Mutirão de oftalmologia abre o Cemas neste sábado

80 atendimentos previamente agendados começam às 8 horas

Por André Aloi | 8/5/2009

Um mutirão de oftalmologia fará com que o Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande abra neste sábado (9), às 8 horas. Assim como os outros mutirões, os atendimentos foram previamente marcados e ocorrerão das 8 às 17 horas. O Cemas fica na Avenida Kennedy, 1491, no Bairro Guilhermina.

Segundo a supervisora do Cemas, Magali do Carmo Lima, no último mutirão, realizado em abril, apenas 33 pacientes, dos 60 agendamentos marcados, compareceram. “Estamos fazendo de tudo para diminuir o tempo por uma consulta, mas muita gente falta e ainda critica o serviço, falando que não dispomos de vagas”, argumenta. Na ocasião, o índice de absenteísmo (falta) foi de 45%, quase a metade.

Para não ocorrer o mesmo, neste sábado foram marcadas 80 consultas, tentando diminuir o impacto dos faltosos, permitindo que mais pessoas tenham uma avaliação do oftalmo sobre possíveis problemas na visão. “Até o final do ano, queremos zerar a fila de espera por um oculista, uma das nossas principais procuras”, complementou Magali.

Fisioterapia — Ainda neste sábado, prosseguem atendimentos com fisioterapeutas. Entre os beneficiados, pacientes encaminhados por diferentes centros de referência. Eles vêm do próprio Cemas, do setor de especialidades (ortopedia, reumatologia, neurologia, pneumologia), do Serviço de Assistência Especializada (SAE), do pronto-socorro ortopédico do Hospital Municipal Irmã Dulce (casos pós–operatórios e pós traumas e fraturas), além de hospitais de referência regional.

Para agilizar a inclusão de novos pacientes no tratamento, o fisioterapeuta Leonardo Nunes Godinho fará a triagem, priorizando casos de urgência, como pós-operatórios, e de emergência. Um termo de responsabilidade será assinado por quem passar pela terapia. Quando faltar mais de duas vezes consecutivas, ou três esporádicas, estará automaticamente desligado do acompanhamento.