Atendentes de emergência serão treinados

Curso, dividido em seis etapas, iniciará nesta segunda-feira (16)

Por André Aloi | 12/2/2009

Funcionários da Seção de Emergência – 192, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, participarão de curso de reciclagem. Dividido em seis etapas, iniciará na segunda (16) e terça-feira (17), às 8 horas, na Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Aviação. “Praia Grande está adequando seu pessoal para atender, antecipadamente, as exigências estipuladas pelo Ministério da Saúde, no manual de regulação médica das urgências”, explicou o chefe da Seção de Emergência da Sesap, Gerson Claudino.

Neste primeiro módulo, que terá 8 horas/aula, será ministrada palestra onde os mais de 60 profissionais da Sesap ficarão focados no ABC do trauma, história do atendimento pré-hospitalar, feridas e mobilizações. A apresentação estará a cargo de uma equipe de resgate da Ecovias (empresa concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes), comandada pelo chefe da Seção de Emergência da Sesap.

Claudino explica que esse treinamento servirá para valorizar o funcionário que já exerce a função e dar novas orientações técnicas, táticas e de preparo. “Vamos humanizar o serviço e para que isso aconteça é necessária tal reciclagem. O importante de se seguir essa rotina é que ela tem uma ordem. Se você não resolveu a questão A, não passe para a seguinte do bê-á-bá do trauma”, destacou.

Ele acredita que dando atenção à vítima no primeiro contato do salvamento e orientação à família, o atendimento teria mais agilidade e qualidade no serviço prestado. “Agora, nossa demanda não é só de munícipes. Aos finais de semana e feriados, temos aumentado o número de veículos e pessoas que vêm visitar a Cidade e, com a equipe afiada e treinada, por exemplo, a gente vai atender a tempo as solicitações de resgate”.

Para o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, o atendimento pré-hospitalar (APH) é uma das áreas mais nobres da pasta, uma vez que são esses atendentes que têm o primeiro contato em casos resgate. “Numa circunstância real, caso o APH não esteja em conformidade com as exigências, até chegar ao hospital, podemos ter uma fatalidade”, disse, enfatizando que a Sesap tem como meta o aprimoramento do serviço de emergência, inclusive com a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Expectativa — Além da implantação do Samu, está prevista também a renovação da frota, de nove ambulâncias, uma delas inclusive equipada com terapia intensiva (UTI). Assim que o Samu começar a funcionar, a Cidade ganhará mais quatro ambulâncias (1 unidade básica, 2 avançadas, outra reserva) vindas do governo federal. Confira a sequência dos próximos módulos de treinamento para 2009:

Módulo 2 - Dias 13 e 14 de abril
Cinemática de Trauma: tórax, crânio-encefálico (TCE); abdômen e choque.

Módulo 3 - Dias 22 e 23 de junho
Reconhecimento, técnicas e utilização de equipamentos de retirada de ferragens da vítima (desencarcerador).

Módulo 4 - Dias 17 e 18 de agosto
Simulado com avaliação de aproveitamento dos temas abordados nas três primeiras etapas.

Módulo 5 – Uma semana em outubro; data indefinida
Curso Obrigatório para Condutores de Veículos de Emergência.

Módulo 6 – Dias 7 e 8 de dezembro
Triagem em acidentes com múltiplas vítimas – Método Start (Simple Triage And Rapid Treatment, em português: Triagem Simples e Tratamento Rápido).