Espetáculo da Cia Tribu’s faz público vibrar

Grupo de Praia Grande grava DVD ao vivo no Teatro Municipal

Por Priscila Sellis | 4/2/2009

O público vibrou e se emocionou durante a gravação ao vivo do 1º DVD da Cia de Artes Tribu’s, que desenvolve trabalhos na dança, teatro e cultura. A gravação do espetáculo lotou o teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes, nas duas noites de apresentações. A superprodução foi coordenada pela Phanton, empresa também da Cidade que atua na produção de filmes, documentários e campanhas publicitárias.

O espetáculo reuniu vários estilos de dança, como o hip-hop, o moderno, o contemporâneo, além de ritmos brasileiros. “O DVD também incluirá dois clipes focados totalmente nas coreografias. É um trabalho inovador, até mesmo pelo fato dos grupos de danças não terem costume de gravar DVDs”, afirmou um dos líderes do grupo, Gustavo Rolim.

O grupo, que vem se destacando internacionalmente, já havia sido convidado para fazer essa produção em Santos e em Vitória (ES), mas preferiu gravar em Praia Grande, local onde o nasceu e cresceu. “Preferimos gravar aqui para valorizar a Cidade, já que todos os membros são moradores daqui. Queremos mostrar que Praia Grande também pode ser celeiro de grandes talentos e de pessoas formadoras de opinião”, frisou Rolim.

Em interação com o público no momento do espetáculo, Rolim explicou porque a Companhia decidiu fazer a gravação ao vivo. “Preferimos gravar com a participação de todos vocês, porque muitos aqui fazem parte da nossa história. Muitos de vocês nos acompanharam e merecem fazer parte, hoje, da concretização desse sonho”.

Internacional - A Cia Tribu’s já se apresentou em eventos de grande porte em mais de 10 estados e 50 municípios brasileiros, além de outros países como Colômbia, China, Espanha e Argentina.

A participação nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, foi um dos fatos de maior repercussão em sua história. Na ocasião, os dançarinos passaram pelas cidades de Beijing, Tiajin e Dalian, apresentando uma série de performances ligadas aos eventos dos Jogos Olímpicos e atraindo um grande público com o gingado típico do povo brasileiro.

Em 2007, o grupo se apresentou nos Jogos Pan-Americanos e no Para-Pan, ambos no Rio de Janeiro. No mesmo ano, tiveram destaque especial na abertura da 71ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI), evento realizado em Praia Grande, que reuniu mais de 16 mil atletas de 208 municípios de todo Estado de São Paulo.

No ano passado, a entidade aceitou convite da Coalizão Internacional de Ministérios Esportivos (ISC) para participar dos grandes eventos do esporte com agenda prévia até o ano de 2014. O roteiro de apresentações internacionais dos próximos anos impressiona: Copa do Mundo de futebol na África do Sul, em 2010; Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, México, em 2011; Jogos Olímpicos de Londres, Inglaterra, 2012; Jogos Europeus, 2013 e Copa do Mundo de futebol no Brasil, em 2014.

A Coalizão de Ministérios, movimento mundial que reúne representantes em mais de 200 países, é a instituição que auxilia os comitês de grandes competições na formatação da grade de apresentações culturais. Uma vasta programação cultural é realizada diariamente em locais específicos, sempre com grande público.

Sociocultural – Declarada entidade de utilidade pública, pelo trabalho sociocultural paralelo que realiza, e considerada juridicamente como organização não-governamental (ONG), a Tribu’s começou seu trabalho há cinco anos com apresentações em praças públicos, escolas, instituições de promoção social e até presídios, além de oficinas de dança gratuitas. “Fazemos isso até hoje; não deixamos de lado a parte social, mesmo porque somos uma ONG e temos a finalidade de auxiliar quem realmente precisa”, explica Rolim.

A participação em grandes festivais de arte também faz parte do cotidiano dos integrantes. Para manter o trabalho, a entidade capta recursos com empresas privadas. Sua sede fica na Avenida Roberto Almeida Vinhas, 5461, Bairro Tupi. Outras informações podem ser obtidas no telefone: 3473-4736 ou no site: www.ciatribus.com.br