Praia Grande terá show pirotécnico em alto mar

Embarcação a 500m da praia terá 15 minutos de espetáculo

Por Lorena Flosi | 23/12/2008

Pela quarta vez consecutiva, Praia Grande receberá o Ano Novo com luzes vindas do Atlântico. Num espetáculo que já se transformou tradição, a aguardada queima de fogos na virada do ano será realizada em um flutuante ancorado em alto mar, a 500 metros da área de arrebentação, na altura da divisa das praias do Guilhermina e Boqueirão. Em toda a extensão da orla do Município será possível ver o espetáculo multicolorido, que deve se somar à queima de fogos promovida principalmente por condomínios residenciais instalados ao longo da Avenida Castelo Branco.

“Soltaremos os fogos aos poucos, acompanhando a pirotecnia promovida pela população ao longo dos 22,5 quilômetros da orla”, comenta o secretário de Cultura e Eventos, Manoel Carlos Peres, o Cartola. “Porém, a carga maior da balsa será liberada quando diminuírem os fogos na faixa de areia”, ressaltou.

O espetáculo, que deve ter cerca de 15 minutos de duração, envolverá a queima de 25 toneladas de fogos de efeitos variados. Bombas de alto calibre, de até 10 polegadas, se encarregarão de anunciar o início da queima. Tortas seqüenciadas de efeitos múltiplos devem encantar os espectadores, com formatos e cores diferenciados: rabos de pavão, baterias de buquês, chorões com três efeitos de cores seqüenciados, anéis, vasos aéreos, peixinhos prateados, estrelas e folhas secas, além de bombas importadas de efeitos cinematográficos, em 3ª dimensão, prometem um espetáculo emocionante.

Também serão disparados morteiros de polegadas variadas com efeitos blue spider, silver dragon, peony red, lili magnólia, yellow buquê e blue peony, além de tiros secos e tubos de fonte crepitante de cracker e trassante prata.

Show do Verão – No bairro Mirim, a festa da virada terá ainda a apresentação de samba da Banda Façanha, precedida pela animação de djs da Band FM, a partir das 20 horas. As apresentações abrem o projeto Show do Verão é Você e param apenas para a contagem regressiva, poucos segundos antes do início de 2009.

Neste ano, o projeto acontece no bairro Mirim, em terreno locado junto à iniciativa privada. O novo endereço, na Avenida Castelo Branco, em frente ao Corpo de Bombeiros, agregou números grandiosos ao projeto: no lugar das nove atrações da última edição, o Show do Verão presenteia a Cidade com 19 espetáculos de grande porte, durante todo o mês de janeiro, de quinta-feira a domingo, sempre a partir das 22 horas. O terreno, que continua de frente para a praia, possui área de 50 mil metros quadrados, o que possibilitou a criação de um estacionamento de 10 mil metros quadrados, além do tradicional parque de diversões, de cerca de 27 mil metros quadrados anexo à área de eventos. Vale lembrar que o ingresso é gratuito para a pista e que valores de camarotes e cadeiras numeradas serão definidos.

Confira abaixo relação de shows para o mês de janeiro:

• Dia 31 (Réveillon), partir das 20 horas – Banda Façanha:
Surgiu no final de 1994, na região de Osasco, fruto da união de parentes e amigos em uma roda de samba. Desde 1995, a Banda investe no samba genuíno, conquistando fãs por onde passa. É presença garantida na animação das melhores casas noturnas de São Paulo e já dividiu o palco com grupos como Fundo de Quintal, Revelação, Art Popular, Exaltasamba, Pixote e Jorge Aragão.

• Dia 1º – Jorge & Matheus: relativamente jovens, os integrantes da dupla já têm história pra contar. Com o CD e o DVD "Pelo Amor de Deus" lançados esse ano, os meninos da cidade de Itumbiara (GO) tocam um repertório animado nas suas apresentações, com músicas próprias como "Querendo te Amar" e "Traz Ela de Volta Pra mim", além de algumas versões de clássicos com arranjos modernos.

• Dia 2 – Sorriso Maroto: cariocas dos bairros da Tijuca e Vila Isabel, Bruno (voz), Cris (pandeiro), Sérgio Jr. (violão), Fred (surdo) e Vinícius (teclado) são considerados as novas caras do pagode no País. Apostando em letras românticas, o grupo faz sucesso com músicas próprias, além de regravações, como “Saigon” e “Por Você”, originalmente do Barão Vermelho, sempre em ritmo de pagode.

• Dia 3 – Chimarruts: formada em 2000, a banda gaúcha já é conhecida do público que ouve reggae e freqüenta casas e grandes festivais do gênero. Apostando em composições próprias e com forte influência da música brasileira e do pop, conquistaram também muitos fãs de outros estilos e emplacaram vários hits nas rádios, principalmente na região Sul do país.

• Dia 4 – Batom na Cueca: fundado em 1996, em Brasília, o grupo de axé é formado por Mamê (vocalista), Xandoca (guitarra, violão e cavaquinho) e pelo trio Adib, Maroca e Darlan (percussão geral). O grupo conquistou público participando das principais micaretas do Brasil. Atualmente é atração nas principais festas de peão, micaretas e grandes eventos do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país.

• Dia 8 – A Galera: formada por Guiba, Paçoca e Giby, a banda traz um repertório recheado de grandes sucessos da música brasileira, principalmente axés. Já se apresentaram junto de artistas como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e Asa de Águia.

• Dia 9 – Capital Inicial: Capital Inicial surgiu em 1982 e o primeiro LP, “Capital Inicial”, pela Polygram, foi lançado em 86 e recebeu ótimas críticas, levando o Capital Inicial ao seu primeiro Disco de Ouro. Em 87, conquista o segundo Disco de Ouro. Em 1992, Bozzo Barretti deixa o grupo e, em 93, divergências musicais e pessoais levam o vocalista Dinho Ouro Preto a seguir carreira solo. Durante 5 anos a banda praticamente desaparece da mídia. Dinho Ouro Preto, Loro Jones, Fê e Flávio Lemos voltam à estrada com um novo show. O repertório traz sucessos, faixas pouco conhecidas e composições de bandas que fizeram parte da cena de Brasília nos anos 80. Em 2002, após a turnê “desplugada” o Capital volta com força total às guitarras e o novo disco alcança a marca de 200.000 cópias vendidas.

• Dia 10 – Guilherme & Santiago: uma das duplas sertanejas de maior sucesso do cenário nacional, Guilherme e Santiago já contabilizam 13 anos de carreira. No repertório, sucessos que conquistaram o público, como Preciso Desse Amor e A Culpa é Sua.

• Dia 11 – Doce Encontro: grupo nasceu no ano de 1998 e o nome “Doce Encontro” vem de um bar onde tocavam em Taipas, bairro de São Paulo. Em 2003, a banda passou por uma reestruturação e se mantém até hoje com a mesma formação: Eder, Tiago Alexandre, Cauê, e Thiagão. Seu primeiro sucesso foi “Segue Sua Vida”, composta por Tiago Alexandre, Marcio Rizzo e Kikinha. Em 2006, a faixa ‘Sem Razão é uma das mais solicitados nas rádios. O grupo acaba de lançar o CD
• “Ascendente” que tem músicas em destaque como “Um Sinal”, “Cadê Aquele Amor”, “Tô de Saco Cheio”, “Lugares Proibidos”, todas executadas com sucesso no cenário nacional.

• Dia 15 – Atitude 4: o pagode romântico do grupo, formado por Lico, André, Demetrius e Jhonny , vem conquistando fãs em todo País. A banda promete trazer a Praia Grande seus maiores sucessos, como Carinho, Sara e Sei Lá.

• Dia 16 – Banda Cheiro de Amor: a banda estourou em 1987, após o saudoso Chacrinha fazer uma audição do disco do grupo e 15 dias depois lançá-la nacionalmente na Rede Globo. Com as músicas, Auê, Rebentão, Lero Lero, Doce obsessão, Pureza da paixão, Cheiro de Amor no ar entre outras, o Cheiro de Amor ganhou espaço no cenário musical brasileiro. A banda que revelou nomes como Laurinha, Márcia Freire e Carla Visi está na sua terceira formação, tendo desde 2004 Alinne Oliveira, a Alinne Rosa, como vocalista.

• Dia 17 – Art Popular: formada atualmente por Pedrinho Black, Márcio Art, Denilson Pimpolho, Tcharlinho, Evandro e Malli, a banda estourou em 1997 com o disco Sambapopbrasil, que trouxe inovações, como a mistura de samba e ritmos eletrônicos em Requebrabum. O volume seguinte, Sambapopbrasil 2, veio com convidados como o grupo vocal norte-americano Take Six e o cantor pop Billy Paul. Em 2000, lançam seu sexto título, "Acústico MTV", um disco ao vivo com participação de Jorge Ben Jor.

• Dia 18 – Inimigos da HP: a banda paulistana de pagode-pop começou a carreira em 1999, tocando no circuito universitário de São Paulo. Caracterizada pela mistura de ritmos, as composições da banda têm pitadas de groove, funk, dance music e funk carioca. Um show dos Inimigos, como abreviam os fãs, é um espetáculo completo, com cara de balada.

• Dia 19 – show especial em comemoração ao aniversário de Praia Grande, com Alexandre Pires: após uma longa temporada no exterior, o cantor volta ao Brasil para o lançamento da nova turnê Em Casa, título do seu mais recente álbum, registrado em CD e DVD. A turnê, que já passou por várias cidades do interior e pelas principais capitais, vem à Praia Grande trazendo uma mega produção que conta com um seleto time de músicos, bailarinas e um cenário que acompanha a modernidade que marca a volta de Alexandre Pires ao Brasil. O público poderá conferir o show apresentado no DVD, com uma seleção que inclui os grandes sucessos de 15 anos de carreira de Alexandre.

• Dia 22 – Latino: Roberto de Souza Rocha nasceu no Rio de Janeiro, em 1973 e na adolescência trabalhou como garçom, mágico, cozinheiro, dançarino e copeiro, no exterior. Observando as danças de rua americanas, criou um estilo diferente e próprio. Em 2005, concorreu ao prêmio de “Música do Ano” com a canção “Festa no Apê”, na premiação “Melhores do Ano”, do Domingão do Faustão. A mesma canção tornou-se tema do comercial da esponja de aço Assolan, e seu ringtone é recorde de downloads no Brasil, sendo baixada por mais de cinco milhões de celulares. Na televisão, Latino fez participação nas novelas Kubanacan e América. Participou também de alguns seriados como A Diarista, interpretando a si mesmo; Zorra Total e A Grande Família. Como cantor, teve a canção “Louca”, na trilha sonora na novela Salsa & Merengue e também “Meu Gol de Placa”, na trilha sonora complementar da novela Cobras e Lagartos.

• Dia 23 – Exaltasamba: integrante do grupo desde sua fundação, há vinte anos Pinha tem uma definição para a música do grupo na ponta da língua: “Um samba de raiz, mas com muitas inovações. A nossa música é basicamente romântica”. Com Péricles (banjo e vocal), Thiaguinho (pandeiro e vocal), Pinha (repique de mão), Brilhantina (cavaco) e Thell (tantã), o grupo Exaltasamba tem uma trajetória de sucesso, confirmada pela marca de quatro milhões de Cds vendidos em vinte anos de carreira.

• Dia 24 – Wanessa Camargo: após um ano afastada dos palcos, a cantora volta com a turnê Total, com composições de seu sexto cds e outras que marcaram sua carreira. Com efeitos especiais, coreografias e muitos efeitos sonoros, o novo show da filha de Zezé Di Camargo traz o sucesso Me Abrace, gravado originalmente com a banda mexicana Camila.

• Dia 25 – Jeito Moleque: o grupo apresenta o show da turnê do seu mais recente álbum Jeito Moleque Ao Vivo na Amazônia. No show, a banda faz um set acústico, onde apresenta suas releituras para composições de grandes nomes da música brasileira, como “Maneiras” (Zeca Pagodinho), “Boa Sorte / Good Luck” (Vanessa da Mata/ Ben Harper), “A Estrada” (Toni Garrido/ Bino Farias/Da Gama/Lazão), “Pescador de Ilusões” (O Rappa), dentre outros. O cenário do show cria uma atmosfera híbrida, utilizando materiais naturais, como madeira de manejo sustentável, aliados à tecnologia de painéis e cortinas de leds, além de moving lights.

• Dia 30 – Victor & Léo: a dupla que em apenas um ano emplacou quatro sucessos nas rádios (Amigo apaixonado, Fada, Fotos e Tem que ser você), e reuniu mais de três milhões de pessoas em shows pelo Brasil, chega a Praia Grande para divulgar seu álbum mais recente, Borboletas, que vendeu cem mil, cópias apenas na primeira semana de comercialização. É, atualmente, a dupla sertaneja mais requisitada para apresentações em todo país.

Comente esta notícia:
comentepgnoticias@gmail.com