Site facilita candidatura e divulgação de vagas no PAT

Portal Emprega São Paulo está integrado ao PAT

Por Christiane Disconsi | 18/3/2009

Quem tem acesso à Internet pode candidatar-se às vagas do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) gratuitamente e sem sair de casa. Integrado ao PAT, o portal do Governo do Estado, Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br), é um intermediário gratuito entre candidatos e empregadores, que disponibilizam vagas de emprego em todo o Estado.

Segundo o coordenador do PAT Praia Grande, Ivanildo Martins Braga, o portal facilita a vida de empregadores e candidatos. “Quem deseja se candidatar a alguma vaga não precisa mais vir aqui. Basta se cadastrar no site”, explica. “As empresas também podem enviar vagas pelo site e ligar para o PAT para validá-las”.
Braga explica que o cadastro no site pode ser feito por qualquer pessoa. “É simples e rápido. O sistema é autoexplicativo. Basta preencher os campos requeridos”, detalha.

O Emprega São Paulo é gerenciado pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, com objetivo de oferecer uma ferramenta gratuita dedicada à intermediação de mão-de-obra.
Por meio deste sistema é possível a qualquer morador do Estado inscrever-se gratuitamente, analisar as vagas de trabalho em oferta e, de acordo com o seu perfil, candidatar-se à que melhor atende às suas expectativas.

O empregador também pode inscrever-se no Emprega São Paulo para ter acesso a um quadro de trabalhadores cadastrados. Assim pode buscar no banco de dados do sistema, profissionais disponíveis no mercado de trabalho e contratá-los de acordo com suas necessidades.
Atualmente o portal conta com mais de 800 mil candidatos inscritos e cerca de 400 mil vagas disponíveis em todo o Estado.

PAT – Quem não tem acesso à rede mundial de computadores pode fazer parte deste banco de dados no PAT. “O cadastro da forma tradicional não acabou. O site é uma ferramenta para auxiliar e facilitar este processo”, ressalta Braga.

Há 11 anos em Praia Grande, o PAT é responsável pela colocação ou recolocação de cerca de 30 pessoas por mês, no mercado de trabalho, média de um trabalhador por dia. O posto, que funciona na sede da Secretaria de Promoção Social e Trabalho (Sepros), conta com banco de dados de mais de 3,5 mil trabalhadores cadastrados, com aptidões variadas.

O PAT realiza cerca de 30 novos cadastros diários. O interessado deve comparecer à Rua Paulo Fefin, 775, Boqueirão, de segunda a sexta-feira, às 8 horas (neste horário são distribuídas senhas). É preciso portar carteira de trabalho e cópias da cédula de identidade e do CPF. Já as empresas que querem anunciar vagas podem entrar em contato pelos telefones 3474-4855 ou 3474-4856 das 8h30 às 16 horas, ou pelo e-mail patpraiagrande@ig.com.br. As vagas podem ser anunciadas por pessoa física ou jurídica.

As novas vagas são divulgadas no site PG Notícias (www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias) semanalmente. Os interessados se candidatar a uma destas oportunidades devem estar cadastrados no PAT.