Infopai abre inscrições para curso grátis de informática

Projeto oferece 584 vagas; inscrições começam dia 10

Por Priscila Sellis | 5/3/2009

Foto Indisponivel

Moradores de Praia Grande podem fazer curso de informática gratuito, oferecido pelo projeto InfoPai, da Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital da Secretaria de Educação (Seduc). As inscrições podem ser feitas de 10 a 13 de março em qualquer uma das 14 escolas que participam do projeto. São 584 vagas. De acordo com o coordenador e idealizador do projeto, Marcos Pastorello, os interessados devem se apressar. “Devido à grande procura, as vagas costumam se esgotar no primeiro dia de inscrição”, alerta.

Para efetuar a matrícula, é necessário levar RG e comprovante de residência. Não é necessário possuir vínculo familiar com algum aluno da escola, como ocorria antigamente. Basta ter mais de 18 anos e ser morador do município. As aulas começam dia 16.

O curso é composto de dois módulos. O introdutório inclui o aprendizado de digitação, Windows XP, editores de texto, planilha eletrônica e internet. São duas aulas por semana, de 2 horas cada uma, totalizando cerca de 55 horas. O término está previsto para junho.

O módulo 2 inclui o aprendizado de programas específicos para tratamento de fotos e produção de material gráfico. Com uma aula semanal, esse módulo tem cerca de 25 horas e também termina em junho. Para cursá-lo é necessário ter concluído o primeiro módulo.

As aulas acontecem no período noturno, horário em que as escolas estão com os laboratórios de informática disponíveis. “A proporção de um aluno por computador e o caráter prático das aulas são pontos que garantem a qualidade do curso”, afirma Pastorello.

História - O InfoPai foi criado em 2003 com o objetivo de proporcionar aos pais e familiares dos alunos o contato com o mundo digital, utilizando a própria estrutura de informática das escolas, que em várias unidades ficava ociosa no período noturno. “Foi um passo importante, tanto na questão da responsabilidade social, quanto e principalmente, da exclusão digital”, lembra Pastorello.

Desde 2007, o InfoPai ampliou o atendimento para os interessados em geral, independente de vínculo com alunos da escola. O projeto já formou cerca de 3.200 alunos, até o final de 2008.

As escolas que terão InfoPai neste semestre são:

E.M. Ana Maria Babette Fernandes

E.M. Domingos Soares de Oliveira

E.M. Isabel Figueroa Bréfere

E.M. José Júlio Martins Baptista

E.M. Lions Clube Ocian

E.M. Governador Mário Covas

E.M. Mário Possani

E.M. Sérgio Vieira de Mello

E.M. Thereza Magri

E.M. José Padin Mouta

E.M. Roberto Mário Santini

E.M. Ronaldo Lameira

E.M. São Francisco de Assis

E.M. Vila Mirim