Ouvidoria da GCM soluciona 99% dos casos

População pode fazer sugestões, reclamações e elogios por e-mail e telefone

Por Paola Vieira | 16/3/2009

A Ouvidoria da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande tem motivos de sobra para comemorar. Pioneira na Região Metropolitana da Baixada Santista, com pouco mais de dois anos de criação (Foi instituída pela Lei Complementar nº. 395/04 e regulamentada pelo Decreto nº. 3.845/05), já superou a marca dos mil atendimentos à moradores e visitantes de Praia Grande, respondendo satisfatoriamente 99% dos casos. O 1% restante é referente a outros órgãos que não são de competência da Prefeitura.

Outra razão para comemoração é a redução do número de reclamações, maioria relacionadas a perturbação da ordem, som alto e falta de policiamento, de 2008 para 2009 referentes aos meses de janeiro e fevereiro demonstrando o sucesso da operação Tolerância Zero (força-tarefa realizada pelas Policias Militar e Civil, com apoio da Guarda Civil Municipal), executada nos dois primeiros meses deste ano.

Em janeiro de 2008 foram registrados o recebimento de 27 e-mails e 11telefonemas; em 2009 foram 5 e-mails e 2 telefonemas. Já em fevereiro foram 12 e-mails e 8 telefonemas em 2008; e 3 telefonemas e 3 e-mails em 2009. “Esses números da Tolerância Zero confirmam que a operação deu certo, com uma força-tarefa voltada para a segurança do cidadão conseguimos reduzir os números de ligações e e-mails”, explica o ouvidor e advogado, Elio Rodrigues da Silva Filho.
Segundo o ouvidor, as reclamações em geral são pontuais, fáceis de sanar. “A Administração tem trabalhado muito bem esses anos em diversas áreas, não só na atuação ostensiva e preventiva, mas na área social e isso inclui a segurança pública. A ouvidoria é o canal de contato facilitador e conciliador entre o cidadão e a Administração”.

Assim que chegam à ouvidoria, as reclamações são encaminhadas aos responsáveis, que têm prazo para resposta ou ação. “Sempre nos comunicamos com o contribuinte, para saber se ele está de acordo. Dependendo da situação, o convidamos para conhecer nosso trabalho.”

Por ser um canal direto com a Administração, Silva Filho ressalta que muitas pessoas enviam e-mail ou telefonam para falar de outras áreas. “Acabamos recebendo reclamações que não são da GCM, mas mesmo assim encaminhamos e cobramos uma resposta. E o interessante é que depois do problema solucionado as pessoas nos ligam de volta para agradecer e parabenizar pelo trabalho desenvolvido”.

Segundo Silva Filho, atualmente somente Santos e Guarujá possuem serviços deste tipo. “Digo que é valente o prefeito que incentiva a implantação de um serviço como este na sua Administração. A ouvidoria cobra soluções e dá satisfação ao reclamante. São poucos os prefeitos que aceitam essa cobrança”.

A ouvidoria da GCM de Praia Grande atende pelo telefone (13) 3472-5456 ou também pelos e-mails ouvidoriagcm@praiagrande.sp.gov.br e seguranca@praiagrande.sp.gov.br.