Praia Grande reitera apoio a implantação do VLT

Primeira etapa das obras beneficiará moradores de Santos e São Vicente

Por Daniel Elias | 3/3/2009

Durante reunião entre representantes dos nove municípios da Baixada Santista e o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, José Luiz Portella, a Administração Municipal de Praia Grande reiterou o apoio ao governo José Serra para a implantação do sistema de transportes de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) na Região. O encontro, que ocorreu na manhã desta terça-feira (3), foi realizado na sede da Agencia Metropolitana da Baixada Santista (Agem).

“Praia Grande apóia e está junto da implantação do projeto na região. Após a primeira fase, que será entre São Vicente e Santos, haverá outras fases da realização desse projeto quando, provavelmente, o transporte através do VLT chegará a Cidade”, definiu o secretário de Assuntos Metropolitanos, Arnaldo Amaral, que também ocupa o cargo de vice-prefeito. “Queremos a princípio auxiliar para trazer os investimentos para a Baixada, depois lutaremos pela participação do nosso Município”.

Segundo o secretário, a definição de onde o trem passará em Praia Grande, quando os investimentos chegarem ao Município, está em estudos. “A previsão é de que o transporte VLT veicule perto do Terminal Rodoviário Tatico. Mas este é um assunto que está em andamento e ainda não tem algo em definitivo”.

Na opinião de Arnaldo Amaral, o investimento é de suma importância não apenas para Praia Grande, mas para toda Região Metropolitana da Baixada Santista. “A partir do momento que este meio de transporte entrar em funcionamento, sentiremos um ‘boom’ econômico na Baixada Santista. Principalmente quando o sistema estiver integrado, atendendo de Santos a Peruíbe, oferecendo um transporte rápido e de qualidade”.

Para o secretário de Assuntos Metropolitanos, futuramente Praia Grande terá de ser uma das prioridades para a implantação do projeto. “Numa próxima fase, os investimentos devem chegar até o nosso Município, o nosso transporte público recebe usuários das cidades vizinhas, como Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe”.

VLP – Em primeiro momento, um dos projetos que está em fase de estudos para ser colocado em prática em Praia Grande, é a implantação do transporte através do sistema de Veículos Leve sobre Pneus (VLP). “Esta foi uma solicitação realizada no ano passado, pelo então prefeito Alberto Mourão, quando conversou e apresentou os problemas da Cidade ao secretário José Portella. Isso por que só VLT não atenderá todas as necessidades do nosso Município, pois a linha férrea passa na parte continental, entraria no Bairro Mirim e daria continuidade para as demais cidades do Litoral Sul”.

Governo estadual – Para o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, José Luiz Portella, os investimentos na Região terá impacto nacional. “O Brasil ainda não enxergou a importância da Baixada Santista, não só para o estado de São Paulo, mas para toda a Nação. Aqui se encontra a principal porta de importação e exportação do País, que é o Porto de Santos, assim como a questão petrolífera que cada vez mais se ascende na Região”, salientou. “Certamente, a realização deste projeto resultará no desenvolvimento financeiro, além de trazer um dinamismo econômico da Região”.

Segundo Portella, o governo do estado investirá R$ 350 milhões para a realização da primeira fase das obras. “Este projeto é apenas o início do nosso trabalho. Cada vez mais precisamos de um projeto que traga desenvolvimento atrelado a geração de empregos. Ninguém muda um sistema de transportes sem que tenha de fazer adequações, sem possíveis problemas que surjam durante o percurso. A princípio as prefeituras investiriam a verba para a realização das obras, mas o governo do estado bancará a primeira fase”.