Seurb), desmembrada de Habitação e Meio Ambiente. Futuramente, será divulgado o nome do responsável pela Procuradoria Geral do Município (Progem). Além dos secretários, até agora já foram anunciados os nomes do subsecretário de Segurança Pública, do chefe de Departamento de Comunicação Social e do superintendente do Instituto de Previdência Municipal (IPMPG) que comporão a Administração do prefeito eleito Roberto Francisco. Confira:
Secretaria de Urbanismo (Seurb): Roberto Lopez Franco, 53 anos, é Bacharel em Administração de Empresas formado pela Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos. Ingressou no serviço público em janeiro de 1994 como Chefe do Departamento de Informática. De 1995 a 96 foi nomeado Secretário Adjunto de Finanças e durante o ano de 1997 a maio de 98 ocupou o cargo de Secretário de Finanças. Voltou ao cargo em 2001, onde permanece até 31 de dezembro. É responsável, entre outros projetos, pela modernização do atendimento ao contribuinte, pela implantação de elaboração e controle do Orçamento e pela Implantação do sistema de acompanhamento de metas fiscais.
Secretaria de Gestão de Pessoal (Segesp): Getúlio Paulo Aparecido de Matos, 43 anos, é contabilista formado pela Escola Estadual Reinaldo Kuntz Bush e graduando em Ciências Jurídicas pela Universidade Monte Serrat (Unimonte). Servidor público desde junho de 1981, ingressou no funcionalismo no cargo de contínuo. Na década de 1990, fez parte do Conselho de Administração do Fundo de Aposentadorias e Pensões (Fapen). Em 1994, foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais, reeleito em 1997, 2001 e 2004. Participou da Comissão Municipal de Emprego em 1997 e presidiu o órgão no ano seguinte. Licenciou-se da presidência do Sindicato em 2007, quando assumiu a Secretaria de Gestão de Pessoal. À frente da pasta, propôs a regulamentação do adicional de insalubridade, incluindo mais de 2.700 servidores no sistema e reduziu o absenteísmo (ausência/falta) dos servidores ao serviço em 43,5%. Atualmente, preside os trabalhos para elaboração de proposta do Plano de Carreiras, Cargos e Salários.
Secretaria de Trânsito e Transportes (Setransp): Eduardo Rodrigues Xavier, 37 anos, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Cecília (UniSanta). Iniciou carreira pública em 1993 na Secretaria de Obras (Seop), onde permaneceu até 2000 como desenhista e projetista. Em 2001, foi convidado pelo prefeito Alberto Mourão para trabalhar no setor de Desenvolvimento, Planejamento e Engenharia de Tráfego da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setransp), área que atua até hoje. Xavier é autor do projeto de reurbanização das avenidas Presidente Kennedy e Marechal Mallet.
Secretaria de Saúde Pública (Sesap): Adriano Springmann Bechara, 32 anos, formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, em 2001. É especialista em cirurgia geral pela Santa Casa de Santos e especialista em cirurgia geral e vídeo cirurgia pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Começou a carreira pública em 2002, como médico do Pronto-Socorro Central; em 2005, assumiu a coordenação médica dos prontos-socorros de Praia Grande; em 2006, foi nomeado diretor técnico do Hospital Municipal. Já em 2007 se tornou secretário-adjunto de Saúde, além de acumular as diretorias técnica e clínica do hospital. Atuou como médico-chefe do resgate da concessionária Ecovias, da Rodovia dos Imigrantes, de 2004 a 2007; e, desde 2007 é médico assistente do serviço de cirurgia geral da Santa Casa de Santos e preceptor da residência médica de cirurgia geral da Santa Casa de Santos.
Secretaria de Assuntos Metropolitanos (Same): Arnaldo Alberto Amaral, 47 anos, foi eleito vice-prefeito para a gestão de 2009 a 2012. Funcionário público desde os 18 anos, exerceu diversas funções na Prefeitura de Praia Grande, entre elas a de chefe de fiscalização de obras e cadastro imobiliário. Em 2000, foi eleito vereador mais votado de Praia Grande para a gestão de 2001 a 2004. Em 2004 concorreu novamente ao Legislativo praiagrandense e foi eleito pela segunda vez como vereador mais votado. Em 2007, foi eleito presidente da Câmara, cujo mandato encerra-se neste ano. Amaral é empresário da construção civil e tem forte atuação junto à Igreja Católica, com projetos sociais.
Secretaria de Educação (Seduc): Maura Lígia Costa Russo, 49 anos, é pedagoga formada pelo Centro de Estudos Superiores do Carmo e pós-graduada em Gerente de Cidade pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Maura iniciou carreira no serviço público em 1980 e desde 2001 é a titular da Secretaria de Educação. Entre seus principais projetos estão: implantação de laboratórios de informática nas escolas, municipalização do ensino de 1ª a 4ª série, ampliação do atendimento da demanda escolar, implantação da hora-atividade aos docentes da rede municipal, educação inclusiva, uniformização e capacitação dos educadores de apoio da rede municipal e a introdução do projeto de pedagogas-comunitárias.
Secretária de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplan): Alberto Rodrigues de Oliveira Neto, 58 anos, é bacharel em Direito, Filosofia e Pedagogia para Ensino Profissional, formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) e pós-graduado pela USP como especialista em Direito Civil e mestre em Filosofia do Direito. Ingressou no serviço público em 1986 ocupando os cargos de secretário de Ação e Defesa da Cidadania, secretário da Indústria e Comércio, secretário do Governo, chefe de Gabinete, superintendente da Prodepg e diretor de Fomento Social. Entre seus principais projetos estão a Infovia e a Cidade Integrada (central de monitoramento).
Secretaria de Obras Públicas (Seop): Luiz Fernando Lopes, 51 anos, é engenheiro civil formado pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (UniSanta) e pós-graduado em gerente de cidades pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Está cursando MBA em gestão empresarial na Fundação Getúlio Vargas, com previsão de término em 2009. Ingressou na Administração Municipal em 1993, como chefe de Departamento de Projetos. Em 1996 assumiu a Secretaria de Desenvolvimento, Urbanismo e Meio Ambiente. No ano seguinte, foi secretário-adjunto de Obras Públicas e, em 2001, se tornou o chefe da pasta. É responsável, entre outros projetos, pela revitalização da orla, pela Via Expressa Sul e pela implantação do projeto de macrodrenagem da Cidade, com a construção dos canais Praião, Xixová, Acaraú-Mirim. Atualmente está à frente do projeto de revitalização dos 24 quilômetros da Avenida Presidente Kennedy.
Secretaria de Administração (Sead): Ecedite da Silva Cruz Filho, 42 anos, formou-se em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), em 1992. Dez anos antes (1982) ingressou na Prefeitura de Praia Grande como patrulheiro da secretaria que vai comandar. Naquele setor, foi efetivado como contínuo em 1984. Nesses 26 anos de funcionalismo, chefiou o Departamento de Pessoal e Folha de Pagamento da Sead, foi chefe de Departamento de Recursos Humanos e, em 2006, recebeu a nomeação de secretário-executivo. Foi responsável ainda pela informatização da folha de pagamento, pela implantação do ponto eletrônico e pela adoção do cartão-alimentação e do ACCredito (cartão de crédito dos servidores em parceria com a Associação Comercial).
Secretaria de Finanças (Sefin): Aparecida Regina Fermino da Silva, 50 anos, é engenheira civil desde 1981, quando se formou pela Universidade de Taubaté (Unitau). É especializada em engenharia de controle da poluição ambiental pela Universidade Santa Cecília e pós-graduada em Gerente de Cidade pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Regina Fermino é funcionária pública desde 1983, quando ingressou como engenheira na Prodepg (Progresso e Desenvolvimento de Praia Grande), autarquia que, em décadas passadas, executava as obras da Prefeitura. Foi diretora-técnica da empresa de capital misto até 2001. Desde então, na Secretaria de Finanças, comanda o planejamento e execução orçamentária da tríade: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Atualmente, está à frente da Secretaria de Planejamento e Gestão.
Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur): Carlos Ananias Lobão, 52 anos, formou-se técnico em ótica pelo Senac, em 1979. Anos antes, morou com os pais na Alemanha, onde concluiu os estudos. Ainda na década de 1970, trabalhou por três anos na imobiliária de seu pai, que levava o nome da família. Depois de formado assumiu a direção da Ótica Lobão, primeira no segmento de Praia Grande, onde atua há mais de 30 anos. Membro do Rotary Club Praia Grande - Forte Itaipu desde dezembro de 2000, foi eleito presidente da entidade no ano rotário 2003/2004 e governador assistente do distrito (região) de 2006 a 2007.
Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb): Raquel Auxiliadora Chini, 50 anos, formou-se em Engenharia Civil em 1982, pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes e é pós-graduada em Informática, em 1985. Foi diretora técnica da extinta Prodepg entre 1997 e 1998 e superintendente da mesma entidade em 98 e 99. Além de ex-secretária de Obras do Governo Mourão, foi secretária de Governo (1999) e superintendente e autoridade de Trânsito, no biênio 99/2000. De 2000 até 2004 afastou-se da Prefeitura, atuando apenas em projetos, construção e assessoria em documentação numa entidade privada. Permaneceu por quase quatro anos no comando da Segep, criada pelo governo Mourão, onde fica até 31 de dezembro. A pasta cuida da manutenção de prédios públicos e da frota de veículos.
Secretaria de Gestão de Patrimônio (Segep): Izabela Bevevino, 45 anos, é Engenheira Civil formada pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), em 1987. Trabalha na Prefeitura de desde 1989, quando ingressou como engenheira da Prodepg. Nesses quase 20 anos de funcionalismo, Izabela foi responsável por reformas como a do antigo Paço Municipal, no Boqueirão, e a construção dos três antigos Centros Integrados de Educação e Lazer (Ciel): Vila Sônia, Quietude e Canto do Forte. Participou ainda de projetos especiais, como a execução da Via Expressa Sul, obras de pavimentação e drenagem nos bairros Quietude, Nova Mirim e Tupiry (Caieiras). Até o final do segundo mandato do prefeito Alberto Mourão, atua como engenheira responsável por obras de pavimentação e drenagem (incluindo a construção de canais) financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, nos bairros Melvi, Samambaia, Esmeralda, Ribeirópolis e Tupiry (Caieiras).
Secretaria Habitação e Meio Ambiente (Sehma): Sérgio Bonito, 40 anos, formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos (Unisantos), em 1991, e fez pós-graduação em Cidade e Região: Desenvolvimento e Gestão Urbano pela UniSantos, em 2007. Bonito trabalha na Prefeitura de Praia Grande desde setembro de 93, onde começou como assessor técnico da extinta Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Ocupou chefias de departamentos e coordenadorias até ser nomeado subsecretário da Secretaria de Serviços Públicos e Trânsito (Sesptran). Secretário de Serviços Urbanos da Administração desde 2005, foi responsável pela revitalização das avenidas Presidente Costa e Silva (Boqueirão), Marechal Mallet (Forte), revitalização da Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, o Portinho, e a implantação das feiras confinadas. Comandou, ainda, o Arrumando a Casa, projeto que evitou que 420 toneladas de lixo e objetos inutilizados fossem parar em canais, córregos e manguezal.
Secretaria de Promoção Social e Trabalho (Sepros): Maria Del Carmen Padin Mourão, 55 anos, é formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1995) e Direito pela Universidade Metropolitana de Santos - Unimes (2001). Primeira-dama até 31 de dezembro, volta a assumir a Sepros no próximo governo. Foi presidente do Fundo Social de Solidariedade entre 93 e 96 e secretária de Educação entre 97 e 98. Reassumiu as atividades sociais em 2000, com destaque para a implantação dos Programas de Integração Social e Cidadania (PICs), Grife Social, cursos profissionalizantes, escola de trabalho para empregadas domésticas e Programa de Apoio ao Desempregado (PAD).
Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel): José Carlos de Souza, 51 anos, é professor de Educação Física formado pela Faculdade de Educação Física de Santos (Fefis) e pós-graduado em Formadores de Gestores Municipais de Políticas Na Educação pela Universidade de Franca (Unifran), em 2004. Ingressou no serviço público aos 17 anos, em janeiro de 1974. Foi técnico de futebol de seleções de Praia Grande, professor das escolinhas de Esportes e professor de Educação Física em escolas estaduais e particulares. De contínuo a chefe de setor, departamento e divisão, José Carlos galgou vários degraus na área administrativa do Município antes de ter seu nome confirmado para secretário, em 2004, quando foi criada a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Entre outros projetos, encabeçou a organização os Jogos Regionais (2005), Jogos Abertos Brasileiros e do Interior (ambos em 2007) e a implantação do SuperEscola (projeto que incentiva a prática de atividades esportivas e culturais, no período oposto ao do ensino regular).
Secretário-Chefe de Gabinete (GP): Sidiney Silva Pires, 33 anos, conhecido popularmente como “Sidiney Boa Praça”. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes-2002) e pós-graduado em Administração Pública pelo Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), iniciou carreira no serviço público na Prefeitura de Praia Grande em 1993, como funcionário da fiscalização, obras, emplacamento, cidadania e Sabesp. Trabalhou no Procon de Praia Grande. Em 1998, pediu exoneração da Prefeitura para se dedicar à carreira política. Sidiney tornou-se empresário na área de Administração de Bens e Condomínios. Foi vereador em Praia Grande na legislatura 2000/2004, compôs a mesa diretora do Legislativo como segundo secretário de 2000 a 2002; e vice-presidente da Câmara no período de 2002 a 2004. Trabalhou como chefe de gabinete do presidente do Legislativo em 2006. Em 2008, foi coordenador de assuntos políticos da campanha do prefeito eleito Roberto Francisco dos Santos.
Subsecretaria de Segurança Pública (SubSeg): coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, José Américo Franco Peixoto, 52 anos, entrou em 1978 para a Academia da Polícia Militar de Barro Branco, onde se tornou aspirante a oficial em 1980. Em 1984, se formou na Escola de Educação Física da Polícia Militar como instrutor de educação física. Foi tenente no 10º Batalhão de Santo André de 1980 a 1984; e do 6º BPMI (Batalhão de Policiamento Militar do Interior), de 1984 a 1989, quando recebeu promoção a capitão. De 1989 a 2000 atuou no 29º BPMI de Itanhaém. Foi nomeado, em 1994, secretário da Assistência Militar pelo prefeito Alberto Mourão, onde ficou até 1996. Em 2000, assumiu o comando da 2ª Companhia da Polícia Militar de Praia Grande; em 2001 se tornou major do 13º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana de São Paulo e, em 2005, se tornou tenente-coronel desse batalhão. Em junho de 2006 foi transferido para o 29º BPMI de Itanhaém, já como comandante; e em outubro do mesmo ano, designado a comandar o 45º Batalhão da Polícia Militar de Praia Grande, de onde pedirá passagem à reserva para assumir a secretaria. No total são 30 anos dedicados à Policia Militar
Chefe do Departamento de Comunicação Social (Decom): Alfredo de Souza, 60 anos, é jornalista (1983) e advogado (1993) pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Pós-graduado em 2000 no curso de Gerente de Cidades pela Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap); e em 2002, em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (RJ). Em 2003, formou-se na pós-graduação, também na Universidade Gama Filho (RJ), em Comunicação Pública. Como jornalista, atuou em jornais e rádios, migrando para a assessoria de imprensa, onde se especializou na área governamental, atuando na Assembléia Legislativa do Estado e prefeituras de Cubatão e de Praia Grande. Na Administração Pública local, foi presidente do Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG). Em 2001, foi incumbido de efetuar a liquidação de três autarquias municipais e de uma fundação, assumindo, ainda, os cargos de diretor-presidente da Prodepg e diretor-superintendente da Cipratur (Companhia Praiagrandense de Turismo), ambas empresas de economia mista, onde ficará até o próximo dia 31.
Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG): Reinaldo Moreira Bruno, 50 anos, é advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos), em 1986. É especialista em Administração Pública pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes desde 94, e Mestre em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos - Unimes (2003). Na mesma universidade, leciona Administração Pública e é autor de sete livros sobre o assunto, que são utilizados por várias universidades. Entre suas obras, possui uma publicação que aborda o tema Guardas Civis Municipais. Iniciou no serviço público como assessor jurídico da Câmara, em 1987, onde permaneceu até 92. De 95 a 2000 ocupou o cargo de secretário em diferentes áreas: Administração, Recursos Humanos e Educação. Desde 2001, é secretário geral do Gabinete do prefeito Alberto Mourão, quando deixa o cargo para assumir o IPMPG.
Comente esta notícia:
comentepgnoticias@gmail.com
Secretaria de Urbanismo (Seurb): Roberto Lopez Franco, 53 anos, é Bacharel em Administração de Empresas formado pela Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos. Ingressou no serviço público em janeiro de 1994 como Chefe do Departamento de Informática. De 1995 a 96 foi nomeado Secretário Adjunto de Finanças e durante o ano de 1997 a maio de 98 ocupou o cargo de Secretário de Finanças. Voltou ao cargo em 2001, onde permanece até 31 de dezembro. É responsável, entre outros projetos, pela modernização do atendimento ao contribuinte, pela implantação de elaboração e controle do Orçamento e pela Implantação do sistema de acompanhamento de metas fiscais.
Secretaria de Gestão de Pessoal (Segesp): Getúlio Paulo Aparecido de Matos, 43 anos, é contabilista formado pela Escola Estadual Reinaldo Kuntz Bush e graduando em Ciências Jurídicas pela Universidade Monte Serrat (Unimonte). Servidor público desde junho de 1981, ingressou no funcionalismo no cargo de contínuo. Na década de 1990, fez parte do Conselho de Administração do Fundo de Aposentadorias e Pensões (Fapen). Em 1994, foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais, reeleito em 1997, 2001 e 2004. Participou da Comissão Municipal de Emprego em 1997 e presidiu o órgão no ano seguinte. Licenciou-se da presidência do Sindicato em 2007, quando assumiu a Secretaria de Gestão de Pessoal. À frente da pasta, propôs a regulamentação do adicional de insalubridade, incluindo mais de 2.700 servidores no sistema e reduziu o absenteísmo (ausência/falta) dos servidores ao serviço em 43,5%. Atualmente, preside os trabalhos para elaboração de proposta do Plano de Carreiras, Cargos e Salários.
Secretaria de Trânsito e Transportes (Setransp): Eduardo Rodrigues Xavier, 37 anos, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Cecília (UniSanta). Iniciou carreira pública em 1993 na Secretaria de Obras (Seop), onde permaneceu até 2000 como desenhista e projetista. Em 2001, foi convidado pelo prefeito Alberto Mourão para trabalhar no setor de Desenvolvimento, Planejamento e Engenharia de Tráfego da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setransp), área que atua até hoje. Xavier é autor do projeto de reurbanização das avenidas Presidente Kennedy e Marechal Mallet.
Secretaria de Saúde Pública (Sesap): Adriano Springmann Bechara, 32 anos, formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, em 2001. É especialista em cirurgia geral pela Santa Casa de Santos e especialista em cirurgia geral e vídeo cirurgia pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Começou a carreira pública em 2002, como médico do Pronto-Socorro Central; em 2005, assumiu a coordenação médica dos prontos-socorros de Praia Grande; em 2006, foi nomeado diretor técnico do Hospital Municipal. Já em 2007 se tornou secretário-adjunto de Saúde, além de acumular as diretorias técnica e clínica do hospital. Atuou como médico-chefe do resgate da concessionária Ecovias, da Rodovia dos Imigrantes, de 2004 a 2007; e, desde 2007 é médico assistente do serviço de cirurgia geral da Santa Casa de Santos e preceptor da residência médica de cirurgia geral da Santa Casa de Santos.
Secretaria de Assuntos Metropolitanos (Same): Arnaldo Alberto Amaral, 47 anos, foi eleito vice-prefeito para a gestão de 2009 a 2012. Funcionário público desde os 18 anos, exerceu diversas funções na Prefeitura de Praia Grande, entre elas a de chefe de fiscalização de obras e cadastro imobiliário. Em 2000, foi eleito vereador mais votado de Praia Grande para a gestão de 2001 a 2004. Em 2004 concorreu novamente ao Legislativo praiagrandense e foi eleito pela segunda vez como vereador mais votado. Em 2007, foi eleito presidente da Câmara, cujo mandato encerra-se neste ano. Amaral é empresário da construção civil e tem forte atuação junto à Igreja Católica, com projetos sociais.
Secretaria de Educação (Seduc): Maura Lígia Costa Russo, 49 anos, é pedagoga formada pelo Centro de Estudos Superiores do Carmo e pós-graduada em Gerente de Cidade pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Maura iniciou carreira no serviço público em 1980 e desde 2001 é a titular da Secretaria de Educação. Entre seus principais projetos estão: implantação de laboratórios de informática nas escolas, municipalização do ensino de 1ª a 4ª série, ampliação do atendimento da demanda escolar, implantação da hora-atividade aos docentes da rede municipal, educação inclusiva, uniformização e capacitação dos educadores de apoio da rede municipal e a introdução do projeto de pedagogas-comunitárias.
Secretária de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplan): Alberto Rodrigues de Oliveira Neto, 58 anos, é bacharel em Direito, Filosofia e Pedagogia para Ensino Profissional, formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) e pós-graduado pela USP como especialista em Direito Civil e mestre em Filosofia do Direito. Ingressou no serviço público em 1986 ocupando os cargos de secretário de Ação e Defesa da Cidadania, secretário da Indústria e Comércio, secretário do Governo, chefe de Gabinete, superintendente da Prodepg e diretor de Fomento Social. Entre seus principais projetos estão a Infovia e a Cidade Integrada (central de monitoramento).
Secretaria de Obras Públicas (Seop): Luiz Fernando Lopes, 51 anos, é engenheiro civil formado pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (UniSanta) e pós-graduado em gerente de cidades pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Está cursando MBA em gestão empresarial na Fundação Getúlio Vargas, com previsão de término em 2009. Ingressou na Administração Municipal em 1993, como chefe de Departamento de Projetos. Em 1996 assumiu a Secretaria de Desenvolvimento, Urbanismo e Meio Ambiente. No ano seguinte, foi secretário-adjunto de Obras Públicas e, em 2001, se tornou o chefe da pasta. É responsável, entre outros projetos, pela revitalização da orla, pela Via Expressa Sul e pela implantação do projeto de macrodrenagem da Cidade, com a construção dos canais Praião, Xixová, Acaraú-Mirim. Atualmente está à frente do projeto de revitalização dos 24 quilômetros da Avenida Presidente Kennedy.
Secretaria de Administração (Sead): Ecedite da Silva Cruz Filho, 42 anos, formou-se em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), em 1992. Dez anos antes (1982) ingressou na Prefeitura de Praia Grande como patrulheiro da secretaria que vai comandar. Naquele setor, foi efetivado como contínuo em 1984. Nesses 26 anos de funcionalismo, chefiou o Departamento de Pessoal e Folha de Pagamento da Sead, foi chefe de Departamento de Recursos Humanos e, em 2006, recebeu a nomeação de secretário-executivo. Foi responsável ainda pela informatização da folha de pagamento, pela implantação do ponto eletrônico e pela adoção do cartão-alimentação e do ACCredito (cartão de crédito dos servidores em parceria com a Associação Comercial).
Secretaria de Finanças (Sefin): Aparecida Regina Fermino da Silva, 50 anos, é engenheira civil desde 1981, quando se formou pela Universidade de Taubaté (Unitau). É especializada em engenharia de controle da poluição ambiental pela Universidade Santa Cecília e pós-graduada em Gerente de Cidade pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Regina Fermino é funcionária pública desde 1983, quando ingressou como engenheira na Prodepg (Progresso e Desenvolvimento de Praia Grande), autarquia que, em décadas passadas, executava as obras da Prefeitura. Foi diretora-técnica da empresa de capital misto até 2001. Desde então, na Secretaria de Finanças, comanda o planejamento e execução orçamentária da tríade: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Atualmente, está à frente da Secretaria de Planejamento e Gestão.
Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur): Carlos Ananias Lobão, 52 anos, formou-se técnico em ótica pelo Senac, em 1979. Anos antes, morou com os pais na Alemanha, onde concluiu os estudos. Ainda na década de 1970, trabalhou por três anos na imobiliária de seu pai, que levava o nome da família. Depois de formado assumiu a direção da Ótica Lobão, primeira no segmento de Praia Grande, onde atua há mais de 30 anos. Membro do Rotary Club Praia Grande - Forte Itaipu desde dezembro de 2000, foi eleito presidente da entidade no ano rotário 2003/2004 e governador assistente do distrito (região) de 2006 a 2007.
Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb): Raquel Auxiliadora Chini, 50 anos, formou-se em Engenharia Civil em 1982, pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes e é pós-graduada em Informática, em 1985. Foi diretora técnica da extinta Prodepg entre 1997 e 1998 e superintendente da mesma entidade em 98 e 99. Além de ex-secretária de Obras do Governo Mourão, foi secretária de Governo (1999) e superintendente e autoridade de Trânsito, no biênio 99/2000. De 2000 até 2004 afastou-se da Prefeitura, atuando apenas em projetos, construção e assessoria em documentação numa entidade privada. Permaneceu por quase quatro anos no comando da Segep, criada pelo governo Mourão, onde fica até 31 de dezembro. A pasta cuida da manutenção de prédios públicos e da frota de veículos.
Secretaria de Gestão de Patrimônio (Segep): Izabela Bevevino, 45 anos, é Engenheira Civil formada pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), em 1987. Trabalha na Prefeitura de desde 1989, quando ingressou como engenheira da Prodepg. Nesses quase 20 anos de funcionalismo, Izabela foi responsável por reformas como a do antigo Paço Municipal, no Boqueirão, e a construção dos três antigos Centros Integrados de Educação e Lazer (Ciel): Vila Sônia, Quietude e Canto do Forte. Participou ainda de projetos especiais, como a execução da Via Expressa Sul, obras de pavimentação e drenagem nos bairros Quietude, Nova Mirim e Tupiry (Caieiras). Até o final do segundo mandato do prefeito Alberto Mourão, atua como engenheira responsável por obras de pavimentação e drenagem (incluindo a construção de canais) financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, nos bairros Melvi, Samambaia, Esmeralda, Ribeirópolis e Tupiry (Caieiras).
Secretaria Habitação e Meio Ambiente (Sehma): Sérgio Bonito, 40 anos, formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos (Unisantos), em 1991, e fez pós-graduação em Cidade e Região: Desenvolvimento e Gestão Urbano pela UniSantos, em 2007. Bonito trabalha na Prefeitura de Praia Grande desde setembro de 93, onde começou como assessor técnico da extinta Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Ocupou chefias de departamentos e coordenadorias até ser nomeado subsecretário da Secretaria de Serviços Públicos e Trânsito (Sesptran). Secretário de Serviços Urbanos da Administração desde 2005, foi responsável pela revitalização das avenidas Presidente Costa e Silva (Boqueirão), Marechal Mallet (Forte), revitalização da Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, o Portinho, e a implantação das feiras confinadas. Comandou, ainda, o Arrumando a Casa, projeto que evitou que 420 toneladas de lixo e objetos inutilizados fossem parar em canais, córregos e manguezal.
Secretaria de Promoção Social e Trabalho (Sepros): Maria Del Carmen Padin Mourão, 55 anos, é formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1995) e Direito pela Universidade Metropolitana de Santos - Unimes (2001). Primeira-dama até 31 de dezembro, volta a assumir a Sepros no próximo governo. Foi presidente do Fundo Social de Solidariedade entre 93 e 96 e secretária de Educação entre 97 e 98. Reassumiu as atividades sociais em 2000, com destaque para a implantação dos Programas de Integração Social e Cidadania (PICs), Grife Social, cursos profissionalizantes, escola de trabalho para empregadas domésticas e Programa de Apoio ao Desempregado (PAD).
Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel): José Carlos de Souza, 51 anos, é professor de Educação Física formado pela Faculdade de Educação Física de Santos (Fefis) e pós-graduado em Formadores de Gestores Municipais de Políticas Na Educação pela Universidade de Franca (Unifran), em 2004. Ingressou no serviço público aos 17 anos, em janeiro de 1974. Foi técnico de futebol de seleções de Praia Grande, professor das escolinhas de Esportes e professor de Educação Física em escolas estaduais e particulares. De contínuo a chefe de setor, departamento e divisão, José Carlos galgou vários degraus na área administrativa do Município antes de ter seu nome confirmado para secretário, em 2004, quando foi criada a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Entre outros projetos, encabeçou a organização os Jogos Regionais (2005), Jogos Abertos Brasileiros e do Interior (ambos em 2007) e a implantação do SuperEscola (projeto que incentiva a prática de atividades esportivas e culturais, no período oposto ao do ensino regular).
Secretário-Chefe de Gabinete (GP): Sidiney Silva Pires, 33 anos, conhecido popularmente como “Sidiney Boa Praça”. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes-2002) e pós-graduado em Administração Pública pelo Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), iniciou carreira no serviço público na Prefeitura de Praia Grande em 1993, como funcionário da fiscalização, obras, emplacamento, cidadania e Sabesp. Trabalhou no Procon de Praia Grande. Em 1998, pediu exoneração da Prefeitura para se dedicar à carreira política. Sidiney tornou-se empresário na área de Administração de Bens e Condomínios. Foi vereador em Praia Grande na legislatura 2000/2004, compôs a mesa diretora do Legislativo como segundo secretário de 2000 a 2002; e vice-presidente da Câmara no período de 2002 a 2004. Trabalhou como chefe de gabinete do presidente do Legislativo em 2006. Em 2008, foi coordenador de assuntos políticos da campanha do prefeito eleito Roberto Francisco dos Santos.
Subsecretaria de Segurança Pública (SubSeg): coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, José Américo Franco Peixoto, 52 anos, entrou em 1978 para a Academia da Polícia Militar de Barro Branco, onde se tornou aspirante a oficial em 1980. Em 1984, se formou na Escola de Educação Física da Polícia Militar como instrutor de educação física. Foi tenente no 10º Batalhão de Santo André de 1980 a 1984; e do 6º BPMI (Batalhão de Policiamento Militar do Interior), de 1984 a 1989, quando recebeu promoção a capitão. De 1989 a 2000 atuou no 29º BPMI de Itanhaém. Foi nomeado, em 1994, secretário da Assistência Militar pelo prefeito Alberto Mourão, onde ficou até 1996. Em 2000, assumiu o comando da 2ª Companhia da Polícia Militar de Praia Grande; em 2001 se tornou major do 13º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana de São Paulo e, em 2005, se tornou tenente-coronel desse batalhão. Em junho de 2006 foi transferido para o 29º BPMI de Itanhaém, já como comandante; e em outubro do mesmo ano, designado a comandar o 45º Batalhão da Polícia Militar de Praia Grande, de onde pedirá passagem à reserva para assumir a secretaria. No total são 30 anos dedicados à Policia Militar
Chefe do Departamento de Comunicação Social (Decom): Alfredo de Souza, 60 anos, é jornalista (1983) e advogado (1993) pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Pós-graduado em 2000 no curso de Gerente de Cidades pela Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap); e em 2002, em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (RJ). Em 2003, formou-se na pós-graduação, também na Universidade Gama Filho (RJ), em Comunicação Pública. Como jornalista, atuou em jornais e rádios, migrando para a assessoria de imprensa, onde se especializou na área governamental, atuando na Assembléia Legislativa do Estado e prefeituras de Cubatão e de Praia Grande. Na Administração Pública local, foi presidente do Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG). Em 2001, foi incumbido de efetuar a liquidação de três autarquias municipais e de uma fundação, assumindo, ainda, os cargos de diretor-presidente da Prodepg e diretor-superintendente da Cipratur (Companhia Praiagrandense de Turismo), ambas empresas de economia mista, onde ficará até o próximo dia 31.
Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG): Reinaldo Moreira Bruno, 50 anos, é advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos), em 1986. É especialista em Administração Pública pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes desde 94, e Mestre em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos - Unimes (2003). Na mesma universidade, leciona Administração Pública e é autor de sete livros sobre o assunto, que são utilizados por várias universidades. Entre suas obras, possui uma publicação que aborda o tema Guardas Civis Municipais. Iniciou no serviço público como assessor jurídico da Câmara, em 1987, onde permaneceu até 92. De 95 a 2000 ocupou o cargo de secretário em diferentes áreas: Administração, Recursos Humanos e Educação. Desde 2001, é secretário geral do Gabinete do prefeito Alberto Mourão, quando deixa o cargo para assumir o IPMPG.
Comente esta notícia:
comentepgnoticias@gmail.com