SuperEscola trabalha iniciação no atletismo

Débora Regina e Gabriel Horta orientam alunos de 8 a 14 anos

Por Fabricio Tinêo | 16/2/2009

O Programa SuperEscola de Praia Grande tem dois professores voltados para a iniciação no atletismo: Débora Regina Oliveira, 26 anos, e Gabriel Horta, 33 anos. Os técnicos desportivos trabalham com mais de 100 crianças, de 8 a 14 anos, ensinando desde os primeiros passos na modalidade, até gradativa evolução especializada.

Débora, residente no Bairro Guilhermina, nasceu em Catanduva. Mudou-se para Praia Grande há dois anos, após passar em concurso público. Formada em Educação Física na Universidade Mackenzie, em São Paulo, possui pós-graduação em Treinamento Desportivo nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP).

Ex-atleta dos lançamentos de disco e martelo; e arremesso de peso, ela começou no esporte aos 12 anos, em Osasco. “Nosso trabalho tem grande importância porque nesta faixa etária a criança apaixona-se pelo esporte. E se ela não gostar do ensinado, com certeza, irá trocar de modalidade ou desistir da prática esportiva”.

USP – Horta nasceu em Santos e reside no Bairro Aparecida. Formado em Esporte na Universidade de São Paulo (USP), tem pós-graduação em Treinamento Desportivo nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ/RJ). Desde 2007 trabalha na Cidade, após passar em concurso. “A gente ensina para a garotada o que é atletismo, tirando a imagem de corrida de rua. Existem mais de 20 provas”.

Ex-atleta de pedestrianismo, Horta trabalhou por oito anos em competições de triatlo. “Passo às crianças toda a vivência que tenho com o esporte. Focando coordenação motora, membros superiores e inferiores. Buscamos mais alunos, para popularizar a modalidade. Praia Grande tem uma das melhores pistas do Brasil e os munícipes ainda não a exploram totalmente”.

Horta também cuida da equipe de pedestrianismo, dos corredores de meio-fundo (800 e 1.500 metros rasos) e fundo (de três a 10 mil metros) da Cidade. “Reunimos um grupo de professores de ótima qualidade e altamente qualificados. Participamos de muitas competições, o que dá uma variada no dia-a-dia, principalmente dos atletas. Espero que mais interessados procurem-nos”.

2007 - A pista municipal (localizada no Pólo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, na Rua José Bonifácio, junto ao Terminal Rodoviário Tude Bastos, Bairro Sítio do Campo), foi construída em 2007. Ano passado, o local recebeu certificado de homologação classe 2, da Associação Internacional das Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations – IAAF).

A ONG Clube Atlético de Praia Grande auxilia a equipe de atletismo da Cidade e a manutenção da Pista Municipal. A entidade complementa serviços de rotina realizados pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Interessados em ajudar a ONG podem ligar para 7806-5565 ou 3481-3263. Atualmente, a entidade conta com o apoio da Medvida, Padary, Catina Di Plaza e Point da Chuleta.