REUNIÃO DEFINE NOVOS AJUSTES NA INTEGRAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO

Por | 16/4/2003

Em reunião realizada esta semana na Prefeitura, a Secretaria de Serviços Públicos e Trânsito –Sesptran definiu novos ajustes no serviço de integração do transporte coletivo municipal e intermunicipal de Praia Grande. Os ajustes devem eliminar os problemas que persistem em algumas linhas dos serviços, especialmente o atraso dos ônibus nos horários de pico. A integração das linhas municipais já é total, enquanto a das intermunicipais está sendo feita de forma gradativa.
O secretário Antonio Freire de Carvalho Filho e o chefe do Departamento de Transportes da Prefeitura, Claudenir de Barros Carneiro, reuniram-se na manhã de segunda-feira (14/4) com Alceu Cremonese Júnior e José Efraim, diretores da Executiva, concessionária do transporte municipal e com Fábio Coelho, analista da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos –EMTU, responsável pelo serviço intermunicipal. Depois de discutirem alguns problemas verificados após a integração das linhas, definiram algumas medidas e prazos para solucioná-los.
Quanto às intermunicipais, linhas que estão sendo integradas por etapas e que apresentaram algumas falhas, provocando reclamações de usuários, haverá reforço de veículos, entre outras medidas. A Linha 934 (Praia Grande- Santos/Paquetá, Via Canal 3, receberá reforço nos horários de pico à tarde e à noite. Quanto ao pico de manhã, que apresenta ônibus lotados, a EMTU promete promover ajustes operacionais que solucionarão a falha. A Linha 937 (Praia Grande-São Vicente/Jd. Rio Branco) será avaliada pela EMTU em conjunto com a Prefeitura, que farão uma pesquisa detalhada que detecte qual o maior problema do serviço. Já a Linha 911 (Praia Grande-Cubatão, Via Nossa Senhora de Fátima) receberá ônibus com maior capacidade para atender a demanda, o que também será monitorado pela empresa metropolitana e pela Administração Municipal.
REFORÇO - As linhas 12 e 13, do transporte municipal, também vão receber reforço de veículos a partir das 17 horas, horário de maior procura. A eficiência da medida será monitorada pela Prefeitura e pela Executiva. A Linha 95 deve ter seu trajeto alterado, para que o percurso seja otimizado e para que a sobreposição de linhas seja eliminada, de forma a dar maior agilidade ao serviço. O tempo do percurso deve ser reduzido em até 20", segundo os representantes da Executiva. As duas propostas de novo trajeto serão submetidas a apreciação e aprovação do prefeito Alberto Mourão.
Nova reunião da Prefeitura com a Executiva e com a EMTU será realizada na última semana deste mês de abril, quando as medidas serão reavaliadas. As pesquisas e monitoramentos nas linhas municipais e intermunicipais serão feitos após os feriados já que, segundo os técnicos, o período de grande afluxo de turistas descaracteriza a rotina e pode deturpar os resultados.
INTEGRAÇÃO – O sistema integrado faz com que moradores de qualquer bairro da Cidade devem pegar a linha municipal e fazer a baldeação nos terminais Tatico e Tude Bastos. O serviço municipal está todo integrado. O intermunicipal começou a entrar no sistema integrado paulatinamente. A primeira fase abrangeu as linhas 911 e 912 (Praia Grande-Cubatão-Centro). A segunda contemplou usuários das linhas 934 e 928 (Praia Grande-São Vicente-Humaitá). A mais recente foi a Linha 904.
MELHORIA INTERNA – A mudança permitiu sensível melhora no sistema municipal de transporte. A linha 13 que contava com oito ônibus agora conta com 11; a linha 95 tinha dois carros e ganhou mais um. As duas passam pelo Bairro Canto do Forte. O secretário Freire destaca o conforto dos terminais para os passageiros e para os motoristas, “que podem fazer seu lanche e descansarem melhor”. Outro fator importante do sistema é que a integração do embarque e desembarque pode ser feita em qualquer ponto de ônibus dentro de Praia Grande, desde que o usuário tenha o Cartão Transporte. A utilização do cartão é incentivada porque torna o serviço mais rápido para o usuário, sem contar que oferece mais segurança já que não é necessário portar dinheiro.