Sistema vai agilizar agendamento no Cemas
Lista para consultas será unificada; urgência e emergência terão prioridade
Por André Aloi | 11/2/2009

Novo sistema informatizado vai revolucionar o agendamento de consultas e exames no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) de Praia Grande. A principal melhoria é a organização dos pacientes por ordem de entrada no banco de dados (dia e hora do agendamento da consulta), que resultará em menor tempo de espera para ser atendido com um especialista e realizar exames. Haverá também padronização das informações repassadas ao Cemas, já que o cadastro será único. Hoje, esse serviço é feito de forma manual por atendentes nas Unidades de Saúde da Família (Usafas).
No sistema atual, a distribuição é separada por Usafa e o maior número de vagas é oferecido àquela que tiver mais pessoas esperando. Na listagem unificada, com previsão de começar ainda este ano, a ordem será cronológica: o paciente que pedir a consulta há mais tempo terá prioridade. Somente em casos específicos, como emergências ou urgências, é que poderá haver interferência da Central de Vagas, controlada por um médico regulador.
Em fase final de adaptação, o sistema de informatização do atendimento especializado fará a distribuição, agendamento, recepção e controle de exames do Cemas. Foi elaborado pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplan), a partir de estudos e vivências práticas de técnicos na unidade, em conjunto com a Divisão de Informática da Sesap. A apresentação ao secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Adriano Springmann Bechara, ocorreu na terça-feira (10).
Para Bechara, dessa forma o sistema de distribuição será igualitário. “Os pacientes que forem de urgência ou emergência terão acesso mais rápido às vagas, com mais justiça. Quem estiver esperando há mais tempo será atendido de forma mais rápida. E o mais importante: sem ingerência de terceiros”, reforçou.
Ainda, segundo ele, a Central de Regulação será importante no sentido de priorizar os casos mais urgentes. “Isso é o que mais preocupa atualmente, porque há pacientes aguardando e não há como identificar se é urgência ou emergência. Esse é um sistema que vai nos ajudar a detectar e sanar esses problemas”.
Em dados recentes foi apontado que o índice de faltas do Cemas é de 40%. Com a distribuição automática, a divulgação do agendamento será feita em menor tempo, inibindo o índice de absenteísmo (pessoas faltosas). As unidades de saúde deverão confirmar ou negar o pedido no prazo de três dias. Negando, a vaga passará ao próximo da lista. Será obrigatório que o paciente assine um termo de responsabilidade afirmando que não aceitou a vaga. Se aceitar, o mesmo termo indicará que o paciente se compromete a comparecer no Cemas no dia e hora marcados pela Usafa.
Com o serviço, será criado um novo indicador de qualidade no atendimento de especialidades: o Índice de Espera para Atendimento (IEA). Quando a solicitação entrar no sistema, automaticamente inicia a medição da porcentagem de tempo que aguarda. Se acontecer do tempo na espera aproximar-se do máximo permitido pela Sesap, que será o IEA, alertas serão criados e, então, o paciente deverá ser atendido.
Para evitar que ocorram filas na porta do Centro de Especialidades, uma vez que o atendimento é feito por ordem de chegada, o paciente terá hora certa para ser atendido e deverá chegar ao Cemas apenas no horário de sua consulta. Com a ajuda de uma atendente, passará seu cartão cidadão (com cruzamento de dados do cartão SUS), ainda em fase de análise, e será encaminhado à sala do médico. Em casos de exame, com um código específico para cada especialidade, as coletas serão etiquetadas e enviadas para análise, evitando erros na entrega, já que será informatizado.
Análise - Com os dados lançados no sistema será possível fazer relatórios com o número de encaminhamentos e especialidades atendidas em determinado período. Permitirá, ainda, analisar sobre o número de faltosos e em quais unidades, verificar a quantidade de urgência e emergência, por médico, e avaliar as necessidades regionais na busca por determinada especialidade.
No sistema atual, a distribuição é separada por Usafa e o maior número de vagas é oferecido àquela que tiver mais pessoas esperando. Na listagem unificada, com previsão de começar ainda este ano, a ordem será cronológica: o paciente que pedir a consulta há mais tempo terá prioridade. Somente em casos específicos, como emergências ou urgências, é que poderá haver interferência da Central de Vagas, controlada por um médico regulador.
Em fase final de adaptação, o sistema de informatização do atendimento especializado fará a distribuição, agendamento, recepção e controle de exames do Cemas. Foi elaborado pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento Estratégico e Gestão (Seplan), a partir de estudos e vivências práticas de técnicos na unidade, em conjunto com a Divisão de Informática da Sesap. A apresentação ao secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Adriano Springmann Bechara, ocorreu na terça-feira (10).
Para Bechara, dessa forma o sistema de distribuição será igualitário. “Os pacientes que forem de urgência ou emergência terão acesso mais rápido às vagas, com mais justiça. Quem estiver esperando há mais tempo será atendido de forma mais rápida. E o mais importante: sem ingerência de terceiros”, reforçou.
Ainda, segundo ele, a Central de Regulação será importante no sentido de priorizar os casos mais urgentes. “Isso é o que mais preocupa atualmente, porque há pacientes aguardando e não há como identificar se é urgência ou emergência. Esse é um sistema que vai nos ajudar a detectar e sanar esses problemas”.
Em dados recentes foi apontado que o índice de faltas do Cemas é de 40%. Com a distribuição automática, a divulgação do agendamento será feita em menor tempo, inibindo o índice de absenteísmo (pessoas faltosas). As unidades de saúde deverão confirmar ou negar o pedido no prazo de três dias. Negando, a vaga passará ao próximo da lista. Será obrigatório que o paciente assine um termo de responsabilidade afirmando que não aceitou a vaga. Se aceitar, o mesmo termo indicará que o paciente se compromete a comparecer no Cemas no dia e hora marcados pela Usafa.
Com o serviço, será criado um novo indicador de qualidade no atendimento de especialidades: o Índice de Espera para Atendimento (IEA). Quando a solicitação entrar no sistema, automaticamente inicia a medição da porcentagem de tempo que aguarda. Se acontecer do tempo na espera aproximar-se do máximo permitido pela Sesap, que será o IEA, alertas serão criados e, então, o paciente deverá ser atendido.
Para evitar que ocorram filas na porta do Centro de Especialidades, uma vez que o atendimento é feito por ordem de chegada, o paciente terá hora certa para ser atendido e deverá chegar ao Cemas apenas no horário de sua consulta. Com a ajuda de uma atendente, passará seu cartão cidadão (com cruzamento de dados do cartão SUS), ainda em fase de análise, e será encaminhado à sala do médico. Em casos de exame, com um código específico para cada especialidade, as coletas serão etiquetadas e enviadas para análise, evitando erros na entrega, já que será informatizado.
Análise - Com os dados lançados no sistema será possível fazer relatórios com o número de encaminhamentos e especialidades atendidas em determinado período. Permitirá, ainda, analisar sobre o número de faltosos e em quais unidades, verificar a quantidade de urgência e emergência, por médico, e avaliar as necessidades regionais na busca por determinada especialidade.