NOVOS SERVIÇOS DO SITE VÃO DIMINUIR FILA NO PAÇO

Em breve, será também possível realizar operações através de um terminal eletrônico que já está instalado no setor de atendimento geral, no térreo

Por Antonio Cassimiro | 15/4/2003

A partir de hoje (15/4), o site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br) passa a oferecer novas opções de serviços que vão facilitar ainda mais a vida dos contribuintes. Quem precisava ir ao Paço Municipal apenas para obter um modelo de requerimento, por exemplo, agora pode imprimi-lo em casa. Além de diminuir as filas, as novas alternativas de atendimento vão beneficiar, principalmente, quem reside fora do Município.
Além de segunda via de carnê de IPTU, que já estava disponível no site, o usuário da Internet pode fazer atualização de cadastro, obter relação de documentos para parcelamento de débitos, redução, desconto ou isenção de IPTU. Obter requerimento para Certidão Negativa, Positiva ou de Valor Venal é outra opção da página eletrônica da Prefeitura.
Para acessar os serviços disponíveis na Internet, o usuário poderá ainda visualizar o assunto de seu interesse e “baixar” arquivos e formulários. “Antes, para uma série de serviços era preciso enfrentar filas nos setores para fazer o pedido dos requerimentos. Depois, as pessoas precisavam voltar com o documento preenchido e enfrentar nova fila. Com essa facilidade eletrônica, até os serviços internos serão agilizados”, afirma Roberto Lopez Franco, secretário de Finanças. “Além disso, para pedir informações diversas, as pessoas telefonavam e ocupavam os funcionários, atrasando os trabalhos burocráticos. Agora, isso só vai acontecer se o problema a ser apresentado pelos contribuintes for muito complexo”, acrescenta Lopez. Segundo o secretário, a perda de prazos para requerer serviços era outro problema comum nas repartições.
OPÇÕES - Em breve, os contribuintes poderão realizar operações eletrônicas através do site em um quiosque eletrônico que já está instalado no setor de atendimento geral, andar térreo do Paço Municipal.
Os serviços já disponíveis são os seguintes: atualização de cadastro; expedição de certidões; requerimentos para redução do valor de IPTU (50" para obras em andamento, 50" para hotéis e 60" para aposentados, viúvas e pensionistas); isenções de IPTU para ex-combatentes, templos religiosos, deficientes físicos, lotes sem acesso e colônias de férias; revisões (devolução e compensação) por erro de lançamentos, de metragens ou de valor venal; requerimentos para inscrição de autônomos, relação de documentos para abertura de empresas; tabelas de taxas municipais; relação de documentos para solicitação de parcelamento de débitos; permissões e concessões para ambulantes, feirantes, quiosqueiros e bancas de jornal.