Irmã Dulce servirá como referência para Peruíbe

Unifesp quer implantar mesmo modelo de maternidade no hospital daquela cidade

Por André Aloi | 27/2/2009

A maternidade do Hospital Municipal Irmã Dulce servirá de modelo para implantação do mesmo setor no Hospital Municipal de Peruíbe. A intenção foi comentada por técnicos da equipe do Programa de Atenção Básica e Saúde da Família da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM/Unifesp), que administrará aquele hospital, durante visita realizada na última semana.

Diretora técnica do hospital, Maria Alice Melo Rosa Tavares da Silva, crê que o que trouxe a equipe da Unifesp foi o fato de que nesses poucos meses à frente da gestão do Irmã Dulce, Praia Grande já pôde constatar através dos dados redução nos índices de mortalidade infantil e neonatal. Os visitantes conheceram o regime médico e de enfermagem do hospital, além de projetos que estão prestes a serem implantados.

Maria Alice explica que o hospital caminha no sentido de implantar iniciativas simples e muito eficazes, como o projeto Mãe-Canguru e o Banco de Leite Humano, consolidados em unidades administradas pela Fundação do ABC (FuABC). “Os números de cesáreas ultrapassavam os 50%. Atualmente, trabalhamos para que possamos atingir nossa meta: 30%”. Desta forma, a Cidade tem tentado absorver recém-nascidos de baixo peso ou de alto risco, evitando que outro município absorva esses pacientes.

O secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, acredita que o modelo adotado no Município representa a visão moderna da atual Administração, amadurecida nos últimos anos quando adotou programas do governo federal na atenção básica e prevenção. “Sempre acreditamos no SUS como única política pública de Saúde para o cidadão, que prima pela qualidade. Isso mostra que o hospital Irmã Dulce está na vanguarda deste tipo de atendimento”, pontuou. Segundo ele, esta parceria proporcionou maior eficiência no aumento das consultas no último ano. Foram adotadas ainda medidas para que os índices de mortalidade infantil e materna diminuam.

Estrutura — A maternidade do Hospital Municipal Irmã Dulce possui 26 leitos, sendo 13 quartos de dois leitos; 9 leitos de berçário de baixo e médio risco e 10 leitos de Terapia Intensiva Neonatal (UTI neonatal). Conta ainda com centro obstétrico com duas salas cirúrgicas (uma para cesárea e outra para parto normal), sala de recuperação anestésica, três leitos pré-parto e sala de espera. Completa a estrutura posto avançado do Cartório de Registro Civil.