Matheus e Thamiris: promessas do judô de PG

Nathália Cárnio também destaca-se na equipe da Cidade

Por Fabricio Tinêo | 14/1/2009

Matheus Augusto de Oliveira (Panteras Limpeza), 12 anos, peso médio (42 a 47 quilos), e Thamiris Anacleto Neris Cabral (Colégio Atenas), 10 anos, meio-leve (28 a 30 quilos), são duas promessas do judô de Praia Grande. Em 2008, eles sagraram-se campeões sul-brasileiros de judô (espécie de campeonato nacional desta faixa etária).

Matheus nasceu em Londrina, no Paraná. O pequeno judoca mudou-se para Praia Grande aos três meses de idade. Desde então, reside no Bairro Aviação. Filho de Analice Lourdes da Rocha, 40 anos, e Virgilino José de Oliveira, 46; e irmão de André Victor, 4, ele tem o judoca olímpico Leandro Guilheiro como ídolo da modalidade.

Aos sete anos, o prodígio dos tatames começou no judô na Escola Municipal Professora Isabel Figueroa Bréfere, no Bairro Aviação. Na temporada passada, ele faturou os títulos paulista, regional e conquistou medalha de bronze no Brasileirão infanto-juvenil (11 e 12 anos).

Thamiris nasceu em São Paulo, mas veio para Praia Grande com quatro meses de idade. Atualmente reside com a avó Cleonice Anacleto, 43 anos, no Bairro Caiçara. Ela iniciou no esporte aos sete anos, na escolinha da Prefeitura, no Ginásio Rodrigão. Em 2008, Thamiris venceu o campeonato paulista, os torneios Hajime Kobari, do Sport Clube Corinthians Paulista, e Periquito; além da 6ª Copa Hinodê, em São Bernardo do Campo.

Prata – Outra promessa da Cidade, Nathália Cárnio (Raíto Express), 12 anos, meio-leve (31 a 34 quilos), conquistou a medalha de prata no Sul-Brasileiro. Vicentina de nascimento, ela mudou-se para Praia Grande com apenas um mês de vida. Desde então, mora no Bairro Tupi.

A atleta, filha de Clayton Antônio, 42 anos, e de Rosana de Souza Cárnio, 39 anos, é irmã de Thaís, 14, e Mayra, 8. Ela começou no judô aos 7 anos, na Escola Municipal José Padim. Em 2008, Nathália obteve medalha de bronze no Brasileirão infanto-juvenil. Sagrou-se campeã paulista e Estadual do Interior, além de obter o vice-campeonato da Copa São Paulo.

Treinos - Vale ressaltar que as equipes de judô masculino e feminino de Praia Grande treinam diariamente, das 20 às 22 horas, no Ginásio Rodrigão, esquina da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Tupi, Bairro Tupi. O condicionamento também recebe atenção diária, das 16 às 18 horas, na Pista Municipal de Atletismo, na Rua José Bonifácio, junto ao Terminal Rodoviário Tude Bastos, Bairro Sítio do Campo.