CEMITÉRIO PASSA POR REMODELAÇÃO

Por | 27/3/2003

A Prefeitura de Praia Grande está realizando obras para remodelação total da Morada da Grande Planície, denominação oficial do cemitério municipal. Um dos serviços é o de adequação dos acessos ao local, em função da implantação da mão única de direção na Avenida Marcos Freire. A ampliação do estacionamento é outra obra do projeto, que foi dividido em duas fases.
A atual Administração observou logo no início de 2001, que a Osan, concessionária dos serviços funerários no Município, não vinha cumprindo com o contrato, que previa obras de ampliação. “Graças ao nosso zelo pelo cumprimento do contrato, a empresa vem realizando os serviços, enquanto a Prefeitura realiza a remodelação”, explicou Antonio Freire de Carvalho Filho, secretário de Serviços Públicos e Trânsito.
Cumprindo o contrato de concessão, a Osan já está concluindo as obras de construção de quatro novos velórios, uma lanchonete, uma sala de primeiros socorros e uma de administração. Assim que os quatro novos velórios estiverem em funcionamento, os dois existentes passarão por reforma total, para serem adequados ao padrão dos novos que têm 34 m², revestimento em cerâmica, massa corrida, piso em granilite e estrutura em concreto aparente.
Com recursos próprios, a Prefeitura está fazendo a reurbanização do cemitério, com a criação de novos acessos, iluminação, paisagismo e ampliação do estacionamento. A entrada principal não se dará mais pela Avenida Marcos Freire e sim pela lateral direita (Rua José Julio Martins Batista). A medida faz parte da adequação dos acessos ás mudanças provocadas pela construção da Via Expressa Sul.
“Hoje, a população que necessita ir ao cemitério está enfrentando alguns transtornos, pois é obrigada a fazer um retorno mais longo até o Campo da Aviação, por causa da mão única de direção na Marcos Freire. Mas em dez dias vamos começar as obras de mudanças no acesso, de forma que o sistema viário da área esteja adequado ao da Via Expressa”, explicou Freire.
Além dos novos acessos, a área da Morada da Grande Planície receberá paisagismo, iluminação e um estacionamento para 210 vagas de veículos, com rotatórias para trânsito interno. Serviços de drenagem também fazem parte da obra.
SEGUNDA FASE – A segunda fase de remodelação do cemitério abrangerá a informatização dos serviços administrativos e a troca do pavimento das alamedas internas, que receberá piso estampado. Todos os blocos de carneiros terão pintura e as campas serão padronizadas. Os serviços incluem ainda nova comunicação visual e utilização de tons pastéis nas pinturas, visando dar maior harmonia ao ambiente.
Outro problema a ser solucionado a médio e longo prazos é o de vazamento dos carneiros situados na divisa dos muros. “À medida em que os corpos forem exumados nesses carneiros, os mesmos não serão mais ocupados. Esses serão demolidos e, no sue lugar, haverá recuo ajardinado de cinco metros”, explicou Freire.
Câmeras de vídeo também serão instaladas na Morada da Grande Planície, para coibir furtos no local.
Segundo o secretário da Sesptran, a previsão é de que todas as obras estejam concluídas até o próximo Finados, em novembro deste ano.
Ao contrário do que ocorre com a maioria dos cemitérios municipais, o de Praia Grande não apresenta superlotação. Ao contrário, a estimativa de vida útil do local é de 30 anos.
Freire lembra que os velórios no cemitério municipal são gratuitos e que, com a ampliação do estacionamento e a reforma geral, os familiares de pessoas da Cidade que venham a falecer terão mais conforto, devendo optar pelo serviço da Prefeitura, ao invés de procurar as empresas particulares.