AME será inaugurado em abril

Previsão da FuABC é assumir o ambulatório na primeira quinzena do próximo mês

Por André Aloi | 10/3/2009

O novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) da Baixada Santista, resultante da parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde Pública e que se localizará em Praia Grande, tem previsão de ser inaugurado na primeira quinzena de abril. A informação partiu do superintendente nomeado para o AME, o médico da Fundação do ABC (FuABC), Murilo Willian Dib, que esteve na Cidade nesta segunda-feira (9) para visitar as instalações da unidade e conversar com o secretário da Secretaria de Saúde Pública(Sesap), Adriano Springmann Bechara.

O diferencial da unidade de Praia Grande será a agilidade no atendimento, uma vez que os pacientes serão encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (Usafa) do Município e atendidos com meta de no máximo três consultas no mesmo dia. Se possível, o paciente passa pelo especialista, realiza os exames e voltará para sua Cidade com o diagnóstico, sem precisar voltar outro dia.

Para Bechara, o AME vem para acabar com filas de espera no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas). “Inicialmente, Praia Grande terá cota de 30% das consultas do AME. Gradativamente alcançaremos 40% desses atendimentos, números que equivalem a mais de 6 mil consultas, mensalmente. Corresponde a mais da metade dos atendimentos que o Cemas realiza por mês”, enfatiza.

Ele argumenta que o serviço garantirá mais agilidade e qualidade aos serviços de saúde na Cidade. “No AME, o atendimento é diferenciado porque é mais rápido. O paciente é atendido no dia e hora marcados e logo depois que passar pelo médico, realiza um exame e, se não precisar de um tratamento prévio, sairá de lá com o resultado em mãos”. A intenção é levar o mesmo método das consultas para o Cemas.

A FuABC será responsável pela gestão administrativa e clínica por meio de modelo OSS (Organização Social de Saúde), disponibilizando profissionais e especialistas do corpo docente da Faculdade de Medicina do ABC, além de profissionais do mercado.

O plano de trabalho prevê 18.870 consultas/mês, 4 mil consultas não médicas, 6 mil sessões de fisioterapia e mais de 39 mil exames diagnósticos, incluindo os laboratoriais. Por meio da administração da Fundação, o AME deverá se tornar referência em serviços de média e alta complexidade para a Região. O contrato foi firmado em 30 de outubro de 2008 com a Secretaria de Estado da Saúde.

A previsão da gerência do novo equipamento de saúde pública da Cidade é que se atenda 840 mil moradores, somados os de Praia Grande e os de outras cidades da Baixada Santista, em especial às do Litoral Sul: Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe e do Vale do Ribeira, como Pedro de Toledo e Itariri.

O prédio, localizado no Bairro Mirim, foi entregue a Fundação ABC (FUABC) em janeiro último, dentro da programação de aniversário da Cidade. O complexo foi construído pela Prefeitura, equipado e custeado pelo governo do Estado. O contrato com a FUABC contempla repasse de R$ 32 milhões ao ano.

Ambulatório — Os AMEs fazem parte de modelo inaugurado em 2007 com objetivo de agilizar o atendimento em saúde, concentrando em um único dia consultas, exames e retorno com o médico. Se necessitar de tratamento especializado, o paciente é encaminhado na mesma data. Em Praia Grande, estão previstas na fase inicial pelo menos 25 especialidades médicas e 16 tipos de exames diagnósticos.

Destacam-se na área médica especialidades como cardiologia, endocrinologia, dermatologia, vascular, ortopedia, ginecologia-obstetrícia, infectologia e oftalmologia, assim como pequenas cirurgias. Os exames serão assegurados por equipamentos modernos para diagnósticos em audiometria, eletroencefalograma, mamografia, ultra-som, radiologia e estudo urodinâmico. Haverá também serviços de apoio como fisioterapia, psicologia, enfermagem e nutrição.

Parceria – Este é o segundo equipamento público de saúde assumido em Praia Grande pela Fundação do ABC e Faculdade de Medicina do ABC (FuABC/FMABC). Desde julho de 2008, o Hospital Irmã Dulce também é gerido pela FUABC/OSS. Entre os benefícios já implantados no hospital estão a brinquedoteca, UTI neonatal, Dose Única na farmácia, equipe de enfermeiros-obstetras para incentivar o parto normal e está em finalização o Banco de Leite Humano.