INTERNET: PRAIA GRANDE EM TEMPO REAL

Por | 10/4/2003

Foto Indisponivel

A partir de hoje, estrangeiros, brasileiros, moradores e, principalmente, os milhares de turistas que possuem propriedade em Praia Grande vão poder ter informações visuais da Cidade em tempo real. É que a Secretaria de Planejamento (Seplan) já disponibilizou, no site da Prefeitura, a imagem de quatro das diversas câmeras instaladas através da Central de Monitoramento, que fica no Paço Municipal.
Portanto, quem acessar www.praiagrande.sp.gov.br na Internet, vai poder ver a Cidade ao vivo e em tempo real (clicando no ícone Praia Grande Ao Vivo). Como está o tempo; o movimento na Rotatória e dentro de Praia Grande; as ondas do mar (se próprias ou não para prática de esportes), são algumas das informações que podem ser obtidas através das imagens.
A alta qualidade das imagens – diferentemente de outros sites, que atualizam fotograficamente as imagens de 30 em 30 segundos ou mais - se dá graças à instalação dos quilômetros de fibra ótica do Município, conforme Leandro Sanches, chefe de Departamento de Tecnologia da Informação.
Praia Grande iniciou o Projeto Cidade Integrada em dezembro passado, quando foi inaugurada a Central de Monitoramento, ligada ao anel de 192 quilômetros de cabos de fibras óticas que são uma verdadeira “avenida invisível”, por onde passam imagens, sons, textos e números. Chamada de Infovia, permite um intenso tráfego de imagens e informações entre diferentes instituições integradas.
As quatro câmeras disponibilizadas para os internautas mostram imagens da Rotatória de entrada da Cidade; da orla da praia do Bairro Caiçara; do entroncamento das avenidas Costa e Silva e Castelo Branco, no Bairro Boqueirão; e orla da praia do Bairro Guilhermina.
O projeto prevê a instalação de 333 câmeras na Cidade. As já instaladas estão interligadas à Central de Monitoramento – apelidado carinhosamente de Nasa pelos funcionários. Além de câmeras fixas em 21 escolas municipais também já estão sendo monitorados por câmeras tipo Speed Domo, mais sofisticadas, 17 pontos diferentes de grande movimento na Cidade. As passagens sob a pista do Acesso 291 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, recentemente inauguradas junto com a Via Expressa Sul, também estão com câmeras de vídeo.
INÉDITO - O projeto idealizado pela Prefeitura é inédito em termos de Poder Público no País e prevê ainda a instalação de um software que poderá identificar placas de veículos roubados ou furtados, desde que o sistema esteja alimentado com esse cadastro policial de furtos e roubos. O prefeito Alberto Mourão informou que, pelo que apurou, há sistema semelhante ao de Praia Grande somente em Londres, onde existem cerca de 150 mil câmeras fazendo monitoramento da capital inglesa.
SAÚDE – O projeto permitirá que os usuários da rede pública de saúde de Praia Grande tenham seus prontuários on line. Isso possibilitará que o documento seja acessado em qualquer unidade da rede, permitindo um acompanhamento mais eficiente do histórico médico das pessoas. Esse sistema será possível depois que todas as unidades de saúde estiverem interligadas através da rede informatizada. Outra possibilidade é de médico e paciente, por meio de senhas, acessarem resultados de exames laboratoriais via Internet.
EDUCAÇÃO – Com o sistema, a Prefeitura de Praia Grande vai possibilitar a “inclusão digital” de milhares de crianças matriculadas na rede municipal de educação. Todas as escolas contarão com um laboratório de informática, onde cada aluno poderá receber e enviar mensagens pela Internet, através do provedor próprio da Prefeitura. A princípio, pelo menos 15 mil estudantes do Ensino Fundamental serão beneficiados, mas a meta é estender o projeto até para as escolas estaduais.
SEGURANÇA – Mas, em termos imediatos, talvez o maior impacto do projeto esteja na questão da segurança pública. O monitoramento é um dos mais fortes aliados no combate à criminalidade. As câmeras não são apenas um instrumento de auxílio nas investigações, mas também acabam inibindo a ação dos marginais.
SERVIÇOS – As facilidades para o contribuinte também são inúmeras. O sistema permitirá emissão de segunda via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e certidões negativas de débitos, fazer reclamações ou dar sugestões, consultar processos, entre outros serviços, tudo pela Internet. Futuramente, haverá quiosques com terminais de computador espalhados pela Cidade. O sistema vai facilitar a vida também dos 90 mil proprietários de imóveis de veraneio da Cidade, que não precisarão mais se dirigir à Prefeitura para resolver diversas pendências.
Segundo o prefeito Alberto Mourão, quando todo o sistema estiver funcionando, o número de pessoas no Paço será reduzido drasticamente. Será o fim das filas, transtornos e perda de tempo. “Atendemos cerca de mil pessoas por dia só nos setores de Receita e Dívida Ativa”, comenta.
NOVIDADE - O secretário de Planejamento Estratégico e Gestão, Alberto Rodrigues de Oliveira Neto, diz que a disponibilização das imagens aos internautas tem fundamental importância no que diz respeito ao atendimento aos turistas, já que é a vocação da Cidade, que possui mais de 90 mil imóveis de veraneio. “O paulistano, por exemplo, poderá ver o tempo como está – e não a ‘previsão’ do mesmo. Além do que, antes de descer, verá o fluxo de tráfego na entrada da Cidade sua telinha”, finalizou.