Praia Grande tem várias opções além da praia

Esporte, cultura e lazer são atrações para todas as idades

Por | 29/12/2008

As opções de lazer para os turistas e moradores de Praia Grande não se resumem ao banho de mar em seus 22,5 quilômetros de praias. Há passeios diversos que podem ser feitos na Cidade, em locais ainda não descobertos pelos veranistas. E, o melhor: a maioria das opções não têm custo!

Cidade das bicicletas - Passear de bicicleta é uma boa opção em Praia Grande. O Município já é conhecido como a Cidade das Bicicletas, por causa de seus 61 quilômetros de ciclovias. É a que mais constrói ciclovias no país e tem mais que o dobro de pistas exclusivas para bicicletas que a cidade de São Paulo. A Capital tem 23,5 quilômetros de vias, sendo que 19 quilômetros ficam em parques. Só na orla da praia, Praia Grande tem 22,5 quilômetros. Trata-se da maior ciclovia à beira-mar do País. Com a conclusão de obras em andamento e outras previstas, a Cidade ultrapassará a marca de 100 quilômetros.

City Tour - Uma excelente dica de passeio em Praia Grande é embarcar em um dos dois ônibus turísticos double deck (dois pisos). Os veículos têm o piso superior totalmente aberto, permitindo uma visão privilegiada do mar, do calçadão e das ciclovias. Pagando-se a tarifa de R$ 6,00 (ida e volta) é possível percorrer a orla marítima, do Boqueirão a Solemar, e passar pelos principais pontos turísticos da cidade. Ao contrário das linhas convencionais, nesse tipo de condução é permitido viajar em trajes de banho.

Os ônibus circulam diariamente, partindo da Avenida dos Sindicatos, na Vila Mirim (proximidades da praia, altura do Posto de Informações Turísticas) das 8 às 19 horas.

Feirinhas - Turista de qualquer lugar do mundo não dispensa a ida a um point de vendas de lembrancinhas e comidinhas. Em Praia Grande não é diferente. As quatro feiras de artesanato e alimentação atraem pessoas de todas as idades o ano inteiro. Nelas podem ser encontrados diversos produtos, desde acessórios até utensílios domésticos, como bijuterias, talheres, vasos, quadros, esculturas, roupas e lembranças da Cidade. O material também é diversificado: metal, porcelana, vidro, tecido, madeira, bambu, resina e pedras (ágata, murano, azunita, quartzo de diversas cores, olho-de-tigre, ematita, ônix e outras).

Os quiosques de alimentação são outra pedida das feirinhas, com grande variedade de doces e salgados, como pastel, tempurá, yakissoba, fogazza, taco mexicano, bomba de chocolate, bolos, frutas, pudim, cocadas, brigadeiro, manjar, entre outros produtos que “enchem” a boca e os olhos.

As feirinhas funcionam nos seguintes endereços:
Guilhermina (Praça Portugal, Jardim Guilhermina); Ocian (Espaço Ocian, Cidade Ocian); Caiçara (Praça Nossa Senhora de Fátima, Vila Caiçara) e Solemar (Praça Carlos Gomes, Solemar).

Fortaleza Itaipu - Um bom passeio para quem quer curtir a Mata Atlântica é ir até a Fortaleza do Itaipu, no Canto do Forte, onde Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, prestou serviço militar. A unidade militar abriga o 6º Grupo da Artilharia de Costa Motorizado (GACosM) do Exército.

A beleza natural e a bela paisagem que se descortina do alto, com vista para a orla de Praia Grande, Santos, São Vicente e parte de Guarujá, justificam o passeio. Mas chamam atenção os aspectos históricos do local, entre eles canhões franceses fabricados em 1902, que pesam 32 toneladas cada.

As visitas monitoradas dependem de autorização prévia. Mais informações pelo telefone da Fortaleza (13) 3473-2511.

Portinho - Situada nas margens do Mar Pequeno, a Área de Lazer Ezio Dall’Acqua, mais conhecida como Portinho, que já era uma atração, ganhou neste mês melhor estrutura com a recente reurbanização promovida pela Prefeitura. Transformou-se no maior complexo de lazer da região, com mais de 94 mil metros quadrados.

O local, que tradicionalmente reúne famílias em busca de momentos de confraternização e lazer, tem novas atrações: a pista motocross; 32 novos quiosques com churrasqueiras de alvenaria; Escola de Educação Ambiental com museu e a nova sede do Navega São Paulo (programa que ensina crianças a navegar com barcos à vela). Agora possui, também, portal de entrada com guarita de controle de acesso, estacionamentos, três quadras poliesportivas e ainda dois campos de futebol society, além de novos playgrounds.

A Capela Nossa Senhora da Guia é uma atração à parte. Foi totalmente reformada, respeitando-se as características originais da construção, datadas de 1958. O altar, o piso e as paredes foram refeitos com mármore italiano e as 12 imagens, que já haviam sido restauradas, retornaram ao seu lugar original no interior do templo.

O acesso ao Portinho é feito pela Rua Paulo Sérgio Garcia (junto ao Portal de entrada da Cidade).

Boutiques - Atrações exclusivas da orla de Praia Grande, as butiques de peixes, como são denominados os mercados de comércio de pescado da praia, ganharam uma roupagem especial, com toda estrutura para os pescadores e visitantes.

Mais antiga, a Butique de Peixes localizada na altura da Rua Rui Barbosa, na Praia do Forte, foi totalmente reformada e modernizada. Na Praia Ocian, chama a atenção o mercado de peixes réplica de um pesqueiro, no calçadão, entre as ruas Carlos Gomes e Paula Ney. Rodeada por espelhos d’água, essa butique oferece, além do peixe fresco, o desfrute da paisagem pelo mirante e exposição de fotos antigas ao longo de suas escadarias.

Praça da Paz - Localizada no cruzamento das avenidas Brasil e São Paulo, a Praça da Paz é um dos espaços que mais chama a atenção de turistas: em sete esculturas de aço carbono e ferro gigantescas (são cerca de 10 metros de altura cada) estão representadas personalidades ligadas ao pacifismo. Foram retratados Sérgio Vieira de Melo, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nélson Mandela. Os trabalhos, de Gilmar Pinna, pesam até 30 toneladas.

Iemanjá - Estátua de 8 metros representa Iemanjá, a Rainha do Mar. Fica na Praia Mirim. A área foi reurbanizada recentemente. A escultura está sobre um conjunto formado por dois espelhos d’água, um junto à areia e outro suspenso, na altura do calçadão da orla. A base da imagem foi transformada em uma cascata com a água caindo no espelho d’água, dando a sensação de que Iemanjá está sobre o mar. O espaço é ladeado por 16 coqueiros que representam os orixás (deuses).

Cultura - Complexo cultural situado na entrada de Praia Grande, o Palácio das Artes é a maior novidade desta temporada de verão. Oferece opções diferenciadas para quem busca lazer com qualidade. O Museu da Cidade, único de característica municipal da Região Metropolitana da Baixada Santista, conta a história de Praia Grande de maneira interativa. Seja através de terminais de computador ou dos estandes de história oral – onde os visitantes podem assistir a entrevistas com cidadãos que participaram da trajetória de desenvolvimento de Praia Grande – o Museu da Cidade convida a uma viagem interativa no tempo. Destaque para os monóculos gigantes, com fotos de banhistas se divertindo nas areias da Cidade em outras décadas, e para os painéis fotográficos. Um deles, de 13 metros, com foto aérea da cidade. O segundo destina-se à exibição do patrimônio natural de Praia Grande, representado por dezenas de registros fotográficos do trecho de Mata Atlântica e área de mangue que margeia o Município.

Também no palácio está a Galeria Nilton Zanotti, com especificações que se enquadram nas exigências ditadas por grandes instituições, como o Museu de Arte Moderna (MAM) e Instituto Tomie Ohtake. Conta, por exemplo, com climatização e iluminação adequadas para a recepção e exposição das obras. Até o dia 6 de janeiro, expõe coletânea de 21 obras do artista que a batiza. Composta de trabalhos a óleo e em tinta acrílica sobre tela, a exposição representa as duas principais fases de Nilton Zanotti: a primeira, a partir de 2002, com um olhar mais próximo à realidade; e a última, já próxima à morte, em março de 2008, quando Zanotti demonstra maior tendência à abstração e temas ligados à espiritualidade.

O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.600, em frente à Rotatória A Tribuna. Durante a temporada de verão tem horário especial de funcionamento: de terça a sábado, das 14 às 18 horas. A entrada é gratuita. Outras informações pelo telefone 3496-5717.

Compras - Aliar compras e lazer é possível nos principais centros comerciais da Cidade. Além dos shoppings tradicionais, a Cidade conta com um verdadeiro shopping a céu aberto, a Avenida Costa e Silva, no Boqueirão, totalmente reurbanizada, com piso especial, cobertura, bancos, vasos de flores e fontes. Outras opções ao ar livre são as lojas da Avenida Presidente Kennedy, principal corredor comercial da Cidade, com 21 quilômetros de extensão, e a Avenida Vicente de Carvalho, em Ocian. Os dois maiores shoppings centers da cidade são o Litoral Plaza Shopping, com oito salas de cinema tipo stadium, situado na Avenida Airton Senna da Silva, Bairro Xixová, entrada da Cidade, e o Boqueirão Praia Shopping, na Avenida Costa e Silva, no Bairro Boqueirão.

Shows - E, como se não bastasse isso tudo, a Prefeitura oferece a partir do dia 1º de janeiro mais uma edição do projeto O Show do Verão é Você, com nomes expressivos da música. E de graça!

A 17ª edição do projeto acontece em 2009 no Bairro Mirim. Ao todo, 19 shows devem agitar as areias de Praia Grande. Além de grandes eventos musicais, que acontecerão de quinta a domingo, o projeto trará anexo um parque de diversões com 27.500 metros quadrados de área e amplo estacionamento, o que deve facilitar a ida de turistas e moradores do Município ao evento.
Confira a programação:

• Dia 1º – Jorge & Matheus: relativamente jovens, os integrantes da dupla já têm história pra contar. Com o CD e o DVD "Pelo Amor de Deus" lançados esse ano, os meninos da cidade de Itumbiara (GO) tocam um repertório animado nas suas apresentações, com músicas próprias como "Querendo te Amar" e "Traz Ela de Volta Pra mim", além de algumas versões de clássicos com arranjos modernos.

• Dia 2 – Sorriso Maroto: cariocas dos bairros da Tijuca e Vila Isabel, Bruno (voz), Cris (pandeiro), Sérgio Jr. (violão), Fred (surdo) e Vinícius (teclado) são considerados as novas caras do pagode no País. Apostando em letras românticas, o grupo faz sucesso com músicas próprias, além de regravações, como “Saigon” e “Por Você”, originalmente do Barão Vermelho, sempre em ritmo de pagode.

• Dia 3 – Chimarruts: formada em 2000, a banda gaúcha já é conhecida do público que ouve reggae e freqüenta casas e grandes festivais do gênero. Apostando em composições próprias e com forte influência da música brasileira e do pop, conquistaram também muitos fãs de outros estilos e emplacaram vários hits nas rádios, principalmente na região Sul do país.

• Dia 4 – Batom na Cueca: fundado em 1996, em Brasília, o grupo de axé é formado por Mamê (vocalista), Xandoca (guitarra, violão e cavaquinho) e pelo trio Adib, Maroca e Darlan (percussão geral). O grupo conquistou público participando das principais micaretas do Brasil. Atualmente é atração nas principais festas de peão, micaretas e grandes eventos do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país.

• Dia 8 – A Galera: formada por Guiba, Paçoca e Giby, a banda traz um repertório recheado de grandes sucessos da música brasileira, principalmente axés. Já se apresentaram junto de artistas como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e Asa de Águia.

• Dia 9 – Capital Inicial: Capital Inicial surgiu em 1982 e o primeiro LP, “Capital Inicial”, pela Polygram, foi lançado em 86 e recebeu ótimas críticas, levando o Capital Inicial ao seu primeiro Disco de Ouro. Em 87, conquista o segundo Disco de Ouro. Em 1992, Bozzo Barretti deixa o grupo e, em 93, divergências musicais e pessoais levam o vocalista Dinho Ouro Preto a seguir carreira solo. Durante 5 anos a banda praticamente desaparece da mídia. Dinho Ouro Preto, Loro Jones, Fê e Flávio Lemos voltam à estrada com um novo show. O repertório traz sucessos, faixas pouco conhecidas e composições de bandas que fizeram parte da cena de Brasília nos anos 80. Em 2002, após a turnê “desplugada” o Capital volta com força total às guitarras e o novo disco alcança a marca de 200.000 cópias vendidas.

• Dia 10 – Guilherme & Santiago: uma das duplas sertanejas de maior sucesso do cenário nacional, Guilherme e Santiago já contabilizam 13 anos de carreira. No repertório, sucessos que conquistaram o público, como Preciso Desse Amor e A Culpa é Sua.

• Dia 11 – Doce Encontro: grupo nasceu no ano de 1998 e o nome “Doce Encontro” vem de um bar onde tocavam em Taipas, bairro de São Paulo. Em 2003, a banda passou por uma reestruturação e se mantém até hoje com a mesma formação: Eder, Tiago Alexandre, Cauê, e Thiagão. Seu primeiro sucesso foi “Segue Sua Vida”, composta por Tiago Alexandre, Marcio Rizzo e Kikinha. Em 2006, a faixa ‘Sem Razão é uma das mais solicitados nas rádios. O grupo acaba de lançar o CD

• “Ascendente” que tem músicas em destaque como “Um Sinal”, “Cadê Aquele Amor”, “Tô de Saco Cheio”, “Lugares Proibidos”, todas executadas com sucesso no cenário nacional.

• Dia 15 – Atitude 4: o pagode romântico do grupo, formado por Lico, André, Demetrius e Jhonny , vem conquistando fãs em todo País. A banda promete trazer a Praia Grande seus maiores sucessos, como Carinho, Sara e Sei Lá.

• Dia 16 – Banda Cheiro de Amor: a banda estourou em 1987, após o saudoso Chacrinha fazer uma audição do disco do grupo e 15 dias depois lançá-la nacionalmente na Rede Globo. Com as músicas, Auê, Rebentão, Lero Lero, Doce obsessão, Pureza da paixão, Cheiro de Amor no ar entre outras, o Cheiro de Amor ganhou espaço no cenário musical brasileiro. A banda que revelou nomes como Laurinha, Márcia Freire e Carla Visi está na sua terceira formação, tendo desde 2004 Alinne Oliveira, a Alinne Rosa, como vocalista.

• Dia 17 – Art Popular: formada atualmente por Pedrinho Black, Márcio Art, Denilson Pimpolho, Tcharlinho, Evandro e Malli, a banda estourou em 1997 com o disco Sambapopbrasil, que trouxe inovações, como a mistura de samba e ritmos eletrônicos em Requebrabum. O volume seguinte, Sambapopbrasil 2, veio com convidados como o grupo vocal norte-americano Take Six e o cantor pop Billy Paul. Em 2000, lançam seu sexto título, "Acústico MTV", um disco ao vivo com participação de Jorge Ben Jor.

• Dia 18 – Inimigos da HP: a banda paulistana de pagode-pop começou a carreira em 1999, tocando no circuito universitário de São Paulo. Caracterizada pela mistura de ritmos, as composições da banda têm pitadas de groove, funk, dance music e funk carioca. Um show dos Inimigos, como abreviam os fãs, é um espetáculo completo, com cara de balada.

• Dia 19 – show especial em comemoração ao aniversário de Praia Grande, com Alexandre Pires: após uma longa temporada no exterior, o cantor volta ao Brasil para o lançamento da nova turnê Em Casa, título do seu mais recente álbum, registrado em CD e DVD. A turnê, que já passou por várias cidades do interior e pelas principais capitais, vem à Praia Grande trazendo uma mega produção que conta com um seleto time de músicos, bailarinas e um cenário que acompanha a modernidade que marca a volta de Alexandre Pires ao Brasil. O público poderá conferir o show apresentado no DVD, com uma seleção que inclui os grandes sucessos de 15 anos de carreira de Alexandre.

• Dia 22 – Latino: Roberto de Souza Rocha nasceu no Rio de Janeiro, em 1973 e na adolescência trabalhou como garçom, mágico, cozinheiro, dançarino e copeiro, no exterior. Observando as danças de rua americanas, criou um estilo diferente e próprio. Em 2005, concorreu ao prêmio de “Música do Ano” com a canção “Festa no Apê”, na premiação “Melhores do Ano”, do Domingão do Faustão. A mesma canção tornou-se tema do comercial da esponja de aço Assolan, e seu ringtone é recorde de downloads no Brasil, sendo baixada por mais de cinco milhões de celulares. Na televisão, Latino fez participação nas novelas Kubanacan e América. Participou também de alguns seriados como A Diarista, interpretando a si mesmo; Zorra Total e A Grande Família. Como cantor, teve a canção “Louca”, na trilha sonora na novela Salsa & Merengue e também “Meu Gol de Placa”, na trilha sonora complementar da novela Cobras e Lagartos.

• Dia 23 – Exaltasamba: integrante do grupo desde sua fundação, há vinte anos Pinha tem uma definição para a música do grupo na ponta da língua: “Um samba de raiz, mas com muitas inovações. A nossa música é basicamente romântica”. Com Péricles (banjo e vocal), Thiaguinho (pandeiro e vocal), Pinha (repique de mão), Brilhantina (cavaco) e Thell (tantã), o grupo Exaltasamba tem uma trajetória de sucesso, confirmada pela marca de quatro milhões de Cds vendidos em vinte anos de carreira.

• Dia 24 – Wanessa Camargo: após um ano afastada dos palcos, a cantora volta com a turnê Total, com composições de seu sexto cds e outras que marcaram sua carreira. Com efeitos especiais, coreografias e muitos efeitos sonoros, o novo show da filha de Zezé Di Camargo traz o sucesso Me Abrace, gravado originalmente com a banda mexicana Camila.

• Dia 25 – Jeito Moleque: o grupo apresenta o show da turnê do seu mais recente álbum Jeito Moleque Ao Vivo na Amazônia. No show, a banda faz um set acústico, onde apresenta suas releituras para composições de grandes nomes da música brasileira, como “Maneiras” (Zeca Pagodinho), “Boa Sorte / Good Luck” (Vanessa da Mata/ Ben Harper), “A Estrada” (Toni Garrido/ Bino Farias/Da Gama/Lazão), “Pescador de Ilusões” (O Rappa), dentre outros. O cenário do show cria uma atmosfera híbrida, utilizando materiais naturais, como madeira de manejo sustentável, aliados à tecnologia de painéis e cortinas de leds, além de moving lights.

• Dia 30 – Victor & Leo: a dupla que em apenas um ano emplacou quatro sucessos nas rádios (Amigo apaixonado, Fada, Fotos e Tem que ser você), e reuniu mais de três milhões de pessoas em shows pelo Brasil, chega a Praia Grande para divulgar seu álbum mais recente, Borboletas, que vendeu cem mil, cópias apenas na primeira semana de comercialização. É, atualmente, a dupla sertaneja mais requisitada para apresentações em todo país.

Informações - Outras informações de turismo e lazer na Cidade podem ser obtidas nos dois postos montados pela Prefeitura: um no Boqueirão, de caráter metropolitano, na altura da Avenida Costa e Silva, ao lado do Centro Vivência; e outro PIT no Bairro Mirim, na esquina da Avenida dos Sindicatos com a praia. Há ainda um meio eletrônico de se obter informações de interesse turístico: é o hotsite Rota PG, elaborado pelo Departamento de Comunicação Social da Prefeitura, para orientar aqueles que buscam lazer e entretenimento na Cidade. Para consultá-lo, basta acessar o site www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias e clicar no banner com a inscrição Rota PG.

Comente esta notícia:
comentepgnoticias@gmail.com